TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e adversidade

Por:   •  27/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Equipe

Nome                                        RA        

Ana Beatriz dos S. Alves da Silva        4708902954

Ana Paula Cunha                        3808624884         

Claudete Maria de S. D. Medeiros        3830695699

Gabriela A. de C. M. Hantschick        3830712732

Gislaine Gomes da Silva Pereira        3808624917

Nair Faria de C. Vicente                3812655589

Turma: 1º semestre de Pedagogia -         3ª e 5ª feiras

Polo: São José dos Campos

Tutor Presencial: Reny de Fatima Assis Pereira

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação do professor-tutor a distância Talita de Moraes Marcelino.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

JUNHO DE 2012


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A leitura é muito importante, é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito. Esse deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.  

Ler é muito mais do que repetir palavras. A criança mesmo antes de aprender a ler já faz uma leitura do mundo em que vive. Aprender a ler é muito mais do que decifrar mensagens, trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade.

A todo o momento praticamos a leitura, quando lemos o jornal, assistimos televisão, assistimos filme, quando vamos a uma exposição de artes, quando passamos pela rua e vimos as propagandas em outdoors espalhados pelas cidades, em cartazes afixados nos muros das ruas e até mesmo receitas médicas e bulas de remédios.

Há leitura que fazemos para nos manter informados (jornais, revistas), outras fazemos para realizar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, livros), leitura por prazer (poemas, contos, romance) e para consulta ( dicionários, catálogos).

O ato de ler compreende desde a decodificação dos símbolos gráficos até a análise reflexiva de seu conteúdo.

Tem pessoas que não gostam de ler porque não compreendem o sentido do texto, não encontrando um meio estratégico para entender a leitura.

Em relação ao um mesmo texto, ela é diferenciada dependendo do leitor, do lugar social, dos conhecimentos, de seus valores e suas vivências. O leitor é que constrói o sentido da leitura. Quanto mais conhecimento linguístico e bagagem de mundo ele tiver, mais ele vai interagir com a leitura.

As estratégias de leitura são as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados de um texto. Os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam o conhecimento da mesma forma.

A compreensão de um texto se deve a capacidade de inferir fatos que não são apresentados implícito no texto. A compreensão em leitura implica a criação de uma representação mental coerente do texto, que fica prejudicada com a falta de conhecimento prévio sobre o assunto do texto e a falta de familiaridade com o código escrito. Os leitores ativos, estabelecem relações, fazem inferências, comparações e formulam hipóteses.

Leitura e escrita são atividades que andam juntas. Para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja também um bom leitor. O aluno ao ler, além de reconhecer as palavras, deve compreender o que leu, isto é, ligar a palavra ao sentido, relacionar com suas experiências anteriores sobre o assunto.

A língua é a representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido.

Na concepção de foco no autor o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado. O leitor tem função passiva, pois o sentido do texto está centrado no autor.

A concepção de leitura com o foco no texto cabe ao leitor o reconhecimento do sentido das palavras e estrutura do texto. O leitor capta os sentidos que o autor pretende informar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com