TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educação infantil

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

AMANDA RODRIGUES DE LIMA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]


[pic 6]

AMANDA RODRIGUES DE LIMA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Natalia Gomes dos Santos

                                           Tutor de Sala: José Ronaldo dos Santos

Cabo 2018


SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


3[pic 8]

INTRODUÇÃO

        Por meio deste relatório serão descritos os dados coletados e toda experiência vivida ao decorrer do período em que se efetivou o estágio supervisionado curricular obrigatório, assim como as atividades que lá foram desenvolvidas.

O referente estágio foi realizado no período matutino, entre 06 a 22 de agosto de 2018, na Escola Professor José Joaquim de Oliveira, com a supervisão da professora/supervisora de campo Mônica Patrícia Ramos.

Nesse período foi observado e vivenciado toda a rotina escolar das crianças da Educação Infantil, que possui um quantitativo de 17 alunos matriculados.

A intenção principal desse relatório no processo educativo foi proporcionar a educação infantil o gosto e o despertar em todas as atividades desenvolvidas, para isto ocorrer foi necessário estimular e incentivar as crianças. Através do lúdico a criança desenvolve habilidades importante como: atenção, imitação, memoria e imaginação .


4[pic 9]

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A proposta do estágio contida nesse relatório foi realizada na Escola Professor José Joaquim , localizada no Engenho Novo – Zona Rural do Municipio do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco, com CEP- 54.505-550, Cadastro Escolar  M – 10100, inscrita no CNPJ 03.339.219/0001-08.    

        A Escola é composta de uma equipe que dispõe de coordenação, 07 Professores, 02 cozinheiras e 1 serviços gerais. Percebi que a escola não dispõe de porteiro e a contratação do mesmo seria de extrema necessidade.

        A escola possui o quantitativo de 7 turmas, assim distribuídas:

1º Turno – 07:30 as 11:30 horas

  • Educação infantil – 17 alunos
  • 1º ano – 15 alunos
  • 2° ano – 14 alunos
  • 3º ano – 20 alunos

2º Turno – 13:00 as 17:00 horas

  •  4º ano – 21 alunos

  • 5º ano – 14 alunos[pic 10]

3º turno – 18:40 as 21:40 horas

  •         EJA( FASE I E FASE II) – 22 alunos

A escola possui no total um quantitativo de 123 alunos matriculados.

        A escola está inserida em uma comunidade formada principalmente por pequenos agricultores e desempregados que realizam atividades informais, essa é a realidade socioeconômica da maioria dos pais ou responsáveis pelos alunos.


5[pic 11]

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

O meu primeiro contato foi com a coordenadora da escola que foi bem acolhedora me apresentando toda a escola e me levando a turma da educação infantil, chegando lá na turma de educação infantil a professora fez a minha apresentação para os alunos, eles ficaram bastante curiosos e tímidos com a minha chegada.

No segundo dia cheguei na escola e fui logo pra sala de aula, chegando lá alguns alunos já estavam na sala e enquanto eles aguardavam a chegada dos outro alunos para da inicio a aula eles estavam brincando com pecinhas de montar, depois foi feito uma oração e foi dado inicio a aula.

No meu terceiro dia cheguei um pouco antes da professora e enquanto aguardava a chegada dela fiquei recebendo os alunos, foi bem legal porque eles já estavam mais acostumados com a minha presença, depois de todos chegarem foi feito uma oração logo em seguida a professora colocou uma música e fez a chamada, depois foi iniciada a  aula.

No quarto dia, observei que a professora é bem dinâmica o que eu acho muito bom principalmente se tratando com crianças pequenas, apesar de serem 17 alunos com idades em media de 5 anos ela sabe lidar bem com eles, claro que uma vez e outra tem choro e birras mas ela sabe controlar bem.

 


6[pic 12]

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA

TEMA: O lúdico, jogos e brincadeiras na educação infantil.

“A criança é automotiva para qualquer pratica, principalmente a lúdica, sendo que tendem notar a importância atividades lúdicas para se desenvolvimento, assim sendo, favorece a procurar pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades.” SCHWARTX, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (87.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com