TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educação infantil

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MONICA BETINA DIAS, RU: 824198

AILA IARIN DA SILVA ,RU: 715277

ESTAGIO- EDUCAÇÃO INFANTIL

CURITIBA

2013

MONICA BETINA DIAS, RU:824198

AILA IARIN DA SILVA , RU: 715277

ESTAGIO- EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estagio-Educação Infantil

Apresentado á UTA- Infância e Ludicidade no curso de Pedagogia.

Tutor Local: Rita de Cássia Ritzel

Centro Associado: Lajeado

-

CURITIBA

2013

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO:        

2 A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS  DA EDUCAÇÃO INFANTIL        

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA        

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISONADO        

2.3.1 Caracterização dos espaços de observação        

2.3.2 Caracterização dos profissionais da escola...................................7

2.3.3 descrição e análise reflexiva das atividades do estágio – Educação Infantil .......................................................................................................7

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS.................................................................................................14


1  INTRODUÇÃO:

A Educação é um processo fundamental para a formação do homem, na qual ele adquire aprendizados para um bom convívio social, realização financeira, lazer, cultura, dança, música, brincadeira, etc. O professor é um profissional capacitado para direcionar ao homem o melhor caminho a ser percorrido, desenvolvendo suas potencialidade e capacidade, em que cada um adquire desde os seus primeiros passos, tanto no aprendizado com a familia, meio ambiente e escola. Assim o professor  desperta a personalidade do aluno à ser lapidado aprimorando seus conhecimentos, conceitos e despertando sua inteligência no que sabe fazer de melhor.

Explorando o mundo que a cerca, a criança começa a perceber semelhanças e diferenças. Num ambiente que estimule as descobertas, isso será prazeroso.  Ao iniciar o trabalho com cores, o professor deve fazer questão de despertar a atenção da criança, diariamente, para as cores dos objetos costumeiros, para os brinquedos, jogos, roupas, etc. Desta forma, o aprendizado das cores, acontece em todos os momentos. 

De modo específico, porém, há diversas atividades que podem proporcionar um aprendizado diariamente divertido. O uso de tintas e pincéis, cola colorida, hidro cor, massa de modelar colorida, jogo da memória das cores são alguns exemplos.

É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identifica-las. E para isso também os jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre, trabalho que traz grandes beneficios ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Será apresentado no relatório atividades sobre  a importância de jogos e brincadeiras lúdicas, e também a importâncias das cores formas, de uma forma prazerosa utilizando “melecas”, tintas temperas massa de modelar, lápis de cor e assim por diante; com esse trabalho as crianças começam a descobrir o mundo em que vivem e também aprendem a conviver em sociedade.

O presente trabalho tem os seguintes objetivos: de observar e analisar o processo de ensino com crianças de 0 a 5 anos. Conhecer as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, observando, participando e planejando ações a serem desenvolvidas com crianças desta faixa etária. Objetiva-se também a reflexão sobre a prática pedagógica observada, podendo gerar problematizações e constituindo-se em instrumento de iniciação a pesquisa e ao ensino.

 Aprendizagem do estagiário sobre práticas educacionais com foco em Educação Infantil, observação e aplicação em campo de discussões ministradas nas áreas de estudo de Educação Infantil. É proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.

Este trabalho tem como objetivo principal relatar as atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio Curricular Supervisionado, onde estão evidenciadas as ações realizadas tanto no espaço escolar por meio das observações participativas e regências, bem como o relato dos estudos teóricos, de pesquisa e reflexão.

É fundamental e de grande importância para os acadêmicos do curso de pedagogia, o estagio, pois, através deste, o estagiário tem a oportunidade de observar, analisar, questionar, aprender na prática. Vivenciar a postura dos docente, diante das múltiplas inteligência de crianças, na qual todos estão dentro de uma expectativa para adquirir novos aprendizados de forma adequada ao seu e desenvolvimento psicológico, cognitivo, emocional e motor.

Assim, dizemos que o estágio é um instrumento prático de grande alcance social, quando utilizado de forma correta. Alcançado seu objetivo, que é o de orientação do aluno para a profissão escolhida, propiciando-lhe a possibilidade de verificar, na prática, os ensinamentos adquiridos em sala de aula, aperfeiçoando lhe a aprendizagem, além de possibilitar ao estagiário estar mais bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Rau (2011, p.37) coloca que,

A escola é um elemento de transformação da sociedade, sua função é contribuir, junto com outras instancias da vida social, para que essas transformações se efetivem. Nesse sentido, o trabalho da escola deve considerar as crianças como seres sociais e trabalhar com elas no sentido de que sua integração seja construtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com