TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  22/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]                                                                                     [pic 3]

PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

6        PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades do estágio fundamental, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período da pandemia da COVID-19.

 O texto base traz a análise das principais ideias sinalizadas na leitura obrigatória pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento da pedagogia. Posteriormente, será descrito o que é Projeto Político Pedagógico- PPP e a sua importância para o ambiente escolar, sua interrelação com as competências gerais da Educação Básica e de que modo a escola apresenta o processo de avaliação da aprendizagem.

Em seguida serão apontadas atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor, sendo exemplificado de que maneira a equipe pedagógica pode orientar o professor tendo como referência a utilização do PPP e da relação da direção com a equipe pedagógica como parâmetro de qualidade dos processos educativos no âmbito escolar.

 Logo após será explicada a importância de se trabalhar os Temas Contemporâneos Transversais na escola, como devem ser aplicados e quais são os pilares em que se baseiam, por fim, traz dois planos de aula utilizando as tecnologias pedagógicas


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A interdisciplinaridade, tem como enfoque teórico, superar a fragmentação, como denomina Gadotti (2004): Superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendências positivistas em cujas raízes estão o empirismo, o naturalismo e o mecanismo científico do início da modernidade. No entanto, os conceitos, para interdisciplinaridade ainda está em processo de construção. Qualquer demanda por uma definição unívoca e definitiva deve ser a princípio descartada, porque encontrar o limite objetivo de sua abrangência conceitual significa concebe-la numa ordem disciplinar, o que pode afirmar é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa a abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudos. Porém independente da definição de cada autor, a interdisciplinaridade sempre estará situada, onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado, ou seja, uma intensificação de diálogo, das troas, da integração conceitual e metodológica nos diferentes campos do saber.

Já no campo epistemológico, as relações sociais na estrutura da sociedade moderna se limitam e impedem o dever humano, na medida em que a exclusão e alienação fazem parte da lógica da sociedade capitalista. A nosso ver, foi uma filosofia das circunstancias, mais precisamente o positivismo, que constituiu o grande veículo e o suporte fundamental dos obstáculos epistemológicos ao conhecimento interdisciplinar, porque nenhuma outra filosofia estruturou tanto quanto ela as relações dos cientistas com suas práticas, segundo Olga Pombo (2004). A ciência moderna se constitui pela adaptação da metodologia analítica proposta por Galileu e Descartes, isto é, se constitui justamente no momento em que adotou uma metodologia que permita “esquartejar”, cada totalidade, cindir todo em pequenas partes por intermédio de uma análise cada vez mais fina. A ideia subjacente é a de que o todo, é igual á soma das partes.

Todavia a escola é um ambiente de vida. Ela deve constituir-se e processo de vivência, e não preparação para a vida. A escola deve conter, em si a expansão da convivência humana, considerando toda a sua complexidade. A escola deve ser por sua natureza e função, uma instituição interdisciplinar. Sendo assim nos permite afirmar que a interdisciplinaridade, tanto em sua dimensão epistemológica quanto pedagógica, está sustentada por um conjunto de princípios teóricos formulado sobretudo por autores que analisam criticamente o modelo positivista das ciências e buscam resgatar o caráter da totalidade do conhecimento de totalidade. Assim sendo, concluímos que  a interdisciplinaridade é um movimento importantr de articulação entre o ensinar e o aprender, compreendida como formulação teórica e assumida enquanto atitude, tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdo, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1.O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

 

É um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as necessidades da realidade escolar que representa. Este documento escolar contribui e da sustentação para o trabalho organizacional escolar, no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias aos ensinos e aprendizagem o regimento escolar apresentado as normas as regras que regem tais ações bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunicação escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com