TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Progressões de matematica

Por:   •  27/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  19.576 Palavras (79 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 79

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

URI-CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATA E DA TERRA

CURSO DE MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ESTÁGIO

MARIA JOICE RIBEIRO DELLEGRAVE

Matemática: VIII semestre

Professora: Noeli Ferrabolli Conte

Frederico Westphalen, 2002.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------3

REFERENCIAL TEÓRICO-------------------------------------------------------------------------4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO--------------------------------------------------------------------15

CARACTERIZAÇÃO DA TURMA---------------------------------------------------------------17

PLANO DE AULA 1.----------------------------------------------------------------------------------19

PLANO DE AULA 2.----------------------------------------------------------------------------------26

PLANO DE AULA 3.----------------------------------------------------------------------------------29

PLANO DE AULA 4.----------------------------------------------------------------------------------34

PLANO DE AULA 5.----------------------------------------------------------------------------------38

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES-----------------------------------------------------------------45

AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------55

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES-------------------------------------------------------------60 CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------------------61

BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------------------------------62

ANEXOS------------------------------------------------------------------------------------------------63

INTRODUÇÃO

O Relatório do Estágio de docência no Ensino Médio referente ao Curso de Matemática tem como finalidade relatar como procedeu a prática pedagógica

A educação escolar seja ela como for, pode contribuir para a formação da cidadania, podendo ser para a alienação e reprodução da sociedade ou para a formação  de um cidadão crítico reflexivo.

A matemática se bem trabalhada contribui de forma significativa na formação da cidadania.

A aquisição do conhecimento matemático não se inicia num processo formal de ensino.Essa aquisição vem se dando durante o decorrer da vida.Todo o indivíduo adquire formas de resolução para as dificuldades encontradas no seu dia-a-dia. Para se atingir os objetivos, onde os alunos construam seus conceitos, sempre que possível devemos partir da observação e análise dos fatos, da experiência vivida.Portanto, tratando de todas as áreas, é o momento em que se realiza a sistematização dos conhecimentos, num leque pretende abrir perspectivas na busca de sua profissionalização, dando ao aluno uma visão geral do mundo e da vida, mesmo que os educandos do ensino médio já tenham capacidade de compreender através da abstração, é muito importante que o ensino da matemática parta do meio em que se vive, fazendo uma ponte entre o local e o global.

A proposta aqui apresentada é de continuidade do processo educativo que se vem feito desde o ensino básico, através de uma prática pedagógica dirigida onde o processo do ensino-aprendizagem contribuirá para a transformação social, criando condições para que o educando perceba processo de recriação do conhecimento matemático e do uso adequado desse processo para responder aos desafios e exigências de suas necessidades cotidianas.

O trabalho apresentado é referente à prática de ensino no Ensino Médio, no qual contém referencial teórico referente à matemática do ensino médio e PCN, planejamento sobre progressões geométrica e aritmética e relatório das atividades realizadas.O mesmo será realizado no instituto Estadual de Educação Padre Vitório, no primeiro ano do Ensino Médio, magistério.

                REFERENCIAL TEÓRICO

        

“A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.

Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.

                        Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.

Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios de frutos abençoados da felicidade e do amor”.

Lendo este texto de autor desconhecido, parei para pensar nas atividades realizadas, no meu curso universitário e no que preciso fazer, sei que é muito, muito mesmo.Sou professora de matemática no Ensino fundamental a quase dez anos.Quando comecei passei por grandes dificuldades, mas a maioria destas foram sendo sanadas a partir de pesquisas em várias bibliografias, e nas experiências em sala de aula. Também lembrei que estou lutando pelo curso universitário desde 1995, já poderia ter feito a plena, pós-graduação e até começando um mestrado, mas, as condições financeiras e de saúde me impediram.Mas, estou feliz, pois estou aqui  para realizar uma das etapas finais do meu primeiro desafio.O de ser professora de matemática.

Aproveitando, o questionamento de Paulo Freire, que nos impulsiona  a rever as práticas pedagógicas, trabalhando com os conflitos inerentes ao processo educacional, com ousadia e coragem, para que possamos romper estruturas endurecidas, possibilitando a apropriação pela comunidade escolar, do pensar e do fazer na Educação.

“Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história do seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam”.

                                                   (PauloFreire –Seminário Nacional         Aprendendo/Ensinando-2001)

Como o projeto realizado é referente ao ensino médio, estou aqui para pensar, analisar e compreender o andamento do mesmo.Pois, o ensino da Matemática deve ser organizado, levando em conta a natureza dessa matéria, os alunos aos quais ela se destina  e o porquê de ministrar este ou aquele conteúdo.

O ano anterior (2001), tive uma pequena  parcela de trabalho no ensino médio onde trabalhei com alunos na área de educação artística, matemática para o terceiro ano do magistério e física para  uma turma do primeiro ano do ensino médio.Este contato com o ensino médio me deixou mais preocupada com a educação, com sede de conhecimento, percebi que pouco se sabe, e “é necessário muita competência,”como afirma Lino de Macedo, do Instituo de Psicologia da universidade de São Paulo. “Essa competência pode ser explicada como um saber que se traduz na tomada de decisões, na capacidade de avaliar e julgar”. Ao contrário do que muita gente pode pensar, esse saber articulado ao fazer não é um modismo, garante ele. “A evolução da tecnologia é definitiva e, infelizmente, mais exclui do que inclui.Uma das condições que a tecnologia hoje impôs é o ramo da informática e quem não sabe operar um computador, dificilmente consegue emprego” exemplifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.6 Kb)   pdf (894.5 Kb)   docx (287.7 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com