TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  24/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.089 Palavras (21 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        10

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        11

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        12

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

13        PLANOS DE AULA        16

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

15        RELATO DA REGÊNCIA        18

23        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

INTRODUÇÃO

A finalidade do presente trabalho é relatar a observações e as atividades desenvolvidas durante o período de estágio na educação infantil, que teve como objetivo vivenciar e aprender na prática como funciona todo o processo de aprendizagem, os desafios e conhecer melhor o espaço escolar. O estágio foi realizado na escola CEI Algodão Doce, que fica localizado no município de Itajaí – SC. Escolhi essa escola pois já atuo como pedagoga na mesma e também é tida como referência no bairro na questão de ensino e no excelente trabalho desenvolvidos por seus gestores, que mesmo diante dos desafios enfrentado no dia a dia conseguem manter a boa qualidade no ensino dos alunos.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com base na leitura do artigo “O papel do professor e do ensino na educação infantil”, foi possível entender melhor a perspectiva de Vigotski, Leontievi e Elkonin, autores de psicologia histórico-cultural em relação ao ensino e desenvolvimento infantil da faixa etária de 0 a 6 anos. Para Vigotski não é possível compreender o desenvolvimento infantil como processo natural, que se desenvolveria de forma espontânea, como resultado das leis naturais. Vigotski criticava o fato de existir uma espécie de regra da psicologia para determinar as características e os processos do desenvolvimento infantil, para ele, deveria ser levado em consideração a realidade cultural de cada criança, sendo assim se torna impossível definir uma ordem fixa nesse estágio para toda e qualquer criança. Assim como, para os autores Leontiev e Elkonin, é necessária uma investigação do cenário em que a criança se encontra e do meio em que ela vive perante a sociedade. Todos os três autores evidenciaram que o fator determinante para o desenvolvimento de uma criança tem relação com a sociedade. Todos os três autores evidenciaram que o fator determinante para o desenvolvimento de uma criança tem relação com a sociedade ao qual ela se encontra presente naquele momento. A aprendizagem e o ensino é um processo importante na vida de todo indivíduo e precisa ser conduzido da melhor forma, para que ele avance e seja capaz de descobrir e desenvolver suas habilidades, e uma das contribuições para esse processo, é a “imitação”, que para Vigotski é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento, pois ela se implica uma determinada compreensão do significado da ação do outro. Sendo assim, podemos entender que todo processo de aprendizagem e ensino também necessita da mediação de um adulto. De acordo com Leontiev o desenvolvimento psicológico infantil se desenvolve na dependência dos processos concretos nos quais eles estão envolvidos, como na atividade da criança. Com base nisso, é papel do educador cultivar as funções psicológicas da criança durante o processo de aprendizagem, para que se obtenha resultados satisfatórios. Elas devem ser estimuladas, ter acesso aos objetos de aprendizagem e ter suas atividades organizadas de maneira que não percam o interesse naquilo que está sendo ensinado. Para Elkonin a organização adequada do ensino implica que a intervenção pedagógica esteja de acordo com as particularidades de cada idade ou período de desenvolvimento.

Todas essas contribuições devem ser levadas em consideração, pois para que se obtenha resultados satisfatório no desenvolvimento da educação da criança é necessário compreender a fase, o meio em que ela vive, a família, as bagagens que aquela criança traz consigo e a realidade em que ela se encontra. No atual cenário é possível notar que pouco tem sido levado em consideração esses fatores, são poucas escolas que se preocupam com essas questões, muito das vezes levando o aluno a crescer sem se desenvolver, sem entender de fato aquilo que está sendo ensinado. A família é parte principal desse processo, pois as crianças refletem o meio que ela vive leva isso para dentro da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com