TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino infantil

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

O ambiente em que a criança está inserida deve dar possibilidades para que ela aprenda, por que não adianta ela conviver em um espaço restrito onde ela não possa interagir, criar, observar, ter novas experiências, pois o conhecimento está em todo espaço que ela convive. Então cabe a escola, professor proporcionar a criança um leque de possibilidades não restringindo o seu saber, isto é, não deixar de lado os conhecimentos que ela traz do espaço familiar.

Tive uma experiência muito interessante com meus pequeninos, no dia do índio minha proposta foi: falar sobre a vida dos índios, sobre a caça, pesca, os instrumentos que eles usavam, depois juntamente com eles fizeram uma massinha de modelar caseira, e com essa massinha propus que eles de acordo com a história e as imagens, que eles fizessem o índio e seus instrumentos, e me surpreendi com tudo que eles fizeram, não que eu achasse que eles não tinham capacidade, apenas me sentir orgulhosa, pois eles haviam feito tudo com muita perfeição. Mais para mim o que me chamou a atenção foi à forma como uma aluna de 4 anos me apresentou a sua criação, ela tinha feito um índio, um arco e uma flecha e uma cobra, então ela disse “tia esse aqui é meu índio, e ele está segurando as armas dele porque ele matou a cobra para se defender”.

Então é preciso dar espaço para que elas criem, que mostrem o seu conhecimento, só assim a criança vai se sentir a vontade, vai interagir com os outros alunos. Cabe ao professor proporcionar atividades que elas possam  vivenciar o momento, para  transmitir o que elas já sabem.

Segue abaixo fotos do Dia do Índio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com