TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil indígena

Por:   •  8/9/2017  •  Monografia  •  5.341 Palavras (22 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO:

A influência da intervenção do professor sobre o resultado alcançado por alunos de 5° ano no PROEB-2013.

IBIRITÉ 2017


VALÉRIA DO SOCORRO RAMOS

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO:

A influência da intervenção do professor sobre o resultado alcançado por alunos de 5° ano no PROEB-2013.

Trabalho apresentado ao curso de licenciatura em Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG-Ibirité, Campus Helena Antipoff.

Professor: Radames

IBIRITÉ 2017.


RESUMO

Este trabalho situa-se na linha de pesquisa de metodologias do ensino e da aprendizagem, tendo como foco o ensino da habilidade de compreensão da leitura, tendo como objetivo principal investigar e analisar os fundamentos e as concepções que sustentam a prática de uma docente do 5° ano de uma escola na região metropolitana de Belo horizonte, na prova de Língua Portuguesa do Programa da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) de 2013. Para se ter acesso aos fundamentos e concepções da docente foi realizado uma pesquisa de campo na escola, buscando investigar as concepções teóricas sobre o ensino- aprendizagem da leitura da docente, as metodologias, os planejamentos e os materiais didáticos utilizados no ensino da leitura. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e de observação de 30 horas/aula de Língua Portuguesa e Literatura. Foi constatado nesta pesquisa que a intervenção realizada pela docente contribuiu para o aprendizado da compreensão em leitura demonstrado por seus alunos na avaliação do PROEB, que sua postura afetiva frente ao ato de ler e na sua concepção sobre leitura, aspectos considerados como fundamentais pelos teóricos pesquisados que fundamentam o trabalho da docente.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Compreensão leitora; Aprendizagem.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1.        TEMA        8

1.2.        PROBLEMA        8

2.        JUSTIFICATIVA        9

3.        HIPÓTESE        11

4.        OBJETIVOS        12

4.1.        Objetivo geral:        12

4.2.        Objetivos específicos:        12

5.        METODOLOGIA        13

6.        REFERENCIAL TEÓRICO        15

6.1.        CONCEITUANDO O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (PROEB)        15

6.2.        CONCEITO DE LEITURA        18

6.2.1.        CONCEITO DE COMPREENSÃO        19

6.3.        O PROFESSOR E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO EM LEITURA        19

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


  1. INTRODUÇÃO

Dentre os inúmeros problemas da educação em nosso país, é bem provável que a consolidação da leitura e da escrita de nossos alunos seja o mais lembrado nos diversos meios de comunicação. Diversas avaliações (internacionais e nacionais) atestam o baixo nível de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. Resultados de exames como o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB) e o Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes (PISA)[1] demonstram que a grande maioria de nossos estudantes não é capaz de atribuir sentido ao que lê. Conforme relatório do SAEB de 2013[2], 55,4% dos alunos do 5º ano das escolas públicas apresentam sérios problemas em leitura.

O aprendizado da leitura é um dos muitos desafios da escola, pois é uma tarefa complexa. É de se esperar que os professores cometam erros, mas apesar de desafiador, seu ensino precisa trazer resultados para a compreensão do aluno, pois a habilidade em leitura é fundamental em uma sociedade letrada como a nossa.

A leitura favorece o desenvolvimento cognitivo, o aprendizado de outros conteúdos e a atuação no cotidiano. Acredita-se que a leitura é uma atividade capaz de modificar o indivíduo e suas relações com o mundo. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 (Brasil, 1996), a formação básica do cidadão depende do desenvolvimento da capacidade de aprender, que se dá a partir do pleno domínio da leitura e escrita. No tocante a este trabalho, entende-se que ler é muito mais que decifrar sinais gráficos, é construir significados. A leitura é um instrumento por meio do qual compreende não somente a linguagem escrita, mas o próprio mundo com suas redes de sentidos e significados, sendo o leitor um sujeito ativo que interage com o texto-mundo.

Diante da importância da leitura e da real situação dos alunos brasileiros, é preciso que haja uma preocupação por parte da escola e de todos envolvidos com a educação a fim de formar o leitor competente. Muitos linguistas e educadores, preocupados com o ensino da leitura, investigaram o assunto, procurando contribuir com instrumentos que pudessem auxiliar a prática dos professores na árdua tarefa de ensinar a ler e compreender textos.

Ferreira e Dias (2002) salientam que, embora existam muitas pesquisas e elaboração de novos métodos no campo do ensino da leitura, não houve uma melhora no ensino e no aprendizado e isto se deve ao fato das pesquisas serem separadas das realidades escolares. Foi feita uma ampla produção de conhecimento sobre o ensino da leitura, porém os professores não tiveram acesso, e, se tiveram, foi de forma distorcida, por meio de capacitações nas quais os professores exercem o papel de meros ouvintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com