TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA - EAD UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL

Euceli de Lima Magalhães RGM :15561658 2016/3º. Semestre

Apresentação da Unidade Escolar e nível/ano em que o estágio foi realizado.

Caracterizações da Unidade Escolar:

CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Tina Della Vedova (Curumim II) Rua: Jose Pereira, 1870– Jundiapeba –Mogi das Cruzes - SP Dependência administrativa: Escola privada e urbana de natureza comunitária. Diretora: Bruna Jado Nível Escolar oferecido: Educação Infantil Ano: 2016

Descrições da Estrutura Física da Unidade Escolar

A Unidade Escolar tem amplo espaço físico, contendo 13 salas, sendo 08 salas de aulas, 01 sala almoxarifado interno, 02 almoxarifados externos, 01 sala dos Professores, 01 sala Multiuso para Recreação, 01 sala de administração, 01 secretaria com balcão de atendimento, 01 cozinha, 01 copa, 03 Dispensas para alimentos e produtos de limpeza e uso geral, 01 Lavanderia, 01 parque ao ar livre, 08 banheiros entre alunos e professores, Pátio.

Introdução

O Estágio foi realizado nas, series intituladas Infantil I e II, com duração de 100 horas, com atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento, identidade e a autonomia dos alunos, no estagio pude auxiliá-las em diversos momentos, nas refeições, na higiene, no cuidar,na aplicação de atividades cantando musicas,fazendo leitura de livros, contando historias, na confecção de lembrancinhas para as datas comemorativas e na recreação dos alunos. Tudo sob a observação das Professoras: Gislene Alaquoque e Rebeca Freitas. Gislene possui o magistério e agora esta cursando a faculdade de Pedagogia, Rebeca se forma no próximo ano em Pedagogia, porém já esta na área há 03 anos. Ambas exercem por competência e com prazer nas atividades lúdicas, proporcionando transformações no universo de aprendizagem dos seus alunos.

Desenvolvimento do Relatório

Acompanhei os alunos em atividades lúdicas voltadas apara suas faixas etárias, observei que todas as disciplinas aplicadas nesse decorrer de 100 horas de estagio, se encaixam nas disciplinas estudadas por mim até o presente momento, como a matéria Educação: Jogos e Brincadeiras, muitas das atividades foram incluídas jogos ou brincadeiras conhecidas como o brincar de boneca, bola, passeio ao parque, no intuito de levar as crianças à socialização com o outro. Outra matéria que pude ver em aula e vivenciar foram Educação Infantil: Currículo, a proposta pedagógica oferecida pela creche em questão, à estrutura e organização das atividades seguem as diretrizes curriculares nacionais.

Focos

Considerações sobre o Foco Música

A música está muito além de cantar algumas cantigas em sala de aula ou no ambiente escolar, ela serve de estimulo para o cérebro, é cientificamente comprovado que os estímulos sonoros aumentam as conexões entre os neurônios, de acordo com os estudos quanto maior a conexão com os neurônios, mais brilhante será o ser humano, não é por acaso que desde a educação infantil as crianças são levadas a participar de muitos momentos de musicais, isso foi perceptível em todo o estagio. Como cita o RCNEI: “As atividades musicais consistem numa linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela está presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana”.

E conclui o psicopedagogo João Beauclair dizendo que:

“A linguagem musical é herança cultural de toda a história da humanidade e deve ser aproveitada, cada vez mais, na escola de educação infantil e na educação como um todo. Além de auxiliar na melhoria de nossas capacidades de memorização e de raciocínio, vários profissionais da área de Psicopedagogia Clínica utilizam recursos musicais para trabalharem com crianças que estejam apresentando dificuldades de aprendizagem.”

Na Educação Infantil valoriza-se muito a música. Observando o trabalho da professora em sala de aula pude perceber a música como parte do desenvolvimento da criança, a música é um dos principais elementos utilizado em diversas horas do dia começando no acolhimento das crianças, passando pelas refeições e também nas atividades, até a saída, por meio da música a criança é capaz de se acalmar e se socializar. As professoras em questão percebem que a musica é um dos maiores aliados no desenvolvimento físico, motor, afetivo, cognitivo e social.

Considerações sobre o Foco Contação de Histórias.

Uma das praticas muito presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com