TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio supervisionado matemática

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.634 Palavras (19 Páginas)  •  3.176 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Estágio Supervisionado III

Débora Alvares Assunção

Orientadores: Adriano Santana Soares e Maycon Silva Santos

Teresina

2016

Débora Alvares Assunção

Estágio Supervisionado III

[pic 1]

 Orientadores: Adriano Santana Soares e Maycon Silva Santos 

Teresina

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

2.1        Objetivo Geral        

2.2        Objetivo Específico        

3.        CONSIDERAÇÔES INICIAIS        

3.1        Descrição a escola foco da prática:        

4.        RELATO DA REGÊNCIA        

4.1        Registro Geral das aulas assistidas e ministradas        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.        REFERÊNCIAS        

7.        APÊNDICES        

8.        ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

 A realidade  de hoje em dia exige profissionais  cada vez mais qualificadas, pois é assim que o mercado de trabalho determina. É papel da  escola preparar  jovens e crianças, transformando-os assim em cidadãos críticos e ativos, diante dessa ideia é que procurei dentro da minha prática de estágio empregar e trabalhar de  forma metodológica voltada para a participação do aluno na construção do seu próprio conhecimento possibilitando-o a fazer criticas e ser mais ativo em sala.

Apesar da matemática apresentar os mesmos conteúdos durante muito tempo , o que faz a diferença é a metodologia empregada para trabalhar os assuntos durante as aulas na prática de estágio.Nessa período de estágio trabalharam-se as operações com números inteiros, racionais, noções de geometria, medidas e grandezas entre outros,  sendo que os mesmo eram trabalhados quando possível de forma dinâmica, como atividades interativas ,uso de vídeos e imagens pelo data show. Assim, trabalhando dessa forma percebi que com  esses métodos   chamou bastante atenção dos alunos de forma esperada.

  1.  OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O Estágio  visa integrar a Universidade ao cotidiano escolar e tem por objetivo,vivenciar diferentes dimensões de atuação profissional, promovendo a relação entre a teoria e a prática, buscando soluções para os desafios à  atividade do professor, de forma crítica e atualizada.

  1. Objetivo Específico
  • Aprimorar o comportamento profissional do futuro professor, proporcionar a nós alunos-professores a oportunidade de aplicar nossas habilidades desenvolvidas durante todo o curso;
  • Nos inserir  no contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade escolar, possibilitando o confronto entre o conhecimento adquirido  e a prática adotada;
  • Proporciona  a oportunidade de solucionar problemas técnicos reais;

  1. CONSIDERAÇÔES INICIAIS
  1. Descrição a escola foco da prática:

CETI Maria Melo, localizado na Rua Deoclideo Brito, no bairro Planalto Ininga, na cidade de Teresina, no estado do Piauí. A instituição possui 284 alunos divididos entre ensino fundamental e médio. O espaço onde a escola funcionava se encontra desativado desde março do ano de 2012. Todos os alunos do antigo centro estudam na antiga unidade Ana Bernardes, que atualmente se chama Centro educacional de Tempo Integrado (CETI) – Maria Melo.

As salas de aulas são climatizadas porém as centrais de ar não refrigeram como era pra ser, a escola possui uma biblioteca que possui um acervo bem acessível, uma sala de informática, uma sala destinada ao alunos do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência), e um refeitório, entretanto os problemas de estruturas apesar de uma reforma no ano anterior são bem visíveis, a escola não possui uma quadra de esporte, as atividades físicas são realizadas na quadra da escola ao lado.

As características sociais e econômicas da comunidade são  relevantes a serem observadas, pois a partir dessa analise podemos  traçar uma metodologia eficaz a se aplicar aos alunos. Logo vejo que temos inserido na escola uma comunidade simples e humilde, que estão a mercê das injustiças sociais, que procuram-se sobre sair em meio de tantas barreiras que assusta  sociedade como, criminalidade, prostituição, desinteresse municipal entre outras. Perante essas situações a população ainda se dispõe, e procura através da educação ter uma vida melhor.

  1. RELATO DA REGÊNCIA
  1. Registro Geral das aulas assistidas e ministradas

Com base em minhas observações na escola e em sala de aula, pude ver como funciona realmente uma escola na integra, com seu corpo docente, professores, diretores, pedagogos e alunos, e algumas de suas características que podem variar de escola pra escola.Com o convívio junto aos professores da escola pude aprender como me portar diante dos alunos e colegas de trabalhos ,como me relacionar com os pais dos alunos nas reuniões de pais e mestres entre outros aprendizados.

 Aprendi muito como professor Manuel (supervisor ), não apenas com os conteúdos lecionados mais como ele lidava com certas situações em sala de aula. Como, por exemplo, a maneira de disciplinar os alunos, que quando ele passava um exercício e alguns alunos não faziam ele mandava para coordenação, isso tem seus altos e baixos o bom é que força ou estimula os alunos a se comprometerem a resolver os exercícios, porém os alunos perdiam a correção, entretanto o objetivo desse professor era para que justamente os alunos não copiassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (654.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com