TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educação infantil

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.606 Palavras (19 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Este projeto foi desenvolvido para alunos do Ensino Infantil I, com objetivos de estimular a visão estética da criança, desenvolver a criatividade,o reconhecimento das cores,desenvolver a linguagem oral e escrita, trabalhar a

contagem e registro de numerais.

Pois o contato com o mundo das cores na educação infantil é um momento mágico para toda criança. Quando ela passa a perceber a relação entre as cores as misturas e as formas que as cores podem tomar, fazem com que as crianças desenvolva varias habilidades motoras cognitivas. Na educação infantil através de atividades temáticas e praticas ou teóricas as crianças na sala de aula aprendem cada dia com objetivos que fazem parte de seus próprios sentidos, os tons as formas, as cores e as texturas são maneiras de fazer com que os alunos desenvolva suas habilidades e criatividade.

As atividades relacionadas a este universo faz a criança experimentar a arte, o descobrimento dos sentidos das cores e ao mesmo tempo em que elas adquirem conhecimento, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, dividindo os mesmos materiais.

Podemos dizer que tudo em nosso planeta é formado por cores que realçam a beleza natural de tudo que existe. São usadas em obras se arte, nas pinturas de diversos ambientes, no movimento de festas decorativas, em fim elas estão presentes por toda nossa vida. Não posso imaginar um mundo sem cores, ou seja um mundo em preto e branco.

É este conceito que procurei mostrar para os alunos do ensino infantil I, que o mundo é cheio de vida e cores, e as cores são mágicas e transforma o nosso dia a dia, e deixa a nossa vida mais bonita todos os dias.

O objetivo geral deste projeto é ensinar as cores primarias, que são cores que não se originam de nenhuma mistura de outras

cores, ou seja o vermelho, o amarelo, e o azul.

Ensinar as cores secundaria, que são compostas das misturas de cores primarias em semelhantes quantidades. Ex; verde que é a mistura entre azul e amarelo, roxo ou violeta obtida da combinação das cores azul com vermelho, laranja que é a mistura do vermelho com amarelo.

Ensinar as cores neutras, que são branco,cinza,marrom, utilizadas para auxiliar na complementação de outras cores desejadas.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃ

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio obrigatório organizado pela UNOPAR foi realizado na: Escola Silva e Temporim LTDA (creche Turminha Feliz), Rua Mario Imperial Filho nº 41, Bairro Santo Antônio, Cachoeiro de Itapemirim, ES, no período de 09/04/2015 a 30/04/2015, contando de 52 horas a sua carga horária em campo, sendo 48 horas serão em atividades dentro da instituição de ensino cumprindo as atividades assim proposta que totalizam 100 horas, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia, para que possamos obter uma base sustentável e de qualidade através da prática vivenciada no dia a dia da educação infantil.

A instituição funciona com abertura dos portões a partir de 60:40 as 17:30 horas, com tolerância até as 18:00 horas devido ao transito e tempo de chegada dos pais para buscar os alunos. Funciona com horário integral e meio período que é de 06:40 as 12:50 ou de 12:50 as 17:30 com almoço e agenda, tendo um

intervalo de almoço onde apos as 13:00 horas os mesmo possui o horário pedagógico onde é trabalhado a coordenação motora e percepção visual através de musicas, DVDs, brincadeiras e outros.

O trabalho realizado ao longo das atividades, proporciona um momento de reflexão e ação no qual a teoria volta -se para a pratica, onde é o momento em que o estagiário socializa-se ao meio e sua realidade diária, podendo acompanhar e observado o verdadeiro papel do professor e seu comprometimento com a educação, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos teóricos vivendo a pratica e seus imprevisto , pois mesmo tendo um planejamento, devemos ter um segundo plano para eventualidades que são inevitáveis.

No curso de formação ressalta a responsabilidade e comprometimento do professor quanto ao desenvolvimento do aluno, respeitando seus direitos bem como de vez e voz, promover seu desenvolvimento cognitivo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos de vivencia familiar e social de acordo com sua realidade .

A realização do estágio nos permite a refletir se realmente estamos disposto a atuar na educação pois é o momento em que confrontamos a realidade da sala de aula quanto a teoria, sabemos que a teoria são informações de conhecimentos e conteúdos que nos da margem para vivenciarmos a pratica, ou seja necessitamos de conteúdos para desenvolver a pratica. A interação com os alunos em campo nos permite experiências tanto boas quanto ruins, esses momentos forjam o nosso caráter profissional e emocional, levando-nos a avaliar se

realmente as ações entre professor e aluno estão de acordo com as Leis, e nossa capacidade de fazermos a diferença como profissionais.

Observa-se também que o bom desenvolvimento das atividades proposta depende do professor em aproveitar seu espaço seus recursos, sendo investigativo, dinâmico, ter o controle da situação, domínio do tempo disponível,despertando o interesse das crianças em participar e interagir com o meio escolar. E que o espaço escolar deve proporcionar ao aluno bem estar e confiança para uma interação de ambas as partes.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A escola Turminha feliz está em fase a adaptações pois anteriormente funcionava outra instituição de ensino na mesma, a qual tem um desempenho qualitativo em promover o desenvolvimento de seus alunos através de projetos que despertam o interesse dos mesmos a descobrir, criar imaginar, e interagir através de conteúdos problemas os quais os desafiam a pensar e elaborar soluções para os desafios proposto, aprimorando o raciocino lógico, e o desenvolvimento cognitivo.

A forma em que as professoras se relacionam com os alunos, a postura com os mesmo ao transmitir o conhecimento, o qual passa aos pequeninos confiança e respeito permitindo um vinculo que é muito importante nessa fase, a diversidade tem seu papel de destaque, pois sabemos que todos somos únicos, com seus valores e suas essências, pois o aluno não é uma folha em branco onde o professor introduz

a disciplina e pronto, cada um tem o seu tempo e ritmo de aprendizagem, cabe ao professor adequar-se as necessidades dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com