TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio ensino infantil

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

QUEILA MORTARI- RA:9136273646

RELATÓTIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE PEDAGOGIA

SÃO PAULO- SÃO PAULO

2015

[pic 2][pic 3]

QUEILA MORTARI- RA:9136273646

RELATÓTIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.

SÃO PAULO- SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno..............................................................04

Introdução..................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado- Educação Infantil.........................................................................................................07

  • Observação e Interação na Escola ..........................................08
  • Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola ....................................................................................10
  • Plano de Aula .............................................................................14
  • Regência .....................................................................................17

Considerações Finais ...............................................................................20

Referências Bibliográficas .......................................................................22


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Queila Mortari

RA: 91369273646

Curso: Pedagogia

Semestre:

Ano:

Início do estágio: 01/09/2015

Término do Estágio: 28/09/2015

I- INTRODUÇÃO

O presente relatório tem a intenção de documentar minhas  experiência do estagio de educação infantil.onde vivenciei na pratica, tudo que tenho aprendido na teoria.

O relatório ira apresentar a descrição do local onde  foi realizado o estagio, o objetivo da escola e as atividades desenvolvidas, além de reflexões em torno da pratica realizada.

O estagio de educação infantil teve como objetivo, aprimorar  a pratica em sala de aula, proporcionar a aproximação concreta da realidade profissional, através de situações reais de trabalho ,envolvendo supervisores ,estudantes e campo de estagio.No estagio é onde temos a oportunidade de vivenciarmos ,tudo o que apresentamos no curso de pedagogia ,como planejar conforme a realidade dos alunos, refletir sobre nossas praticas ,e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar.    

Neste relatório ha informações referentes ao estagio que teve por objetivo investigar a formação e a pratica do profissional que atua na Educação Infantil. Analisamos o papel  da formação e a pratica educativa do professor e a importância que ele atribuiu a essa formação para melhoria de seu fazer docente.

Verificamos o contexto da Educação Infantil e observamos a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convive.Ao presenciarmos a profissão de outro docente foi muito importante durante o estagio, fazendo com que todos nos encontrássemos os pontos construtivos e pontos a melhorar.

O estagio esta sendo uma experiência ótima e com certeza será inesquecível para nos, tornando-se a profissão como docente. Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estagio supervisionado com eficiência e responsabilidade.

Avaliamos em todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e a formação da docência para Educação Infantil. Pelas informações encontradas ao longo da investigação, vimos que, da forma como está organizado a escola e o currículo, na educação infantil, são favoráveis as condiçõesda formação necessária para o docente e o aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e o da gestão educacional estando de forma eficaz para educações preciso trabalhar sempre para renovar as metas e formar competências.

A Educação Infantil enquanto fase inicial educação formal tem poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita, e matemática entre muitas outras.Isso vai depender da forma como essa criança e estimulada e incentivada. Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a frequentar a escola deve ser marcada com muita alegria, através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres,felizes e motivadas.

Tudo o que apresentamos no curso de pedagogia, como planejar conforme a realidade dos alunos, refletir sobre nossas praticas, e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar.  Com objetivo de saber como estão sendo desenvolvidas as atividades pedagógicas na Educação Infantil com crianças de 0 a 05 anos, pela escola, possibilitando uma análise construtiva, visando fortalecer o desenvolvimento do cuidar do brincar da afetividade das interações com a professora e as crianças na realidade, social. Constatamos um maior número de leituras das diferentes realidades entre teoria e prática, como é construído o conhecimento da realidade na Educação Infantil com a prática pedagógica vivenciada entre professor e as crianças, na construção dos desenvolvimentos da afetividade. E como são organizados os espaços internos, as salas o número de crianças, a faixa etária e como os professores atuam com este grupo de crianças. Sabendo que crianças menores exigem determinados cuidados e têm necessidades bem diferenciadas das crianças maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com