TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores da Liberdade - O Papel do Coordenador

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 2

Escritores da Liberdade: O papel do coordenador

Percebemos neste filme algumas divergências no papel do coordenador. Primeiramente, temos a professora que com o seu desejo de ajudar os seus alunos não mede esforços para conseguir o que acredita ser necessário para que o aprendizado de sua classe seja o mais proveitoso possível, de outro lado, temos a coordenadora pedagógica da escola, que com a sua mente fechada não consegue aceitar e nem apoiar a professora nessa empreitada pelo ensino.

A coordenadora desacredita dos alunos daquela turma, e acha que nenhum esforço será devidamente aproveitado em relação a esses alunos, ou seja, qualquer meio utilizado para a aprendizagem é um desperdício de tempo e esforço. Ela barra várias vezes o avanço dessa professora, não querendo ouvir novas ideias e nem se esforçando para entender a realidade em que esses alunos estão inseridos. Já o diretor da escola é uma figura ausente no papel das tomadas de decisão pedagógicas, e não é uma figura forte no filme.

Depois temos mais dois personagens interessantes para o desenrolar dessa história. O coordenador de ensino do estado, que do seu jeito acredita no papel dessa professora e no seu desejo por ensinar e realmente oferecer uma oportunidade justa de ensino para aquela turma, por isso e dentro do possível ele acaba por ajuda-la enfrentado uma série de burocracias estabelecidas pelas leis do estado.

Com isso, entre a último papel importante, o da vice-diretora de ensino do estado, que apoio a iniciativa da professora, e com o seu olhar amplo e responsável, acaba por dar uma oportunidade para que ela realize o que tem em mente.

No filme, temos a figura de gestão de duas pessoas pouco interessadas na evolução pedagógica de alunos ditos "problemas", e outras duas figuras de gestão com um olhar mais acertado sobres as diferenças desses alunos e suas vidas, criando um ambiente escolar uma segunda casa para esses adolescentes com vidas complicadas, mostrando que a escola pode ser diferente.  

É importante a liderança e o comprometimento para fazer diferença para esses alunos. É nesse momento em que percebemos que o líder deve estar comprometido com os membros da escola, para gerar resultados melhores quanto à aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com