TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Curso de Pedagogia (Licenciatura) - EaD

1 DADOS DO ALUNO/ CURSO

Curso: Curso de Pedagogia (Licenciatura) – EAD

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Tairine Meireles Fleck

RGM: 19499582

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em nos anos iniciais do ensino fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2020A

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola municipal de ensino fundamental Osvaldo Ferreira Brandão, localizada na Rua Alberto Lengler, Nº 161, Bairro Prado, Cidade de Taquari, no estado do Rio Grande do Sul.

A escola pertence a dependência pública, e é vinculada a secretária municipal de Taquari.

Disponibiliza educação infantil, ensino fundamental e atendimento educacional especializado (AEE).

Inaugurada no dia 16 de Março de 1991, a escola possui estrutura antiga, e por estas condições necessita de alguns reparos. É bem organizada, sendo composta por 12 salas de aula, com iluminação, bem ventiladas, todas possuem ar-condicionado, lousas brancas, cortinas e armários.

A escola possui laboratório de informática, com computadores, impressora, rede de internet e instrutora de informática.

Possui também dala de cinema e biblioteca. Na sua dependência têm ginásio de esportes e duas pracinhas para recreação, dispõe de refeitório grande, e bem organizado.

A escola é especializada em inclusão de alunos especiais, possui rampas de acessos, corrimões e sala de AEE.

A higienização das salas de aula é feita duas vezes ao dia por funcionários da limpeza. Possui banheiros para alunos e funcionários separado, todos bem higienizados.

Possui pátio grande para o recreio que é sempre acompanhado por funcionários.

Apresentam sala de professores ampla, secretária e sala da direção, ambos devidamente organizados.

3 INTRODUÇÃO

O Estágio curricular, é um componente obrigatório dos cursos de licenciatura, deve ser realizado em escola regulares de educação básica, públicas u privadas. O meu estágio foi realizado na escola municipal de ensino fundamental Osvaldo Ferreira Brandão, localizada na cidade de Taquari-RS.

Acompanhei a turma de 5ªano do ensino fundamental, da professora Alexandra, a observação foi feita no período da tarde, nos dias 20 de Fevereiro a 30 de Março de 2020, foram 100 horas observadas. Durante o período conheci a escola, corpo docente, conheci a turma e acompanhei sua rotina.

Observei que a escola é bem organizada, os profissionais que lá trabalham são capacitados e responsáveis, equipe diretiva e supervisão estão sempre dispostas e disponíveis a comunidade escolar.

A estrutura da escola já é bem antiga, e notei que precisa de alguns reparos, pintura nova, manutenção de banheiros.

Durante o estágio pude observar que as atividades propostas pela professora foram dinâmicas e interativas, onde sempre abria espaço para os alunos questionassem e tirassem suas dúvidas.

No período em que observei a turma, percebi que os alunos são valorizados, como capazes de participarem ativamente do seu próprio aprendizado.

O estágio para mim foi uma experiência maravilhosa, só confirmei o que já tinha certeza que está é uma profissão que eu escolhi e amo.

Reflexões dobre a realidade do estágio de observação e participação.

A turma observada foi o 5ªano A do ensino fundamental composta por 14 alunos com faixa etária de 10 à 12 anos de idade, esses alunos estão devidamente matriculados na escola.

A sala de aula é bem ampla e arejada, nas janelas podemos observar o uso de cortinas, possui armário com materiais pedagógicos, estante com livros, ar-condicionado. É observado também mobiliário adequado para professora e alunos.

A  interação entre os alunos é muitos problemas entre eles, a grande maioria estudam juntos desde a educação infantil e criaram um grande vínculo entre eles, Os alunos participam de todas as atividades propostas pela professora, eles estão sempre atentos a tudo, gostam de ouvir e perguntar. Comecei a minha observação no inicio do ano letivo e o que eu notei é que as aulas são sempre dinâmicas, a professora já os prepara para o 6ªano, onde já utilizam de cadernos devidamente separados por área (matemática, português, estudos sociais, ciências).

Os alunos são participativos e presentes na aula. Durante o período estive colaborando para o andamento da aula, com foi inicio de ano, a professora buscou revisar o conteúdo visto no ano anterior no longo dos dias, orientei individualmente os alunos, assim que necessitavam de um apoio conforme a professora orientava.

Os alunos sempre seguiam uma rotina, chegavam e eram recepcionados pela professora que desejava uma boa tarde a todos, dava-se inicio a aula, começando pela chamada, após feito isso é passado a data e o roteiro da aula na lousa, e seguia com as atividades propostas para aquele dia.

Com base nos dados observados pude ampliar minha visão a cerca das observações realizadas, constatei que a teoria não tão distante da prática vivencia.

Portanto o primeiro passo para uma educação de qualidade, é conhecer os alunos, diagnosticar seus avanços e dificuldades.

Segundo Vygotsky (1984), “o educador precisa contextualizar a sua prática docente, considerando o aluno como sujeito integral e concreto, historicamente situado, isto é, um indivíduo que a partir da sua história de vida, tem um capital cultural construído na interação com o meio que está inserido, sendo identidade que além de invisual, é também coletiva e que liga a sua classe social de origem”.

Dessa forma faço minhas palavras de Vygotsky (1984), ao encarrar o aluno como um sujeito pensante, com grandes possibilidades.

4 PERFIL DOS PROFESSORES

Neste estágio de 100horas, tive o prazer de acompanhar uma ótima professora, que leciona a 15 anos, tem  sua formação em magistério (no ano de 1999) após formou-se em matemática (no ano de 2008) já lecionou em diversas escolas, atualmente atua no turno da manhã em turmas de ensino médio como professora de matemática e a tarde com anos iniciais. É uma ótima professora, realizada profissionalmente, apaixonada pelo que faz e dedicada com seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com