TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - Educação Infantil

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

UNIRIO/CEDERJ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - Educação Infantil

Coordenação: Prof.ª Gianine Maria de Souza Pierro

Tutora Presencial: Teresa Cristina Giarolla Ramos

Estagiária: Fernanda Oliveira de Freitas Von-Held

Matrícula: 13116080334   Macaé

2º semestre 2019

RELATO 1

PRAZER EM CONHECER - Sou Fernanda Oliveira de Freitas Von-Held, tenho 35 anos, cursei Ensino Normal, no Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, me formei em 2003 e hoje estou cursando o 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia.  Durante todo o meu processo de escolarização tive muito apoio dos meus pais, visto que eles não queriam que seus filhos tivessem a mesma vida que eles tiveram, passei por muitas dificuldades até me formar, porém consegui, com muita dedicação e determinação. Logo que concluí o Ensino Médio comecei a trabalhar em outros setores diferentes da minha especialização, formação, pois em minha cidade não havia nenhuma faculdade e para cursar alguma eu teria que me mudar, e no momento isso era impossível. Isso foi fazendo com meu sonho de cursar uma “faculdade”, ficasse de lado. Foi quando fiquei sabendo da chegada do Consórcio Cederj através de um amigo, e decidi fazer o vestibular, que para minha surpresa acabei passando, foram muitos imprevistos na caminhada, desisti algumas vezes, mas aqui estou na busca pela ampliação e reciclagem dos meus conhecimentos/aprendizagens. No ano de 2015 passei em concurso para professor I e comecei a trabalhar com uma turma de Pré I, gosto muito do que faço, tem dias que é muito cansativo e estressante, mas o amor dos meus pequenos restaura as minhas forças. Vejo neste estágio uma oportunidade de amadurecimento, experiência e conhecimento. Contudo, pretendo observar como as crianças reagirão aos estímulos dados por mim, e espero que essa experiência possa me ajudar no processo de desenvolvimento como aluno e me engrandecer como profissional da educação e como ser humano.

CONTATO E DIAGNÓSTICO - A escola escolhida foi a E. M. SERAPHINA DE OLIVEIRA FRAGOSO a mesma trabalha com Educação Infantil em dois turnos manhã e tarde, permitindo assim um enquadramento em meu horário. A escola fica situada na Rua JOSÉ MACIEL, bairro: Caxanga – Carapebus-RJ, sob a direção de Rozinete da Silva Barcelos, a primeira impressão que pude ter foi a melhor, me senti acolhida pelos profissionais e pela professora da turma. As crianças também me receberam muito bem, já haviam sido meus alunos no ano anterior.

A escola disponibiliza um espaço pequeno, 1 varanda, 1 refeitório, 1 cozinha, 3 banheiros (1 para funcionários, 1 para os meninos e 1 para as meninas), 1 pátio externo, 1 sala de com computadores, 1 sala da direção, 2 salas de aula. A escola é aconchegante e bem cuidada. As paredes do corredor e das salas de aula estão constantemente enfeitadas com cartazes de boas-vindas.

O quadro de funcionário se divide em 1 diretora, 1 auxiliar de direção, 1 auxiliar de secretaria, 4 professores, 1 auxiliar de docente, 3 merendeiras, 5 serventes, 1 porteiro, tendo em média 59 alunos que são distribuídos no turno da manhã e à tarde, nos horários de atendimentos das 7:30 as 11:30 e 12:30 as 16:30 – a maioria das crianças vão para escola em transporte escolar da rede municipal.

As crianças têm acesso a um bebedouro que lhes oferecem água fresca e filtrada, a escola possui TV, DVD, máquina de Xerox, ar condicionado na sala dos computadores, internet, energia elétrica e água através da rede pública, tem coleta de lixo três vezes na semana.

A relação entre os profissionais merece destaque, as professoras tentam sempre apoiar umas às outras, existe um trabalho em equipe. Pude perceber que as trocas de informações são constantes.

O Projeto Político Pedagógico da escola foi elaborado por toda a comunidade escolar, portanto preconiza os aspectos de uma gestão democrática, onde pais, alunos, funcionários e direção da escola permanecem em constante diálogo, buscando atender às necessidades de todos, visto que para se alcançar o objetivo maior, que é o melhor aprendizado dos alunos, faz-se necessário a participação ativa dos professores no trabalho de gestão. O PPP reconhece também a importância do Conselho Escolar e da participação de toda a comunidade.

Em conversas com profissionais da escola, notei a constante participação de todos nas decisões tomadas pela gestão, por meio de reuniões para debates.

 A turma escolhida para o estágio foi o Pré II, esta conta com uma professora excelente Cassiana e uma auxiliar, na sala encontra-se 13 alunos sendo 8 meninas e 5 meninos, com a faixa etária de 5 anos, uma turma agitada, considerando a faixa etária. A professora trabalha com rodinhas de música e de novidade, com atividades lúdicas e artísticas, seguindo o currículo proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME), contemplando diferentes áreas do conhecimento; como Identidade e Autonomia, Movimento, Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Artes. O município ainda está de adequando a BNCC, por ainda está trabalhando com os antigos eixos.

 

PLANO DE ESTÁGIO

Plano de Estágio

Carga Horária

Documentos

1

Leituras e pesquisa

1

Blog Prazer em Aprender

1

Blog Diário de Campo

1

Práticas na Escola

20

Seminário de Projetos 1

2

Relato 1

2

Relatório 1

4

CARGA HORÁRIA

30

O plano de estágio vem sendo elaborado com encontros presenciais no CEDERJ, leituras, visitas na escola E.M.SERAPHINA DE OLIVEIRA FRAGOSO, conversas informais com diretora e funcionários da Instituição a ser realizado o estágio, escolha da turma, entrega de documentação na instituição, contato diagnóstico da instituição e da turma, escolha do projeto, participação no blog, planejamento do projeto a ser desenvolvido. Iniciarei a confecção do material para aplicação do projeto, participarei de eventos e datas comemorativas durante meu estágio, participarei também de reuniões de pais, conselho de classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com