TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Ana Maria Rodrigues Vilanova

RA 1825590117

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO –

EDUCAÇÃO INFANTIL

SOROCABA - SP

2017


[pic 2]

Ana Maria Rodrigues Vilanova

RA 1825590117

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO -

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.

SOROCABA - SP 2017

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno…………………………………..  02

Introdução………………………………………………....................03

Atividades desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado – Ensino Fundamental

   1 - Observação e Interação...          04

   2- Entrevista com o responsável................................................06

   3 – Plano de Aula.......................................................................07

   4 – Regência  .............................................................................11

Considerações Finais .........................................................................12

Anexos        13

Referências Bibliográficas        17

  • IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Ana Maria Rodrigues Vilanova

RA: 1825590117

Curso: Pedagogia Semestre: 4° Semestre

Ano: 2017

Início do estágio: 06 / 03 / 2017

Término do Estágio: 01/ 06 / 2017

Instituição Concedente do Estágio

Nome da Instituição: Colégio Brincando e Aprendendo Sorocaba LTDA-ME

Endereço: Rua Herminio Furtini Bolletti, 85 – Jardim Pacaembu Sorocaba/SP - Telefone: (15) 3226-5215.

Responsável: Andréa de Vasconcelos Leite Lourenço

  • INTRODUÇÃO

O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

 Além de elaborar, executar, e avaliar que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia.

O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil.

 É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

  • Atividades Desenvolvidas Durante o Estágio Supervisionado – Ensino Infantil
  1. - OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

O estágio supervisionado em educação infantil foi realizado na escola Colégio Brincando e Aprendendo Sorocaba, situada na cidade de Sorocaba, atendendo crianças do berçário, maternal ate a pré II, fui recebida e orientada pela diretora Andréa de Vasconcelos.

A infraestrutura do colégio conta com prédio especialmente construído para abrigar um ambiente qualificado para Educação Infantil e para realização da proposta pedagógica da escola. Todos os ambientes foram cuidadosamente equipados para proporcionar um tipo específico de interação. Todas as salas são amplas, temáticas e arejadas; ainda assim dispõem de ventiladores.

Os ambientes favorecem as relações de cooperação, trocas e aprendizagens, minimizando conflitos e disputas, construindo uma identidade coletiva e individual, registrando trajetórias e constituindo memórias.

Berçário com área de estimulação, sala do sono separada com berços, fraldário e solário, sala do sono com camas hipoalérgicas, onde as crianças não tem contato com o chão. Parque coberto e parque descoberto com área verde, refeitório e banheiros adaptados para crianças.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

 Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, proporcionando as crianças certa autonomia, e organização, pois estão conscientes das atividades que vão realizar no dia.

A rotina diária ou semanal das crianças é a roda de conversa, brinquedos de monta, hora musical ou contação de história, sala multimídia, e atividades pedagógicas e atividades externas como o parque. E atividades em comemoração a semana da pascoa trabalhando com colagem com algodão e confeccionando mascaras

Pude observar que há realmente interação entre professor e aluno. A professora tem boa relação com os mesmos facilitando e estimulando a participação de todos os alunos, quando conta uma historia convida o aluno a participar, relaciona os fatos com o cotidiano para que seja mais compreensível.

Meu estágio foi o nível Maternal II com crianças de 2 e 3 anos participando de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma.

O principal objetivo do estágio foi à interação com a prática docente, podendo assim, além de observar, participar, vivenciar e analisar criticamente o ambiente escolar, suas diversas relações interpessoais, todas as situações e as problemáticas das rotinas diárias. Diante de algumas dessas problemáticas, verificar o que se pode e se deve ser melhorado, para contribuir e proporcionar melhores condições, para o efetivo exercício da sua futura profissão, enfim contribuir com a Educação num todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (308.2 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com