TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.086 Palavras (17 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 17

LORENA BALTAZAR DE OLIVEIRA - RA: 3815616673

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2013

LORENA BALTAZAR DE OLIVEIRA - RA: 3815616673

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2013

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................07

3 – Plano de Aula.......................................................................................................08

4 – Regência..............................................................................................................09

Considerações Finais..............................................................................................10

Referências Bibliográficas......................................................................................10

Anexos.......................................................................................................................11

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Lorena Baltazar de Oliveira

RA: 3815616673

Curso: Pedagogia          

Semestre:

Ano:

Início do estágio: 07 /11 / 2013

Término do Estágio: 28 /10 / 2013

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: IMI Profª. Diméia Maria Ferreira Diniz Endo        

Endereço: R: Nelson José C. Ferreira

Telefone: 12- 49661605

Responsável: Sandra Regina Alves de Freitas Moreira

INTRODUÇÃO

O relatório relata de forma organizada, as informações coletas a partir do estágio obrigatório supervisionado, realizado na IMI Maria Diméia Ferreira Diniz Endo, do dia 07/10//2013 ao dia 24/10/2013 com a professora Michelle e agente educadora Andressa. Através deste estágio pude perceber que o estágio obrigatório é fundamental para a formação.

Com ele aprendemos como organizar uma sala de aula, como controlar os alunos , também pude observar as condições da escola, como funciona a cozinha, área da limpeza, refeições, como os alunos se comportam diante de tudo isso, se tem orientações de como se servir, se mantêm a sala limpa.

O documento consta conclusões realizadas através das observações, a professora sempre se comportou de acordo como deveria, mostrou que gosta do que faz, sempre fazendo atividades dinâmicas, brincadeiras e interagindo com as crianças.

Posso dizer que essa experiência valeu muito, pois aprendi bastantes técnicas com a professora e a agente educadora, elas foram fundamentais para minha formação, é sempre bom aprender com pessoas com mais experiência.

A diretora da escola também foi muito acolhedora, em nenhum momento ninguém foi rude ou mal educado, sempre tratando como iguais a elas, com respeito.

Para finalizar, percebo que o estágio obrigatório é uma forma de termos mais conhecimento e fazer pensar se tem certeza de que é isso mesmo que queremos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado foram de observação em sala de aula, planejamento de planos de aula junto á professora.

Durante a observação na sala, percebi que a professora reunia sempre os alunos em roda para desenvolver as atividades, ou em grupos de até seis alunos em mesas, seguindo o cronograma elaborado por ela mesma.

Neste contém atividades de linguagem, matemática, artes e natureza e sociedade, distribuídos satisfatoriamente de acordo com o coordenador da escola.

Observação e Interação

Durante o momento de observação na sala, pude ver que cada aluno é diferente, e se comportam diferentes, a professora tem paciência com cada um deles, organizando algumas atividades de acordo com o que interessem a todos, pude observar também que ela sempre faz atividades diferenciadas ao longo do dia, para não deixa-los entediados.

Ela organiza as atividades fazendo que todos interagissem entre si, sempre cobrando cada um deles que participem, mostra também interesse com a saúde e alimentação dos alunos.

Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

 Ao iniciar meu estágio pedi para a orientadora pedagógica que respondesse algumas perguntas referentes ao ensino-aprendizagem na escola, ela se mostrou prontamente para me atender e responder algumas perguntas, esclarecendo dúvidas, me deixando conhecer um pouco do seu trabalho, e explicando a importância do HTC e o papel do educador na escola.

 A coordenadora respondeu as perguntas de forma muito profissional, lidando com os problemas da escola e propondo caminhos para solucioná-los, dando importância à opinião do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com