TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  11/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

CAMPUS DE VILHENA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

ELAYNE BARBOSA DA SILVA

VILHENA-RO – 2017

ELAYNE BARBOSA DA SILVA

RELATORIOESTAGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado a Disciplina de Estagio Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, no V Período, como requisito avaliativo da disciplina. 

Professora Orientadora: Me Richéle Timm dos Passos da Silva  

 Curso de pedagogia. Turma IX

VILHENA – RO – 2017

 

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2. REGISTROS DE OBSERVAÇÃO................................................................05

3. ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO.........................................................06

4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DIDÁTICO/INTERVENÇÃO..07

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-REFLEXIVA.........................................10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11

REFERÊNCIAS...................................................................................................12

APÊNDICE 1  PLANO/PROJETO DIDÁTICO/INTERVENÇÃO...............13

 

ANEXO 1  PROTOCOLO DE ACEITE............................................................14

ANEXO 2 FICHA DE CONTROLE DE ESTAGIO.........................................15


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho relata a experiência  do  estágio  supervisionado  atuação do  pedagogo contemplada no  curso  de pedagogia, que foi  realizado  na escola Municipal  ensino  Fundamental Bianca e Leonardo  Mattos Bezerra-  Vilhena-RO,  com início em  onze de setembro  e termino no dia catorze de novembro de dois mil e dezessete, com o tema integração e Inclusao Escolar. Abordando questões do processo de integração até a inclusao, bem como a necessidade e sensibilização de  aprimorar  o  olhar docente,  em relação aos alunos com necessidades especiais, olhar  este , não apenas dos educadores mas como trabalhar isso nos  próprios alunos, na família, e na comunidade  como  um todo.

Esses temas estao presentes no currículo escolar, são  fundamentados nas Diretrizes e bases da educação  e nos Parametros Curriculares Nacional, que foram criados na tentativa de propor respeito as diversidades regionais, culturais e politicas existente no  país, para que as escolas possam fornecer conhecimentos especialmente elaborados  e reconhecidos como  necessários ao  exercício  da cidadania. Segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política”.

A atuação do pedagogo esta presente nas formas de educação, o  que torna essa profissão  indispensável em varias áreas de trabalho, neste relatório  de estagio  será abordado  somente questões como  a atuação  do  pedagogo no  âmbito  escolar, e a formação  continuada para os professores.

 


  1. REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

       

Foi realizado  o  estagio supervisionado por mim, Elayne Barbosa da Silva, acadêmica do  curso  de pedagogia, Departamento Acadêmico de Ciência da Educação. O  referido estagio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental, denominada Escola Bianca e Leonardo  de Mattos Bezerra. Após solicitação junto a direção da escola,  foi  aceito  e assinado o  protocolo   e a partir desse documento  deu se inicio  a observação do  estagio.  

Essa escola é composta de apenas cinco salas de aula e esta situada à Rua Vila 07, 20 quadra 01 Cohab, jardim Aripuanã, Vilhena -  RO. Cep: 76980.000. estrutura boa, contém ventiladores em cada sala; carteiras e mesinhas. Percebe se que é uma escola eficiente para a clientela que a possui.

A observação foi realizada juntamente da coordenadora, orientadora e diretora, a rotina diária dos pedagogos atuantes fora da sala de aula, e a relação pacificadora e  dialógica desses profissionais, contribui  para o  bom desenvolvimento  nos processos de integração e inclusão  escolar. Professores com boa relação com seus alunos, relação estreita com orientação, coordenação, supervisão e direção o que caracteriza um ambiente agradável. Tornando assim possível o desenvolver da função do pedagogo enquanto orientador, supervisor, diretor e coordenador, nas alternativas de trabalho para melhorar o ensino e a aprendizagem, mediar conflitos, dialogar com as famílias, o que nem sempre é uma tarefa fácil e também realizar  atividades voltadas para a integração e a inclusão. O papel do orientador é fundamental, pois orienta não somente questões educacionais, acompanha situações problemas e ajuda os professores da sala do AEE buscando estratégias com clareza e serenidade para um resultado  satisfatório dentro de todo âmbito escolar.

A escola possui uma sala para atendimento especializado para crianças com necessidades de atendimento educacional especializado. AEE, os vinte e um alunos que estão integrados na escola, recebem atendimento nesse local, dentre estes há alunos com déficit de atenção, autismo  e outros.  

  1. ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO

Após 15 horas de observação, foi dado início à elaboração do projeto de intervenção, com duração de quatro dias, sendo três dias com carga horária de duas horas, e um dia com carga horária de quatro horas. Este projeto foi elaborado com o auxílio dos profissionais: orientador, coordenador e da professor do AEE.(atendimento educacional especializado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (756.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com