TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em Educação Infantil

Por:   •  18/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

  1. Dados do (a) aluno (a).

Nome. Andreia Gardin Bernardes.

RGM. 18538720.

Curso. Licenciatura em Pedagogia.

Instituição. Cruzeiro do Sul Virtual – Unifran Guaxupé.

Disciplina. Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.

Ano/ Semestre. 2018/2º semestre.

  1. Caracterização da escola.

Nome da Instituição. EMEI Santa Rita de Cássia.

Endereço. Manoel Machado Nº231. Bairro. Vila campanha.

Cidade. Guaxupé MG.

Tel. (35) 3551-5290

Escola pública da cidade de Guaxupé

Secretaria de Educação de Guaxupé.

G1B da Educação Infantil.

A Escola de Educação Infantil Santa Rita possui um terreno bem amplo com uma área arborizada onde se encontra o parque de ferro e um quadro negro para atividades com giz. Ainda no seu pátio externo existe outro parque com brinquedos plásticos e um circuito de chão. Já o prédio possui seis salas de aula que vão do G1A ao 1. ° período. Possui um refeitório grande com mesinhas e cadeiras.

As salas são um pouco abafadas, devido às janelas que são pequenas e com pouca abertura e ao teto que é de madeira e muito baixo.

  1. Introdução

O estágio foi realizado na educação infantil, na sala do G1B que atende crianças de um ano até crianças de um ano e onze meses. Foram cumpridas cem horas de estágio, sendo realizadas em seis horas por dia.

No estágio realizei as atividades de observação, auxílio e participação junto à professora. Pude observar que o principal objetivo da escola é o bem estar das crianças e seu desenvolvimento. Os horários e atividades escolares são bem organizados podendo todas as salas usufruírem de todos os espaços sem problemas e tumultos. Todos os funcionários da escola zelam pela educação das crianças, sempre prontos a ajudar no que for necessário. A escola adota o construtivismo seguindo o Proepre.

O estágio foi realizado junto com a professora Aline. Ela preza muito pela diversidade das atividades sempre trazendo novidades que estimulam o aprendizado. A professora procura sempre estimular a autonomia das crianças.

Nesse período pude observar que a escola segue uma rotina bem definida, sendo distribuída de forma que mantem a criança sempre estimulada. Assim, a rotina é propiciadora de ações que permitem às crianças serem ativas e questionadoras diante das diferentes práticas propostas pela professora a fim de desenvolver variadas habilidades.

Percebi que para as crianças pequenas a rotina precisa ser desafiadora, contudo a rotina representa também uma segurança em termos de acontecimento. A previsibilidade tranquiliza os pequenos ao mesmo tempo em que os encaminha naturalmente para as atividades cotidianas. Isto não quer dizer que tudo deva acontecer da mesma forma todos os dias ou na mesma sequência, e sim, que certa organização para as práticas permite um melhor aproveitamento.

A rotina é dividida em:

  • Atividades coletivas – onde a turma trabalha em torno do mesmo objetivo, sendo atividades como: ouvir histórias, recreação no pátio, alimentação.
  • Atividades diversificadas - são atividades realizadas em pequenos grupos que oferecem diferentes oportunidades educativas para as crianças de forma prazerosa, harmoniosa e criativa para que possam agir sobre diferentes materiais com diversos objetivos.

Nesse momento a professora intervém com perguntas desafiadoras para que as crianças possam cada vez mais articular seu pensamento com suas ações e possibilita assim, avanços em seu desenvolvimento.

  • Atividades individuais – onde a professora procura interagir individualmente com cada aluno, a fim de poder conhecer melhor suas possibilidades, dificuldades e avanços.
  • Atividades independentes – são atividades de curto tempo em que as crianças podem agir sem intervenções do professor, geralmente essa atividade é realizada na hora da acolhida.
  • Brincadeiras dirigidas – são atividades de recreação realizadas coletivamente na área externa da escola.

Percebi que essas atividades são importantes para que as crianças possam melhorar a socialização, além de propiciar momentos lúdicos e prazerosos.

  1. Perfil dos professores

A proposta pedagógica que a escola adota é o construtivismo Piagetiano.  

A professora tem uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e uma maneira segura de interpretar suas condutas vergas e não verbais para melhor lidar com elas.

Ela fornece as experiências físicas e encoraja a reflexão. As concepções das crianças são consideras e questionadas.

A professora se coloca como uma facilitadora, incentivadora e motivadora da aprendizagem, ou seja, uma ponte móvel entre o aprendiz e sua aprendizagem que ativamente contribui para que o aprendiz chegue aos seus objetivos de maneira cooperativa.

O estágio foi realizado na sala do G1B com a professora Aline Rodrigues com carga horária de 100 horas

  1. Práticas pedagógicas 

A proposta na Educação Infantil é trabalhar a partir de questões problematizadas, que provoque a necessidade do próprio aluno buscar as hipóteses que levantou sobre as possíveis soluções, possibilitando ser conscientes de seu processo de descobertas e invenções.

Para Piaget (1967), o homem constrói o conhecimento na sua interação com o meio. Portanto o conhecimento é adquirido não pela internalização de algum dado externo, mas pela construção interna em que o individuo estabelece uma relação dinâmica com o meio.

  1. Foco 1 – O cuidar

Por ter estagiado em uma sala de G1 que atende crianças entre um ano e um ano e onze meses, é necessário que a higiene das crianças seja realizada pela professora e estagiária. São realizadas três trocas programadas de fraldas, independente das crianças terem feito as suas necessidades ou não.

A primeira troca ocorre antes do almoço as 09:00hs, assim as crianças logo após o almoço já podem dormir sequinhas e limpas.

A segunda troca acontece logo que as crianças acordam por volta das 12:30hs.

E a terceira troca acontece logo após o jantar, as 15:00hs

Nesse meio tempo também ocorrem trocas dependendo da necessidade das crianças.

Nessa idade as crianças não tomam mais banho na escola, há apenas a troca de roupa.

Já a alimentação é dividida em: café da manhã, almoço, colação e jantar.

O café da manhã da sala que estagiei ainda é servido na própria sala, pois eles ainda mamam na mamadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com