TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação infantil

Por:   •  3/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1 LEITURAS OBRIGATORIAS ....................................................................................4

2 PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP) ...........................................................6

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORANEOS DA BNCC ......................................................................................................................................8

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA PEDAGOGICA ...........................................................................10

5 CONHECER METODOLOGIA ATIVAS  COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ....................................................................................................................................12

6 PLANOS DE AULA .................................................................................................13

         

CONSIDERÇÕES FINAIS .........................................................................................15

REFERÊNCIAS  ........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

        Esse relatório de estágio tem como objetivo mostrar os meus conhecimentos através dos estudos feitos e futuramente fazendo regência em sala de aula.

   

           O Presente estágio foi realizado como componente obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia, pautado na lei nº 87.497 de 1982 (alterada pela lei nº 8.859 de março de 2004) e pela lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases) que institui diretrizes para os cursos de licenciatura em todo o país.

          Este trabalho vem para apresentar a importância de todos os fatores que complementam o processo escolar compreender o que é PPP e a importância do PPP – Projeto Político Pedagógico, implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, compreender a importância dos temas transversais e ao decorrer do trabalho todas as perguntas serão respondidas e ficará evidente que o PPP é de extrema importância para o desenvolvimento de uma escola, seja ela pública ou privada, mostra qual o tipo de avaliação para os alunos e a relação aluno/professor. Podemos então perceber que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um bom profissional.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        O artigo “O papel do professor e do ensino de educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin é de autoria de Juliana  Campregher Pasqualini e aborda a pesquisa de mestrado da autora, que realizou o estudo de natureza teórica-conceitual que tinha como finalidade  a análise e a investigação das relação entre o desenvolvimento infantil e ensino da faixa etária de 0 a 6 anos.

       O texto procura entender que o desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar pode atuar em seu auxilio, tendo  como foco os papeis do educador e do ensino esclarecido por Vigotski, Leontien e Elkonin. É analisada a leitura contemporânea sobre a educação infantil e sua veia ante-escolar é o que diz a psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento infantil e o ensino primeiro é levantada a questão de que a educação para as crianças pequenas era vista essencialmente como ferramenta de assistência ou para preparar o aluno para o ensino fundamental não tenha um valor próprio.

       Então, cresceram os debate acerca da função do ensino para crianças pequenas e chegou-se a conclusão que elas tem que ter como proposito cuidar e educar tirando o ensino como objetivo e colocando as relação educativas dentro de um espaço de convívio coletivo. Para Vigotski, não se pode utilizar, como principal determinante, a biologia para explicar e desenvolvimento da criança, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela  genéticas e dando em um contexto social e cultural. Leontiev e Elkonin tem pensamentos parecidos ao concordarem que é preciso levam em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é exclusiva para cada situação, sendo a definição de cultura, Vigotski, tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, ele afirma que nesse processo de transformação do meio, O homem acaba transformando sua própria conduta e que o domínio de tal conduta ( como a atenção voluntaria, por exemplo) é caracterizado por uma função psicologia superior exclusiva dos seres humanos. Esse domínio é dado pela significação (criação de signos) e o principal signo e a linguagem,  tendo, então, grande importância no desenvolvimento psicológico. A significação é uma característica primeiramente social que depois é transferida para o interior do individuo, e esta é a lei genética geral do desenvolvimento cultural, que p caracteriza como uma operação organizada, Leontiev e Vigotski concordam, então, que as aptidões exclusivamente  humanas, são adquiridas pelas crianças após introdução de signo e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente. A apropriação cultural só e dada com a mediação de outro individuo, sendo caracterizada por Leontiev como educação. Logo, o ensino, como agente educador, não pode ser basear na naturalização espontânea da criança nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas na promoção de condições para que as mesmas se formem.

      Dessa forma, após analise do texto identifica-se que a escola é um dos espaço social educacional fundamentais para que as crianças desenvolvam, a parte do trabalho e do professor, os principais humanos éticos para serem bônus cidadão na sociedade.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

       O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com