TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EcceHomo - As Classes Sociais

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Disciplina: Sociologia e Educação II

Aluna: Daiane Elidia Souza da Silva                                  Matrícula: 2016725131

Professor: José Valter Filé

Resumo do Filme: EcceHomo – As Classes Sociais.

        O episódio “As Classes Sociais” da coletânea “EcceHomo” retrata com riqueza de detalhes e informações como as classes sociais surgiram, como elas funcionam, suas diferenças e pensamentos diante do passado e da atualidade. Classe social é um termo usado para dar a ideia de que existem distâncias sociais significavas na sociedade. Isso quer dizer que indivíduos e grupos são diferentes entre si e ocupam lugares diferentes na sociedade.

No início da humanidade todos eram iguais, provavelmente havia certa hierarquia sobre os que tinham maior habilidade em algo específico para assim haver a divisão de tarefas, porém isso não gerava relação de dominação ou exploração do outro. Com o aparecimento da agricultura, começaram as relações de exploração dos donos de terras sob aqueles que trabalhavam em suas terras plantando e colhendo. Assim surgiram as classes sociais.

Na Roma os homens livres eram divididos em patrícios (nobres que controlavam a terra e os assuntos de estado) e plebeus (fadados ao trabalho manual e frequentemente rebaixados a escravos). Com as condições precárias de trabalho, os plebeus realizaram a Primeira luta de Classes da história em 494 a.C. Fizeram uma greve geral conquistando algumas formas de proteção, acesso a magistratura e ao estado. Após esse acontecimento, a distinção de classes foi reduzida.

Com a queda do Império Romano, muitos senhores abandonaram a cidade para morar no campo em suas propriedades rurais, pessoas menos ricas buscaram trabalho e a proteção com esses senhores romanos e fizeram com eles um tratado de colonato, ou seja, os mais pobres poderiam usar as terras, mas seriam obrigados a entregar parte da produção destas terras aos senhores proprietários, surgindo assim o sistema feudal. Segundo a perspectiva marxista, a classe dominante era formada pelos senhores feudais que exerciam compulsão e coerção sobre a classe dominada que era formada pelos camponeses.

Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero, nobreza e povo. O clero e a nobreza tinham vários privilégios, o povo tinha que arcar com todas as despesas do 1º e 2º estado. Com o passar do tempo e influenciados pelos ideais do Iluminismo, o 3º estado começou a se revoltar e a lutar pela igualdade de todos perante a lei.

Com o início da Revolução Industrial, ocorreram mudanças sem precedentes na ordem social, a sociedade passou a ser estruturada pelas classes e não mais pelo sistema feudal. Camponeses, homens, mulheres e crianças passaram a ir para cidade para trabalhar nas fábricas, constituindo assim a classe proletária. Neste contexto, sendo a primeira classe a realmente ter ideia de classe, começaram a formar movimentos para garantir seus direitos. Essas revoltas chamaram a atenção de Marx que defendia uma mudança radical na sociedade.

        Segundo Marx, as classes sociais gradualmente passariam de categorias abstratas a comunidades politicamente organizadas e a exploração da classe proletária pela burguesia levaria à queda do capitalismo e um novo tipo de sociedade no qual as classes desapareceriam, já que a classe privada seria redistribuída pela sociedade.

        A história da sociedade é baseada em lutas de classes que acabava em reconstituição revolucionária da sociedade ou ruína das classes desprivilegiadas. o primeiro regime comunista se estabeleceu na Rússia pré-industrial no começo do século 20, o país foi vítima de uma grade desorganização econômica e o povo passou fome, o abismo entre ricos e pobres era enorme. Na Europa e na América do Norte os anos 40, 50 e 60 foram marcados por grandes lutas da classe trabalhadora, após essas lutas, as condições de vida dos trabalhadores melhoraram. Nos Estados Unidos os movimentos pelos direitos civis dos negros e a luta pelos direitos das mulheres, surgiram diretamente das batalhas dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com