TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL(4 à 6)

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE

Curso de Pedagogia

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL(4 à 6)

Coronel Fabriciano/ 2014

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Relatório do Estágio Supervisionado I- Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais- Unileste, orientado pela professora Edna Martins.

                                                             

Coronel Fabriciano/ 2014

Sumário

  1. Introdução........................................................................................................ 04
  2. Contextualização Instituição............................................................................ 05
  3. Em relação à Proposta Pedagógica da Instituição.......................................... 06
  4. Perfil da turma................................................................................................. 07
  5. Análise das aulas............................................................................................ 08
  6. Considerações finais....................................................................................... 09
  7. Referências Bibliográficas............................................................................... 10
  8. Anexos

8.1 Planos de aula

8.2 Fotos das atividades

8.3 Fotos da instituição

8.4 Foto da professora

8.6 Fichas de frequência

     8.7 Termo de compromisso de Estágio

 

Introdução

O Estágio supervisionado Educação Infantil (4 a 6 anos) foi realizado na Escola Municipal Monteiro Lobato, que se encontra na rua Graúna, localizada no Bairro John Kennedy, na cidade de Timóteo.

O Estágio foi feito individualmente, com acompanhamento da professora regente Marcia Malta e orientação da professora Edna Martins, durante os meses de novembro e dezembro, com as horas diárias combinadas com as professoras e a instituição ofertante.

A apresentação às crianças foi realizada logo no primeiro dia, e, claramente, grande parte delas se mostrou extremamente receptiva, tamanha é a felicidade que demonstraram ao me ver.

A prática no contexto de sala de aula leva-nos a refletir sobre nossas ações docentes e como iremos desenvolver nossas atividades e metodologias durante o processo de ensino-aprendizagem. Através dos estudos teóricos, podemos definir aquilo que, de fato, é exequível em sala de aula e subsidiar nosso trabalho docente a partir dessas bases teóricas. A experiência vivida na instituição mostrou o que é ser efetivamente professor, mediador de conhecimentos diversos e, evidentemente, está não é uma tarefa fácil, pois o professor, como já dito, é o ator responsável por mediar os conhecimentos dos alunos e desenvolvê-los a partir de recursos e práticas diferenciadas.

Portanto, é no estágio que se desenvolve a prática, onde o professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer de maneira eloquente sua futura profissão. Dessarte, conclui-se que, o aluno aprende com o professor e o professor aprende com seus alunos, constantemente.

Contextualização da Instituição

Em relação à instituição ofertante do estágio, observou-se que as dependências utilizadas para o funcionamento da escola são limitadas. No caso das salas de aula, grande parte delas, muitas vezes, não comporta o número de alunos ali dispostos. Além disso, os materiais e recursos disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho docente também são bastante diminutos.

No que se refere à biblioteca, há sim um espaço afeiçoado. No entanto, este espaço também é reduzido, assim como as demais dependências da escola.

Em relação à higiene dos alunos, há um incentivo nítido  voltado para a higienização de todos, realizado antes e depois de quaisquer refeições e/ou brincadeiras.

Em relação à Proposta Pedagógica da Instituição

A proposta pedagógica da escola é fomentada coletivamente, a partir de demandas reais apontadas por todos os atores envolvidos com a instituição, que engloba pais, professores, alunos, diretores e comunidade em geral.

A escola concebe a criança como um cidadão que merece uma vida digna e feliz, inserido em uma sociedade igualitária, oportunizando-o o direito de sonhar e ter perspectiva de uma vida melhor.

Segundo a instituição, para que isso seja exequível, é necessário que a escola seja uma colaboradora na construção de conhecimentos significativos e válidos para cada educando ali disposto. Logo, a função da escola deve transcender seus muros, deve ir além da simples transmissão de conhecimentos e aprendizagens, buscando educar seus alunos hoje, para que estes possam ser cidadãos, de fato, amanhã.

No que se refere à estrutura da escola, esta atende minimamente o número de alunos e funcionários, porém, necessita de reformas e adequações para que ofereça acessibilidade para crianças com deficiências e/ou transtornos globais de desenvolvimento. Por conseguinte, é essencial a viabilização de espaços maiores, materiais e outros recursos adequados para a Educação Infantil.

As práticas que compõem a proposta curricular têm como eixo norteador as interações e as brincadeiras, visando a construção da identidade e da autonomia dos alunos, baseado nos Referenciais Curriculares Nacionais(RCN´s).

Para que isso seja possível, busca-se considerar e respeitar as diversas estruturasse formas de organização familiares dispostas neste espaço, que envolvem questões religiosas, sociais, econômicas e de outras conjunturas.

O processo de avaliação é feito a partir da observação da criança, individualmente e ou em grupo, questionando-se suas ações perante e/ou durante as atividades e registros de seu desempenho. Estas são informações imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho, considerando-se tanto o resultado final, quanto o processo realizado para se chegar a tal resultado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (442.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com