TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em Educação Infantil

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LIDIANE RAMOS DA SILVA – 204314

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – E M
GESTÂO ESCOLAR

GRAJAÚ - MA

2013

[pic 2]

LIDIANE RAMOS DA SILVA – 204314

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II.

GRAJAÚ - MA

2012

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – EnsinoFundamental:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................10

3 – Plano de Aula.......................................................................................................12

4 – Regência..............................................................................................................14

Considerações Finais..............................................................................................16

Referências Bibliográficas......................................................................................17

Anexos.......................................................................................................................18


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Lidiane Ramos da Silva

RA:204314

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2012

Início do estágio: 15 / 09 / 2012

Término do Estágio: 30 / 11 / 2012

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Agrícola Projeto Boa Vista

Endereço:Projeto Boa Vista,  bairro – zona rural  s/n

Telefone: (99) 9101-7189

Responsável: Juciclei Conceição Sousa

 INTRODUÇÃO

O Estágio possui um papel fundamental para a formação de um novo profissional capacitado,que esteja apto a enfrentar desafios e a resolver diferentes problemas.

O presente relatório de estágio traz consigo a análise concreta da concretização geral da escola,destacando aspectos de sua estrutura física,administrativa e pedagógica;bem como a abordagem do preparo para a prática docente,inclunido a metodologia aplicada na área de ensino,as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pontos positivos e negativos do corpo discente.

Para fundamentar o trabalho a ser desenvolvido na sala de aula,obteve-se fontes de pesquisas embasadas em recursos como livros diáticos e revistas.

É importante ressaltar que o corpo do relatório contém elementos como registro e análise das diferentes dimensões que fazem parte do processo educativo em uma escola, além do relato das experiências vivenciadas no exercício docente.

Percebe-se que a escola só tem valor, na medida em que ela valoriza a formação dada e se a interação do trabalho da escola se torna criadora. Ela é um meio de participação no crescimento de uma micro-região, ela se torna o meio de nos expressar e a nossa maneira de querer assumir nosso futuro.

1. Observação e Interação na escola.

A Rotina escolar é trabalhada de forma flexível, para que a mesma não caia em atividade rotineira para melhor absorção dos conhecimentos vivenciados no dia-a-dia.

Nota-se que a escola encontra-se em espaço pouco propício para a atividade educacional, o piso está razoável, as salas não se encontram no padrão exigido pelo MEC, as carteiras não apresentam nenhum conforto às crianças; a lousa já está bastante gasta e prejudica tanto o corpo discente quanto o docente.        

Todas as turmas receberam com entusiasmo as atividades pedagógicas desenvolvidas. Estavam sempre questionando sobre determinadas histórias infantis, músicas, jogos apresentados na sala de aula. Além disso, são planejadas aulas que os orientam sob o cuidado com a higiene das mãos para que as mesmas não contaminem os alimentos a serem ingeridos.

O desenvolvimento, o educador usa constantemente da criatividade, pois precisa inovar sua metodologia de trabalho para que as crianças aprendam a gostar de estudar e despertem o interesse pela escola como ambiente favorável para o desenvolvimento pessoal.                

No que se refere à observação da prática docente, constata-se a importância de se utilizar o ambiente alfabetizador e realizar com excelência o trabalho docente. Ao desenvolver diversas práticas as ações cognitivas tornam-se mais presentes e conduzem todo o processo educacional.

A avaliação da aula, ou seja, do processo de ensino e aprendizagem tem como ponto de partida o diagnóstico que informa ao professor as capacidades das crianças, o conhecimento prévio em relação aos conteúdos de aprendizagem e hipóteses silábicas, para que o professor planeje atendendo a realidade dos seus alunos o qual deve ser realizados periodicamente.

        

2. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

          Nosso objetivo é Levar o aluno a desenvolver suas capacidades de aprendizagem da melhor forma possível, sempre facilitando seu aprendizado.  O trabalho geralmente é feito de forma bastante organizada, pois temos um supervisor que está sempre preocupado em dividir as tarefas para que ninguém fique sobrecarregado. O planejamento é feito de quinze em quinze dias, e o conteúdo a ser trabalhado fica a critério de cada professor. Quando se organiza um projeto todos trabalham em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (296.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com