TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  10/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.436 Palavras (14 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        RELATO DE LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        9

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        10

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        11

9        RELATO DE OBSERVAÇÃO        12

10        PLANOS DE AULA        13

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        14

12        RELATO DA REGENCIA        15

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        16

17   CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

18  REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório em educação infantil representa uma etapa fundamental para o acadêmico de Pedagogia, proporcionando a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Este relatório tem como objetivo registrar minhas experiências, observações e aprendizados durante esse período.

         A instituição de Educação Infantil na qual realizei meu estágio está localizada na Alameda Do Ipê Branco no Bairro São Luiz na cidade de Belo Horizonte, atendendo crianças do Maternal ao Ensino Fundamental 2.

      Durante o estágio, participei ativamente de diversas atividades e interações com as crianças, sempre sob a supervisão atenta da professora titular. Algumas das atividades que desempenhei ou observei incluem:

      Planejamento e Execução de Atividades Pedagógicas: Colaborei na preparação de atividades lúdicas e educativas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Isso envolveu a confecção de materiais pedagógicos e a adaptação de estratégias para atender às necessidades individuais de cada criança.

      Observação e Avaliação: Realizei observações sistemáticas das crianças durante as atividades, registrando seu progresso e comportamento. Isso contribuiu para a identificação de possíveis dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento de estratégias de intervenção.

Apoio às crianças com deficiência: Colaborei nas intervenções das crianças com deficiência, auxiliando na adaptação de atividades e na promoção da inclusão.

O estágio em Educação Infantil me proporcionou aprendizados valiosos que complementam minha formação teórica. Alguns dos principais pontos de reflexão incluem:

        A importância da individualização do ensino, considerando as diferentes necessidades e estilos de aprendizagem de cada criança.

A relevância da observação atenta como ferramenta para identificar oportunidades de desenvolvimento e intervenção.

O papel fundamental da parceria entre escola e família no processo educativo das crianças.

A compreensão da Educação Infantil como um período crucial para a formação de habilidades sociais e emocionais, além das habilidades cognitivas.

      O estágio em Educação Infantil foi uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para minha formação como futura pedagoga. As vivências e aprendizados adquiridos durante esse período serão fundamentais para minha atuação profissional no futuro, fortalecendo minha capacidade de planejar, implementar e avaliar práticas educacionais de qualidade.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo "O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil: A Perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin" de Juliana Campregher Pasqualini, publicado em 2010.

É uma peça importante para educadores e pesquisadores que buscam uma compreensão mais aprofundada do papel do professor e do ensino na educação infantil, com base nas teorias de três influentes psicólogos russos: Lev Vygotsky, Alexei Leontiev e David Elkonin.

A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, proporcionando a base para habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Nesse contexto, a autora começa enfatizando a relevância da pesquisa em educação infantil e como as teorias desses psicólogos podem enriquecer as práticas educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com