TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 13

FAEL

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOS ANOS  INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio Supervisionado Educação infantil, da faculdade educacional da lapa, curso de pedagogia do 11° período, sob a coordenação da professora Cristiane de Fatima Budeck Dias

JUSCILENE  FRANCISCA OLIVEIRA SILVA

LEIDIANE OLIVEIRA DOS SANTOS

Rolim de Moura-RO/ 2016

FAEL

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NOS ANOS  INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio Supervisionado nos anos Iniciais, da faculdade educacional da lapa, curso de pedagogia do 11° período, sob a coordenação da professora Cristiane de Fatima Budeck Dias

JUSCILENE  FRANCISCA OLIVEIRA SILVA

LEIDIANE OLIVEIRA DOS SANTOS

Rolim de Moura-RO/ 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................05    

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO..........................................05    

2.2 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DO ESTAGIO.....................................08

2.3 NTERVENÇOES REALIZADAS.......................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................11

4 REFERENCIAS ...................................................................................12

ANEXO.....................................................................................................13

                        


1INTRODUÇÃO

          O presente relatório contém dados sobre as observações vivenciadas nas escolas a qual foi realizada o estagio e as atividades realizadas durante as fases da disciplina de Estagio Supervisionado nos Anos Finais do  Ensino Fundamental. A mediação foi feita no período da tarde, durante o mês de agosto de 2016. De acordo com o combinado com a equipe gestora  das escolas.Sabe-se que o Estágio Supervisionado é uma disciplina que envolve a teórica e pratica.

Este relatório tem o objetivo de documentar  experiências, no decorrer do período em que houve na prática de todo o contexto que se estudou na teoria. O estágio é uma  tarefa que precisa ser cumprida nos anos iniciais do ensino fundamental, onde será apontado o que foi feito durante esse período.

O Estágio Supervisionado visa à realização de atividades práticas em situações reais de trabalho, através de vivências que permitam a integração dos conhecimentos teórico-práticos à experiência pessoal, através da ação-reflexão-ação.  Além disso contemplar, na formação do acadêmico, a partir de uma visão integradora, a compreensão da realidade e das diferentes formas de intervenção na mesma, considerando o perfil estabelecido para o egresso e as modalidades de prática pedagógica definidas para cada período.

Este estagio desenvolvido da seguinte forma:  apresentação dos estagiários as escolas, elaboração e aplicação  dos planos e o relatório final do período de 01 a 28/08/2016 na escola Balão Mágico  e na Escola Nilo Coelho de 29 a 31/08 e 01,02 e 29/09/2016 totalizando 35 horas

A Licenciatura em Pedagogia do Estagio Supervisionado no Ensino Fundamental foi realizado nas escolas:  Escola Municipal  de Educação Infantil e  Ensino Fundamental Balão Mágico, situada na Rua  Bahia - 5591  e  a segunda escola realizada o estagio foi na  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho localizada  a Rua Joana D´Arc - 3329 Centro, ambas no centro de Ministro Andreazza-RO.

Observando tive a vantagem de apreender e pesquisar, na medida em que aconteciam os eventos que surgiam com o Estágio Supervisionado conheci as técnicas que possibilitam ao educando, em processo de formação, uma reflexão critica sobre a pratica na sala de aula.

O referido relatório será apresentado  da seguinte forma:  Desenvolvimentos e seus subitens. Considerações finais, Referencias.

2DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTUIÇÃO

Escola 1- Escola Municipal Pré – Escolar e Fundamental ‘’ Balão Magico’’ situada a Rua Bahia nº 5591 centro – implntada/inaugurada em 10 de março de 1996.A direção é escolhida de acordo com a legislação vigente. A diretora é habilitada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia, a vice- diretora é formada em Normal Superior e pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. A supervisora possui nível superior em pedagogia com habilitação em supervisão escolar.

A escola possui 28 funcionários: sendo 15(quinze) professores de sala de aula dos quinze 15 tem nível superior e pós graduado e 04(quatro) funcionários são acadêmico de pedagogia, porém o que nos chamou atenção que mesmo os professores já com pós graduação não medem esforços para continuar se aperfeiçoando, 04 (Quatro) funcionários são do setor administrativo (diretora, vice- diretora, supervisora e secretario) deste setor os funcionários são graduados e pós graduados, e 08(nove) funcionários são de apoio, Atende de 360 alunos da pré – escola de 4 a 5 anos até o 3º Ano do Ensino Fundamental, no período diurno, sendo: das 7:15 as 11:30 e das 12:45 as 17:00.

Quanto o espaço físico podemos descrever, que a escola possui 08 salas de aulas, 01 sala de direção, secretaria e da supervisão, 01 cozinha,  07 banheiros simples e adaptados para deficientes, 01 sala de Video e jogos pedagógicos, 01 sala de reforço, 01 biblioteca,  01 almoxarifado, e pátio coberto  

Escola – 2 Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho situada a  Rua Joana D´Arc N°3329, centro, Ministro Andreazza, Rondônia

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual ( X )   Municipal (   )   Particular (   )    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com