TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Supervisionado da Educação Infantil

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

IRANILDES SOUZA BITTENCOURT – RA 378664

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SALVADOR – BAHIA

2013


[pic 2]

IRANILDES SOUZA BITTENCOURT – RA 378664

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado.

SALVADOR – BAHIA

2013


SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.....................................................................04

Introdução .......................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental..........................................................................................................

1 - Observação e Interação na Escola...............................................................06

2 - Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola ...............................................................................................................07

3 - Plano de Aula...............................................................................................08

4- Regência.......................................................................................................11

Considerações Finais........................................................................................13

Referências Bibliográficas.................................................................................15


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Iranildes Souza Bittencourt

RA: 378664

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2013

Início do estágio: 28 / 10 / 2013

Término do Estágio: 08 / 11 / 2013

Introdução

O presente relatório da conclusão de Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado no Centro Educacional Louis Ângelis situado na rua Manuel Barros de Azevedo s/n Salvador/BA, com a finalidade de  colocar em prática a teoria vista no curso de pedagogia. No decorrer do estágio é observada a concepção pedagógica da instituição tendo cuidado de organizar o seu trabalho baseado na relação entre a teoria e a prática usando realidade dos próprios alunos e do estabelecimento de ensino.

Foi registrado nas observações a prática docente em sala de aula, levando em consideração o relacionamento professor-aluno, e as diversas atividades que fazem parte da proposta pedagógica da escola, sendo algumas rotineiras assim como: modelagem, circulo de história, conversa no telefone,  música,  conhecimento da  imagem visual do aluno e cuidado com o corpo da criança. Essa atuação feita pela professora propõe qualidade para o aprendizado da criança, não deixando de ter um cuidado de assistência social psicológica para o desenvolvimento cognitivo.

O estágio da Educação Infantil refere-se às ações que implica a Docência com a finalidade de observar a analisar o processo de ensino com crianças desta faixa etária. E significante refletir sobre a prática pedagógica para gerar debate em cima do problema, que será um instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino.

Após a observação feita em sala, foi elaborado um plano de aula com regência em classe, com duração de uma semana, seguindo a grade curricular presente. Essa oportunidade contribuiu para executar na prática os conteúdos que foram passado durante a disciplina de Educação Infantil.    

Com as aulas de teoria  que são mostradas durante o curso de pedagogia os estagiários adquirem uma visão científica nítida da realidade vivida na escola, podendo assim, perceber uma  complexa  relação que há entre a teoria e a prática na ação  de um docente da Educação Infantil.                  

O Estágio é uma disciplina que articula a teoria com a prática, proporcionando ao estagiário experiência prática que complementam o seu aprendizado teórico, preparando para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.                          

                                           

1. Observação e Interação                                  

Durante o estágio observam-se as atividades realizadas desde a chegada dos alunos, que são recebidos pela ajudante, conduzidos a sala onde se encontra a professora regente, e acomodados com brinquedos. Quando todos estão presentes começa a rotina do dia:  oração, musicas e algumas dinâmicas com movimentos corporais interativo.

Em seguida as crianças se organizam em grupo de quatro, para dar inicio a aula, que são tarefas dinâmicas e interativas  proposta pela mediadora, permitindo que as crianças sejam livres para criar, inventar errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos  apresenta um comportamento  de curiosidade, entusiasmo, descoberta, porém com pouca capacidade de concentração. Todas as atividades eram conduzidas com música para contribuir com a oralidade da criança. Também foi trabalhada modelagem com massinha, brinquedos pedagógicos que são úteis para o processo aprendizagem e servem de estimulo para a criatividade e desenvolvimento cognitivo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com