TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educação infantil

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA        5

ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA        10

                                       INTRODUÇÃO

  Neste relatório, serão apresentados os resultados e documentações relativos ás atividades desenvolvidas no estagio curricular obrigatório de docência no ensino fundamental,1º e 2º ano realizado no curso de Pedagogia. O estagio foi realizado pelo aluno Cley Rodrigues orientado pelas tutoras tutora EAD : Lais  Ossuna e   Tutora Presencial: Miriam a escola que acolheu o estagiário foi a escola Municipal Prefeito Geraldo  de Morais na cidade de Pirenópolis de Goiás.  As atividades desenvolvidas pelo aluno no decorrer do estágio – observações das aulas e prática e pratica de docência – possibilitaram ao aluno estagiário um treinamento para o futuro exercício da carreira de professor profissão a qual estará habilitado com a conclusão do curso de graduação em acréscimo as atividades tradicionais de estagio foi feito uma adaptação por haver um colega surdo que estava estagiando junto e o aluno Cley foi interprete do mesmo. O qual contou com a contribuição da diretora coordenadora e professoras para adaptação do projeto pedagogo da escola.

 Este relatório  tem por finalidade de registrar as experiências vividas e aos resultados obtidos durante o treinamento do aluno.

Sendo documento requisitado para avaliação final do aluno. O relatório está organizado em sessões que despõe de sobre o desenvolvimento do estagio. Tendo por inicio os dados de identificação do campo de estagio, seguido de;

Observação participativa e intervenção  logo em seguida os planos de aula elaborados pelo aluno e documentos em anexo.

As experiências vividas e conclusões em que chegou o aluno serrão explicados no fim de cada observação 1º e 2º ano do ensino fundamental e também no final haverá a conclusão que será apresentada em por menores pelo aluno.   Como se tratou de uma adaptação de currículo em libras todas as apresentações serão feitas de acordo com o que foi vivenciado em sala de aula com a participação da libras no ensino dos alunos ouvintes O que se tornou algo de muita importância na formação do docente.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 Foi observado na instituição as seguintes características:

 A escola fica em um Bairro bem discriminado da cidade cujo, a  fama é de ser o mais violento da cidade. Esta fama influencia a própria comunidade em criar  estereótipos e estigmas , mas é possível notar que tem se feito um bom trabalho com os alunos da escola pois dentro deste campo rico e complexo que é a escola percebe a união fraternal das crianças e o que podemos chamar de multicultura e respeito com os colegas é algo que se nota. Apesar de serem crianças normais que brincam e brigam, há pouquíssimos tratamentos de Billings ou preconceito entro os mesmos, o espaço físico da escola é rico pois tem um amplo espaço e conta com uma quadra coberta também tem sala de vídeo e de internet, é necessário algumas mudanças nas salas pois contam ainda apenas com o quadro negro.

 A escola atende cerca de 350 alunos contando com os alunos da educação infantil.

As turmas escolhidas para o estagio são os alunos do1º ano matutino e 2º ano vespertino turma tem 25 alunos entre meninos e meninas nas salas a um professor de apoio pois a portador de necessidades especiais TDAH no 2ºano vespertino e deficiente visual no 1º ano matutino.  Os alunos em ambas as classes na maioria são filhos de mães solteiras e vivem com os avós, o que na verdade a maioria dos alunos da escola, crianças entre 6 a 9 anos  aparentemente com bom desenvolvimento fisiológico.

 as professoras são bem experientes no trabalho uma com 16 anos de  regência em sala a do 1º ano, e a do 2º ano com 25 anos de trabalho em sala de aula.  

Como já citado apesar de  na sala não haver muitos recursos a escola tem um amplo material pedagogo a disposição dos professores o que possibilitara um bom estagio.

   

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAEMENTAL (1º e 2º)

                   1 – OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NO 1º ANO

[pic 10]

  1. Reflexão pessoal  A instituição conta com um bom acervo de materiais pedagógicos o que inclui livros e jogos. Alguns dos quais fazem parte de propostas pedagógicas das parcerias que a escola tem com outras instituições. Estes materiais são de uso comum, cabendo aos profissionais da escola responsabilidade ao utilizá-los. Em sala de aula, a educadora se utiliza também de livros de seu acervo particular, CDs e DVDs.  “os brinquedos e demais materiais precisam estar dispostos de forma acessível às crianças, permitindo seu uso autônomo, sua visibilidade”, visto que, usufruir desses materiais possibilita a facilitação da aprendizagem pelas crianças. : as atividades escolhidas propõem um trabalho efetivo de leitura e escrita. A temática é abordada de forma atraente para as crianças, respeitam seu nível de aprendizagem e com mediação da educadora;  A professora procura manter um ambiente de contribuição entre os alunos, uma interação com os mesmos de forma coletiva procura trazer fatos do cotidiano dos alunos para a sala de aula dando oportunidade para que se expressem livremente para que possa ser feita uma avaliação dos conhecimentos adquiridos. Em uma parceria com a professora de apoio faz com que o aluno portador de necessidade especial na sala interaja com os outros e participe o máximo das atividades junto com os outros alunos.

No estagio foi possível observar a complexidade da serie em questão pois é um período de muita curiosidade e pouca paciência  no qual a docente exerceu seu trabalho de forma exelente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (301.9 Kb)   docx (88.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com