TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola para todos

Por:   •  22/10/2016  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Atividade: 1 – Estrutura e Funcionamento do Ensino

 DATA: 24/09/2016

 Professora Rosana Aparecida G. da Silva

 Pedagogia EAD

 

 Nome do Aluno: Ana Maria Arci Gaglioni

 RA: 1714102039

Atividade 1

As nossas aulas iniciais contemplam um estudo panorâmico do cenário educacional do nosso país, focalizando aspectos legais, organizacionais, estruturais e históricos.
Abaixo estão relacionados alguns temas destacados nestas aulas:
1. visibilidade da educação infantil 

2. políticas educacionais

3. escola para todos

4. valorização do professor

5. diversidade cultural, étnico e de gênero


Escolha um dos temas acima e elabore a seguinte atividade :
a) Cite o tema escolhido e justifique qualitativamente esta sua escolha : explique o seu interesse por este tema, a relação do tema com a sua atividade profissional, referências de pesquisas/estudos sobre este tema ou outro(s) motivo(s).

Valor : de zero a 1,0 (um ponto)


b) Pesquise uma reportagem atual sobre este tema que você escolheu e envie esta reportagem em anexo à atividade.

Elabore um resumo com os seus comentários sobre esta reportagem relacionando-a com os temas de nossas aulas. Não é necessário mencionar nomes de pessoas/escolas.

Valor : de zero a 1,0 (um ponto) 

 

Respostas

  1. Tema escolhido: Escola para todos.

Escolhi este tema pois para mim é muito forte a ideia de que a escola deve ser um direito de todos. Trabalhei com ensino infantil há 15 anos e tenho formação no magistério concluída em 1995. E desde então, me comove o fato de que ainda existe muita gente sem ensino no nosso país. O que é garantido em nossa Constituição, não é respeitado. Crianças, jovens e adultos, perdem ou nem tentam oportunidades porque não lhes foi dado este direito de estudar, aprender. É algo que ainda me incomoda muito e gostaria de poder fazer algo a respeito para mudar este cenário, pois só com educação se constrói uma nação desenvolvida e, assim, totalmente evoluída.

  1. Encontrei uma Organização Não-Governamental Chamada “Todos Pela Educação” e acho que ela convém muito com o que imagino ser o que possa fazer pela educação em nosso país. No site, eles têm 5 metas a atingir, para que a Educação tenha o investimento que merece e assim, proporcione igualdade no ensino a todos; para isso, criaram 5 bandeiras mais urgentes a serem trabalhadas incluindo uma melhor formação para o educador, valorizando também este investimento no conhecimento, de forma a concluir este objetivo que para mim é um dos mais importantes e cruciais para a melhoria das condições do Brasil.

[pic 2]

A ONG tem vários parceiros, dentre eles, bancos, empresas privadas, fundações, redes de televisão e rádio, entre outros, que apoiam a ideia e incentivam a continuidade deste trabalho que já tem 10 anos.

Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/quem-somos/o-tpe/. Acesso em

24/09/2016, às 17h10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com