TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Eduardo Teijy de Lima Augusto

RGM 15392058

Pólo: São Miguel

Estágio curricular supervisionado em Educação Infantil

São Paulo

2016/4º. Semestre

O Estágio foi realizado no Colégio Sol Nascente – Educação Infantil, situado na rua Montanhas, nº 69, bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. O colégio é privado e está vinculado à Diretoria Regional de Educação de Itaquera e o nível escolar oferecido é a Educação infantil de 0 a 05 anos

O colégio conta com 02 andares distribuídos da seguinte maneira; no andar térreo existem 03 salas de aula para as crianças do maternal, Jardim I e II, 01 sala destinada a aulas de informática, inglês e música. Existe uma sala destinada aos professores com uma pequena biblioteca para estudos e reuniões. Banheiros próprios para as crianças com vasos sanitários pequenos. Existe um pátio grande onde são servidas as refeições para as crianças e para eventos da escola além de atividades. A cozinha é extremamente limpa e organizada. Existe ainda no térreo uma área de lazer para as crianças brincarem, com muito verde e brinquedos infantis.

No andar superior existem 05 salas, sendo que a primeira se destina aos bebês de 04 meses a 01 ano com trocador para higienização. A segunda sala se destina as crianças com 01 a 02 anos dotada de trocador para higienização. A terceira sala é destinada a estimulação dos bebês, a quarta sala se destina ao soninho do Berçário II e maternalzinho como também para uso de Tv e brincadeiras livres. A quinta sala é destinada ao maternalzinho com um banheiro totalmente destinado ao uso das crianças com lavatório baixo, sanitários pequenos e chuveiro. Nesse mesmo andar existe uma outra cozinha destinada ao preparo de mamadeiras e refeições para as crianças do berçário e maternalzinho. Um solário com chão adequado de borracha para as crianças brincarem, com muitos brinquedos e atividades de coordenação motora.  

O ambiente é muito limpo, muito organizado, existe boa ventilação, boa iluminação, os equipamentos como lousas, computadores refeitório, etc, são bem atuais e muito organizados.

O estágio teve duração de 100 horas. Sendo que 87:00 horas foram destinadas a observação em sala de aula, 04:00 horas destinadas a palestra de uma nutricionista e 09:00 horas, destinadas a reuniões e etc. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula.

Iniciei o estágio no berçário I, de responsabilidade da professora Ana Cristina dos Santos Silva, graduada em Educação Física e Pedagogia. A mesma leciona há 07 anos, inicialmente com aulas de educação física e posteriormente assumindo a sala de aula.

Logo em seguida passei para o Berçário II e Maternalzinho de responsabilidade das professoras Priscila Alves de Matos, graduada no Magistério e cursando Pedagogia. A mesma leciona há 04 meses na escola sendo responsável pelo Berçário II. A professora Adriana Josefa de Lima Faustino, graduada em Pedagogia. A mesma leciona há 01 ano e 07 meses na escola sendo responsável pelo Maternalzinho.

E por fim conclui o estágio no Maternal, Jardim I e II, de responsabilidade das professoras Miriãm Tomaz Laurentino, graduada em Magistério. A mesma leciona há 01 ano e 05 meses na escola sendo responsável pelo Maternal. A professora Beatriz da Silva Moraes, graduada em Pedagogia. A mesma leciona há 02 anos e 03 meses sendo responsável pelo Jardim I. A professora Ester B. R. dos Santos, graduada em Magistério. A mesma leciona há 03 anos na escola sendo responsável pelo Jardim II.  

Em relação às atividades observadas no estágio posso destacar:

O cuidar: Quando nos propomos a trabalhar com crianças bem pequenas devemos ter como princípio fundamental o conhecimento de seus interesses e necessidades. Devemos nos atentar a história de vida de cada criança, conhecer os pais, sua faixa etária e a fase de desenvolvimento que a mesma se encontra.

Cuidar e educar é impregnar uma ação pedagógica de consciência, observando sempre o desenvolvimento da criança baseando-se em concepções que respeite a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. Pude perceber no estágio, que as professoras focam muito no cuidar além do educar, pois estão sempre preocupadas com o bem-estar da criança. No berçário, as trocas de fraldas são feitas sempre que necessário, cada criança possui seu material próprio, pomada e lenço umedecido separados com seus respectivos nomes. Também existe uma toalha e produtos de higiene, como xampu e sabonete para cada criança.

Nestas salas (berçário I e II) existe um espaço destinado onde as trocas de fraldas são feitas, em trocadores de mármore onde existe também uma cuba embutida para o banho dos bebês. Existem várias gavetas para que as fraldas e demais pertences de cada criança, sejam organizados e de fácil acesso ao educador quando necessário.

Para as crianças de 03 a 05 anos as professoras sempre estão preocupadas com a higienização e cuidados alimentares com os mesmos. São feitas orientações constantes sobre a forma de se alimentar, postura correta a mesa, higienização das mãos, dos dentes e limpeza como um todo.

Em relação às refeições, as mesmas são desenvolvidas na própria sala (mamadeiras do Berçário I) ou na cozinha do 1 andar (Berçário II e maternalzinho). No refeitório do 1 andar são disponibilizadas 03 mesas para as refeições das crianças, onde uma delas é destinada aos bebês e outras duas que são de altura ideal dos pequenos com cadeirinhas pequenas para o conforto das crianças. A escola conta com o auxílio de uma nutricionista que faz visitas periódicas uma vez por mês e uma técnica de nutrição que trabalha diariamente na escola.

Os bebês com até 01 ano são alimentados com o auxílio das professoras e auxiliares além da sopinha para as mesmas. Já as crianças de até 03 anos são sempre incentivadas a se alimentarem sozinhas em um trabalho constante de educação e sempre acompanhadas de um adulto. As crianças de 02 a 03 anos trazem lancheiras com seus lanchinhos e o suco é fornecido pela escola, fazendo essa refeição no refeitório do 1 andar.

Existe uma sala de estimulação onde as crianças estão em constante desenvolvimento para construção de coordenação motora e cognitiva. Existe um cuidar muito grande por parte da escola, pois esse ambiente é bem organizado com o chão coberto por placas de EVA e muitos brinquedos estimuladores. Desta forma, o educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras severas. Estimular a criança desde pequena é a ferramenta de sua prática, que embasa teoricamente, inova tanto a ação quanto à própria teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (178.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com