TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  24/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Amanda da Silva Santos e Souza           2601014               2018/08

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL –

HIBRIDO - ENSINO

Ipatinga - MG

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

2 ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.....................................................................04

2.1 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS.........................................................................04

2.2.  ANÁLISE E OBSERVAÇÃO................................................................................05

3 PLANO DE AÇÃO ...................................................................................................07

4 CAMPO EXTERNO REMOTO – ANÁLISE IMAGÉTICA ........................................07

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................12

6 REFERENCIAS.......................................................................................................14

1 – INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de Educação Infantil no modelo híbrido ensino é uma das opções para dar seguimento aos trabalhos acadêmicos, apresentados pelo Centro Universitário UNINTER. O estágio é um período especial e importante para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia.

No Estágio Supervisionado o estagiário tem a oportunidade de colocar em ação toda a teoria aprendida durante o curso e de refletir sobre quais práticas vão escolher e usar futuramente e quais as formas de agir dentro de uma sala de aula com as crianças na Educação Infantil. Tornando-se uma etapa imprescindível na vida do acadêmico, uma vez que contribui no processo de autoconhecimento, possibilitando agregar valores nessa modalidade, construindo assim um olhar investigativo da própria prática.

Para que o professor seja considerado um bom profissional é indiscutível relacionar alguns aspectos a sua prática. Como envolver valores, atitudes e conhecimentos, como ele ensina, as expectativas sociais sobre a importância da escolarização, o que ensinar, o que devem fazer e saber (TANCREDI, 2009).

Para o futuro pedagogo a prática de estágio é fundamental para a sua formação profissional, propiciando novas conquistas, saberes e principalmente a oportunidade de vivenciar o dia a dia em sala de aula e ambiente escolar.

O Estágio Supervisionado Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil Gotas de Luz, mantido pelo Núcleo Assistencial do Limoeiro, conveniada a Prefeitura Municipal localizada na cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, por mim Amanda da Silva Santos e Souza, acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, RU 2601014. A instituição estagiada atende Educação Infantil (1 a 3,11 anos), completados até 31/03, no período integral, com um total de 103 alunos, distribuídos em sete turmas, sendo uma turma de maternal 1, três de maternais 2 e três turmas de maternais 3.

O presente estágio tem por finalidade expor as atividades, os aprendizados e as informações coletadas e observadas durante as aulas, pois o acadêmico terá a oportunidade de integrar os conhecimentos teóricos com a prática.

A metodologia aplicada foi a da observação das aulas, diálogo com a professora regente e com a equipe pedagógica, pesquisas em bases de dados, leitura dos materiais disponibilizados no AVA, produção do material, análise imagética do documentário indicado, elaboração do Plano de Aula e construção da produção conceitual.

Considerações Finais apontei a minha experiência e aprendizagem que alcancei durante o estágio.

2 – ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 Concepções Pedagógicas

Mediante as observações e entrevista com a coordenadora pedagógica Zélia e algumas professoras, constatou-se que a instituição tem como visão ser uma unidade de ensino de formação integral, onde a criança aprenda a conhecer, aprenda a fazer, aprenda a conviver e aprenda a ser, visando atender os quatro pilares da Unesco, em preparar o aluno para a vida em sociedade, tornando-o cidadão. Com essa visão pretende proporcionar a formação tanto de crianças como de educadores empreendedores atuantes e comprometidos com a educação de modo geral.

O espaço físico atende as necessidades das crianças, com salas de aulas limpas e amplas, banheiros, refeitório, sala de vídeo.

As instalações do Centro de Educação Infantil Gotas de Luz ocupam um prédio com várias salas amplas e espaçosas, subdividido em dois pavimentos, com os espaços físicos:

Térreo – Secretaria, sala de coordenação, 2 banheiros adulto, 4 sanitários infantis (dois femininos e dois masculinos), 1 lavabo, 1 bebedouro, 1 sala de recursos, 1 sala de banho coletivo, 1 depósito de material de limpeza, 1 refeitório, 1 cozinha e 1 dispensa; Pátio – Parquinho, 1 almoxarifado e 1 área de jardim, 5 salas de aula, sendo uma com banheiro.

No segundo piso – 1 lavanderia, 1 sala de vídeo, 1 sala de reuniões, 2 salas de aula, 2 banheiros adulto, adaptados para uso infantil, 1 bebedouro, 1 sala de planejamento, 2 almoxarifados, 1 rol de entrada e 1 salão de eventos.

Todos os dias seguem uma rotina com o acolhimento aos alunos, café da manhã, colação (fruta), almoço, higiene bucal, hora do sono, lanche, jantar e banho.

As salas de aula são equipadas com ganchos baixos, na altura da criança, para que ela chegue e consiga pendurar a sua mochila; tapetes de EVA para que se realize as atividades como a roda de história; som para atividades com dança e para ensaios de apresentações; brinquedos pedagógicos, para que a criança aprenda brincando e hora do sono.

2.2.  Análise e Observação

Durante o período de estágio acompanhei o maternal 2B – Turma amiguinhos do mar. Pude observar a didática adotada pela professora Luciene, a rotina em sala de aula e a personalidade de cada criança.

A rotina na sala de aula após a chegada das crianças, a professora faz a chamada, utiliza o painel de janela do tempo (onde se observa como está o clima no dia), mostra as regras em sala de aula, planejamento diário, calendário.

Uma turma de crianças muito carinhosas e inteligentes. Pude ver o trabalho de toda a instituição para dar autonomia as crianças, sempre com a supervisão, as crianças comem sozinhas, vão ao banheiro, trocam de roupa, se necessário com o auxílio do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (505.1 Kb)   docx (415.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com