TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL ATIVIDADE PRESENCIAL

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL ATIVIDADE PRESENCIAL  2[pic 1][pic 2]

Atividade 14: Elaboração do relatório final de Estágio em Gestão Educacional

INTRODUÇÃO

O relatório tem como finalidade descrever o contexto em que se realizou o Estágio em Gestão Educacional, disciplina do curso de Pedagogia da UERJ.  Este instrumento é composto por quatro seções distintas: introdução, atividades realizadas, avaliação e conclusão. A primeira discorre sobre as finalidades do texto, apresentando também o contexto em que o estágio se realizou a fim de situar o leitor no tempo e no espaço, auxiliando assim, sua compreensão sobre o mesmo. A segunda descreve todas as atividades que foram realizadas na escola campo no decorrer desta experiência. A terceira, por sua vez, faz uma síntese dos principais aspectos observados na instituição. E por fim, na última parte encontra se a conclusão, que encerra as ideias e análises descritas. O estágio foi realizado na Escola Municipal Thomas Jefferson, que está situada no município do Rio de Janeiro, no período do dia 04 de setembro ao dia 18 de outubro do ano de 2018.

A Escola Municipal Thomas Jefferson foi inaugurada em 10 de abril de 1962, no governo do Sr. Carlos Lacerda. O nome da Escola é uma homenagem ao criador da Declaração dos Direitos Universais que também foi um dos notáveis presidentes dos Estados Unidos da América, representando para a comunidade escolar um exemplo de dignidade e cidadania[pic 3]. A unidade escolar atende as etapas da Educação Básica da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

ATIVIDADES REALIZADAS

        

1.  Atividade de Sondagem

A história da Escola Municipal Thomas Jefferson inicia-se em 10 de abril de 1962 - no governo do Sr. Carlos Lacerda. O nome da Escola é uma homenagem ao criador da Declaração dos Direitos Universais, representando para a comunidade escolar um exemplo de dignidade e cidadania. Na história do mundo moderno, o grande patriota e sábio americano, destaca-se como símbolo da ideia universal da liberdade humana.

A unidade escolar localiza-se em um bairro de classe média-baixa, o poder aquisitivo das famílias é bem diferente umas das outras, faz com que nossa clientela seja bem variada, sem muitas opções culturais, dificultando um pouco o desenvolvimento dessa área. Muitos são atendidos por programas assistenciais como Bolsa Família, possuindo precárias condições sócias econômicas.

O Diretor da unidade escolar é responsável pela coordenação do funcionamento geral da escola e pela execução das deliberações do Conselho Escolar, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação.  A proposta do PPP da U.E é de uma gestão compartilhada. Todos os documentos oficiais da instituição ficam guardados na secretaria da unidade e estão à disposição de todos os funcionários e responsáveis, alguns tem cópias expostas nos murais. Todos os funcionários e responsáveis participam das tomadas de decisões da escola, através de reuniões agendadas e encontros pedagógicos, onde são discutidos os temas pedagógicos, e questões administrativas.

Os documentos observados na instituição foram: portaria de autorização ou ato de criação da escola, o Regimento Escolar e o PPP, por sua vez, explicitam as regras que regem o funcionamento da escola, nele está descrito o objetivo dos processos pedagógicos empreendidos: tornar as crianças sujeitos de sua própria história.

A escola valoriza a educação como instrumento de humanização e de interação social, formando hábitos, valores e atitudes, bem como respeitando as crianças e as suas diferenças fazendo com que tenham autonomia com responsabilidades e limites. Intenciona proporcionar o espaço adequado para que as crianças tenham prazer de estar, alcançando assim uma educação de qualidade.          

O ensino é organizado sob fundamentação da LDB 9394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo o cuidar e o educar como indissociáveis em suas práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento global da criança, desenvolvendo projetos que visem estimular uma dinâmica participativa entre profissionais, crianças, família e comunidade, priorizando o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem que melhor se aplica a proposta pedagógica da ambiente escolar.

O Planejamento segue às normas curriculares estabelecidas pela Base Comum Nacional, a U.E recebe todo suporte do Departamento Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação que acompanha e fiscaliza o cumprimento do planejamento, oferecendo o apoio necessário aos professores.

2. Atividade de Observação

A escola tem fácil acesso a pé, de carro, ônibus, transportes alternativos.

Todas as salas oferecem armários e mobiliário para alunos e professores, ar condicionado, equipamento de data show e caixa de som proporcionando segurança e conforto a todos. Quanto à merenda escolar está sendo ofertada normalmente.

O prédio da escolasofreu algumas manutenções, visto que é um prédio antigo. A área interna é composta por sete salas para atendimento a criança, uma sala onde funciona a secretaria, uma pequena sala onde os educadores se reúnem para planejar, o saguão utilizado como refeitório, uma cozinha pequena, um almoxarifado, a sala de leitura, um banheiro para funcionários, e um banheiro para os alunos. Nos fundos do prédio há uma área externa (utilizado como parquinho e uma quadra). A instituição precisa ainda de algumas reformas emergenciais e por enquanto é realizado pequenos reparos para tentar manter a conservação do prédio. Os funcionários tentam aproveitar ao máximo os espaços da unidade, criando espaços volantes para atividades e atendimento as crianças e pais.

A pedagogia é dialogal e reconhece as crianças como sujeitos portadores de conhecimento os quais são adquiridos na interação com as pessoas e com o seu meio sociocultural. A escola percebe se, não como única difusora de saber, mas como mais uma instancia em que os pequenos circulam e constroem conhecimento. Concebem a família e a comunidade como outros espaços possíveis de socialização e educação.

A direção procura discutir as propostas e projetos escolares junto aos docentes, objetivando a gestão democrática do ensino. A função da diretora na Unidade Escolar é organizar as atividades, executando as disposições legais, regulamentares e regimentais. Responsável pela administração da merenda, inventário de equipamentos e outros materiais. Gestão, Orientação Pedagógica, Orientação e atendimento aos pais e público em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com