TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VISANDO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JANAÍNA OLIVEIRA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VISANDO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

[pic 3]

Macaúbas

2015

JANAÍNA OLIVEIRA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VISANDO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para  os Prof. : Cyntia Simoni, Keila Tatiana Boni, Lilian Gavioli de Jesus, Luciane Bianchini, Maurílio Bergamo, Vilze Vidote Costa

Macaúbas

2015

FARIAS, Eloisa Maria e SCHEIN, Pedro Zenar. O ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais visando à aprendizagem significativa. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/22/pdf_22 Acesso em 05/10/2015.

O Artigo “O ensino de ciências e matemática nos anos iniciais” abarca os conhecimentos que se relacionam com  análise da prática educativa como meio de aprendizagem eficaz. Para tanto, o estudo investiga o ensino da matemática e da ciência nos anos iniciais de 2012 na localidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, visando os seus aspectos metodológicos bem como seus efeitos na vida do estudante e do conjunto analisado.

A obra é escrita por meio de cinco tópicos mais as referências e o resumo, que foram muito bem esquematizadas ao longo de suas dez páginas. O primeiro tópico é introdutório e destaca os desafios do pedagogo, esse assunto é continuado no segundo tópico,onde há uma restrição ao pedagogo unidocente, que é aquele professor que trabalha com um multisseriado. Esse tópico traz ainda prováveis ações iniciais que o pedagogo deve tomar. O terceiro e quarto tópicos falam, respectivamente, do que é aprendizagem significativa e da metodologia de estudo no trabalho. O quinto tópico trata das constatações do estudo que é finalizado no sexto e último tópico.  

O docente enfrenta, geralmente, inúmeros desafios em sua vida profissional, essas dificuldades crescem ainda mais quando restringe-se a pedagogos que trabalham com crianças em unidocência. Uma dessas dificuldades está justamente em como ensinar para crianças matérias como ciências e matemáticas, consideradas por muitos como matérias complexas. Farias e Schein destacam, então, uma solução para essa problemática: utilizar de metodologias criativas e inovadoras para chamar a atenção do aluno e contribuir no seu aprendizado Para tanto o pedagogo deve está capacitado e possuir articulações de ensino peritamente analisadas.  

Dessa forma, as autoras do artigo destacam que a aprendizagem significativa será incentivada e encorajada. Mas em que consiste essa modalidade de aprendizado? Baseia-se num processo que associa um código a um conhecimento substantivo, ou seja, associa algo próximo do aluno com temas de estudo científico. A partir da observação e do estudo das práticas de professoras unidocentes, majoritariamente maiores de 30 anos e pedagogas, os criadores desse artigo puderam criar constatações para essa pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com