TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio do 5º Período Ensino Fundamental Fase I

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EAD UBC

CURITIBA-PR

2015

EDUCAÇÃO INFANIL

Estágio supervisionado do curso de pedagogia da UBC/EAD, para obtenção do grau do pedagogo sob a supervisão da professora Ms Denise Almeida

EAD UBC

CURITIBA-PR

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução        
  1. Relato da docência        
  1. Análise do Projeto Pedagógico        
  1. Análise do Regimento Escolar        
  1. Conclusão        
  1. Referências Bibliográficas        

Introdução

Relatório do Estágio de: Docência na Educação infantil, Com duração de 100 horas, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo, situado na Rua: Madre Paulina, 753 no Bairro Jardim Eucaliptos em Colombo. Tendo sob orientação da Diretora Coordenadora Pedagógica.

Este de relatório de docência e observação da professora. Além de conter informações relevantes sobre o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, para o bom funcionamento do CMEI.

Com o objetivo nós mostrar ser indispensável para o sucesso do processo de formação de professores e a vivenciar ao ambiente educacional desenvolvendo conhecimentos sobre vários aspectos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem. Além de vivenciar situações que envolvem o cotidiano escolar, pois permite a ligação entre a teoria e prática docente. Estar de frente com os alunos pode perceber o tamanho da responsabilidade de um professor. Além de conhecer as funções dos diversos profissionais que atuam na escola visando aprofundar o conhecimento sobre as necessidades.


RELATO DA DOCÊNCIA

Foram realizadas 8 horas somente para observação em sala de aula, a turma em que estagiei foi o Pré I. 

No início da observação a professora ficou um pouco inibida com a minha presença, ela demonstrou uma ótima interação com as crianças, paciente e cuidadosa, buscando manter a disciplina em sala. Deu seqüência a aula pedindo aos alunos as suas agendas, pois no CMEI todos os alunos têm sua agenda, este material se torna um meio de comunicação entre os pais com a professora e com todo o funcionamento das atividades desenvolvidas no CMEI, ela faz uma roda de conversa informal aonde perguntou aos alunos como tinha sido o final de semana deles, pois me relatou que as crianças precisam deste momento de conversa para aprender interagir com os colegas. Após este momento que deve ter durado no máximo uns 15 minutos a professora começou a chamada.

Diante do que observei as atividades foram desenvolvidas por todos os alunos.

Todo dia eles têm o momento da recreação que é às 11h: 00min, onde eles escolhem como brincar e com que brincar, observei que os menores não se intimidavam pelos maiores e brincavam juntos, às 11h: 20min retornam para dentro do CMEI lavam suas mãos para almoçar.

  1. Observações Gerais

Os alunos entram às 08h00min e seguem sentido ao refeitório tomar café neste espaço eles ficam até as 08h: 20min depois do café a professora vem chama os alunos que formão uma fila e vão caminhando para sala. Chegando à sala a professora me apresentou aos alunos com conversa informal, explico o trabalho que faria na classe e que estaríamos juntos por alguns dias. Após a conversa sentei no fundo da sala. Observamos a rotina da turma e a organização do ambiente a sala era pequena não havia muito espaço são 13 alunos sempre sentados em dupla ou em até mesmo trio as janelas são basculantes com vidros canelados na parte mais baixa, que assim consegui evitar que os alunos se dispersem olhando para fora quando ouvem ruídos.

Apesar de simples é bem decorado, com cartazes feitos pela professora, representando o alfabeto, nos quais foram representadas de diversa formas, sílabas e palavras, formas geométricas e numerais, e também alguns cartazes feitos pelos alunos no fundo da sala têm um armário com vários livros de literatura infantil, gibis, revistas para recorte, brinquedos e massinha de modelar as mochilas dos alunos ficam penduradas na parede a mesa da professora fica bem a frente dos alunos. Percebi também através da observação e conversa com a professora o baixo rendimento na aprendizagem de alguns alunos, a professora, disse que não há problemas com indisciplina, mas os alunos que não se comportam são levados pela professora para a coordenação.

O uniforme, com jaqueta e calça, da cor azul com listras vermelha e, com o nome da creche e camiseta branca, são cedidos pela Prefeitura, como também a mochila e todos os materiais escolares este ano os alunos receberam kits com a apostila do positivo também cedido pela prefeitura, mas ainda não estão sendo utilizadas as professoras terão um curso para ajudar a trabalhar com este novo método de ensino.

Os alunos se mostram muito participativos em todas as atividades realizadas. Os alunos moram nos bairros próximos a creche, e seus pais são de nível sócio-econômico assalariado.

Antes de qualquer tipo de lanche a professora leva os alunos para fazer higienização das mãos, quando chegam ao refeitório sentam nos bancos e fazem uma oração ai sim comem. Logo após escovam os dentes e voltam para sala.

Observei que os alunos entre três e cinco anos não tem descriminação com os colegas.

O Centro é muito bem estruturado e organizado, limpo e confortável para os alunos.


ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

O presente projeto é o resultado do trabalho conjunto do corpo docente e administrativo dos centros de educação infantil atendendo a solicitação da Secretaria da Educação de Estado do Paraná, através do NRE Área Metropolitana Norte e foi elaborado a partir de discussões e encontros periódicos com todos os participantes neste processo evolutivo de educação.

O projeto visa analisar a realidade e melhorar a qualidade de ensino. Elaborado com o intuito de detectar as dificuldades encontradas durante o ano letivo, através de trocas de experiências e tentar superá-las. Desenvolvendo um trabalho pedagógico significativo para a criança atuando na sua formação pessoal, social e aos conhecimentos de mundo.

A localidade do bairro Jardim Eucaliptos faz parte da grande região do Alto Maracanã, no município de Colombo cuja população, vem crescendo rapidamente, pois está na parte urbana no município e já dispõe de escola, centro de convivência mercado, linha de ônibus. Apesar de a localidade estar se desenvolvendo economicamente, ainda compõe-se uma população com variados níveis de escolaridade, porém boa parte é carente, as crianças que freqüentam o CMEI são filhos de operários que trabalham em indústria e pedreiros, mães diaristas autônomas e catadoras de papel (agente do meio ambiente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com