TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO INFANTIL

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 14

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO INFANTIL

Aluno: Daniele Cristina da Silva

Curso: Pedagogia

Matrícula: 8818355134

Piracicaba

2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera Educacional de Piracicaba como requisito parcial do curso de Pedagogia

Coordenador de Curso: Karen Moriggi Ginetti

Piracicaba

2016

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Daniele Cristina da Silva

Data: 09/08/1979

Matrícula: 8818355134

Instituição de Ensino: Anhanguera Educacional de Piracicaba

Curso: Pedagogia

Entidade: Escola de Educação Infantil Sossego da Mamãe

Data de início do estágio: 08/03/2016

Data de término do estágio: 31/03/2016

Sumário

1 INTRODUÇÃO 5

2 AMBIENTE DE PESQUISA 6

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 10

3.1 PERÍODO DE OBSERVAÇÃO 10

3.2 PERÍODO DE COPARTICIPAÇÃO 11

3.3 PERÍODO DE REGÊNCIA 11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

APÊNDICES 15

1 INTRODUÇÃO

O presente estágio consiste na realização do estágio no Ensino Infantil de acordo com a grade curricular proposta pelo curso de pedagogia, visando oferecer ao aluno a oportunidade de aprender com a prática do trabalho cotidiano e desenvolver experiências com vistas à complementação do seu aprendizado e ao seu crescimento profissional e humano.

Para tanto, o estágio proposto pela Faculdade Anhanguera Educacional de Piracicaba, visa formar cidadãos com competência para atuar na educação, pretende preparar os alunos para o mercado de trabalho, como também prevê que nós futuros educadores, temos a necessidade de que os alunos tenham oportunidades concretas de vivenciar as atividades definidas para a profissionalização pretendida, sendo o Estágio Supervisionado um momento fundamental para o cumprimento desta finalidade.

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, Daniele Cristina da Silva do 4º semestre do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Escola de Educação Infantil Sossego da Mamãe Ltda. – ME., no período de 08/03/2016 à 31/03/2016.

O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

Neste contexto, a realização do estágio na escola proporcionou novos saberes e conhecimentos sobre o nosso trabalho como futuros educadores, revelou-se uma experiência única e insubstituível, pois, pude observar o comportamento das crianças na sala de aula, a rotina, as disciplinas, a relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, como também, todos os espaços físicos da escola e o quanto são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, o estágio trouxe novas expectativas quanto a conseguir aplicar uma aula, a fazer um bom planejamento, a se organizar entre outros. Portanto, o estágio acrescentou aprendizados essenciais à conduta pedagógica de um bom docente, uma vez que inserido na prática e no ambiente escolar, somos capazes de ver outras formas de ensinar, de cuidar e de fazer aquilo que gostamos com amor, afeto, carinho e dedicação.

2 AMBIENTE DE PESQUISA

A Escola

O presente estágio foi realizado na Escola de Educação Infantil Sossego da Mamãe, a escola está localizada em uma região central da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, situada à Rua Prudente de Morais, nº 280, no Centro, cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.

Bem estruturada com 3 salas de aulas destinadas ao atendimento do Berçário 4 salas destinadas ao atendimento do Jardim I e II e 3 salas destinadas ao atendimento do Maternal. Possui, ainda, ambientes destinados às outras atividades, como: 4 Parques Infantis, Sala de Artes, Brinquedoteca, Sala de Leitura e Refeitório.

A Filosofia da Escola é proporcionar vivências e ambientes com múltiplos recursos e possibilidades para as crianças reconhecerem objetos, identificar realidades, vivenciar experiências e explorar conceitos partindo do concreto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com