TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio na educaçao infantil

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.665 Palavras (19 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        8

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        18



INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola-campo/centro de educação infantil/creches, ou em outros espaços previamente aprovados, para que os alunos desenvolvam condições e convicções favoráveis à continuidade da sua formação; elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação de crianças, jovens e adultos; e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

No curso de pedagogia aprendemos sobre o funcionamento da escola, sobre a necessidade de o professor planejar seu trabalho de modo a promover prioritariamente o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, reconhecendo-a como cidadã, com direito ao respeito, a vez e voz, a escolhas, com características próprias, um sujeito capaz. O curso contempla ainda o estudo sobre currículo, visando à formação humana e plena, psicologia, sociologia, filosofia, história, necessária para entendimento das raízes de discursos e práticas atuais, educação especial e ainda oportuniza, por meio do estágio, o contato com a vida real, a fim de que os alunos conheçam e relacionem a teoria com a prática. 

Nesse sentido o Estágio Supervisionado na Educação Infantil  é uma oportunidade para os alunos do curso ter contato com as crianças, interagir, observar suas relações com professores, as atividades desenvolvidas, refletir sobre o que aprendem no curso, saber se de fato querem trabalhar no âmbito educacional, no ambiente escolar ou mais precisamente na instituição de educação infantil, pensar sobre a relação teoria e prática e vivenciar diferentes momentos, bons e ruins, mas que fazem parte da rotina diária de uma escola.

Ao frequentar o ambiente escolar na educação infantil quanta coisa boa é possível sentir. A magia das crianças, suas alegrias, seus risos, constituem uma agradável recepção.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Associação Presbiteriana de Ação Social  - APAS, foi fundada em 06 de dezembro de 1998,  sediada no distrito de Sousas e no bairro Jardim Paranapanema, Campinas-SP, é uma associação sem fins lucrativos, criada através da Lei Municipal número 10.459 de 01 de abril de 2000, atende 210 crianças carentes, de forma gratuita, que são identificadas prioritariamente na área de vulnerabilidade, situação que pode ser entendida como crianças cercadas por um conjunto de situações problemáticas que impendem a família de responder com seus próprios recursos as demandas educacionais, emocionais, espirituais e financeiras. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, período integral.

        A APAS, tem como objetivo geral cooperar com os pais e a sociedade campineira no atendimento de crianças carentes, sem distinção alguma quanto à raça, cor, condição social, credo político e religioso, prestando serviços gratuitos, permanentes de acordo com o plano de trabalho aprovado pelos orgãos competentes.

        A Unidade de Sousas, onde foi feito o estágio, fica localizada na Rua dos Expedicionários, 1098, Campinas-SP, atende 114 crianças a partir de 10 meses  a 5 anos e 11 meses.  A direitora é a Júlia Nonato da Silva Araujo e a Orientadora Pedagógica é a Kamila Michelle Silva. Conta com 19 funcionários registrados pela CLT.

        A alimentação oferecida é preparada por funcionários da instituição de acordo com cardápios elaborados por nutricionistas credenciadas pela CEASA – Centrais de Abastecimento de Campinas S.A, sendo, café da manhã, refeição/almoço e lanche da tarde. Todas as atividades são desenvolvidas por profissionais credenciados e/ou treinados para cada área.

        As verbas para a manutenção da Associação são provenientes de patrocinadores: Ceasa de Campinas; Clínica Shalon; Igreja Presbiteriana Paranapanema, mantenedora; Secretaria da Educação da Prefeitura de Campinas; Padaria Ricco Pane. Infelizmente são grandes as dificuldades em desenvolver o trabalho com todas essas crianças carentes, visto que, a Secretaria da Educação não custeia todas as despesas que são necessárias para melhorar o atendimento das crianças.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Na infraestrutura predial, recursos físicos e materiais/equipamentos a APAS – Sousas, possui um refeitório com 09 mesas e 16 bancos, possui também água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública esgoto da rede pública lixo destinado à coleta periódica acesso à Internet banda larga. Possui uma cozinha, com dois fogões, dois freezers, três geladeiras e diversos utensílios de cozinha. Contém equipamentos: dois computadores, seis TVs, quatro DVDs, uma impressora, dois aparelhos de som, doze ventiladores, câmera fotográfica/filmadora, sete armários de aço, seis estantes de aço, quatro arquivos, dois bancadas, 40 cadeiras adequadas para educação infantil, duas mesas de escritório. Nas dependências do prédio possuem: quatro salas de aulas, 19 funcionários, uma secretaria, uma sala de recursos de materiais pedagógicos, uma cozinha, uma dispensa, um refeitório, um Parque do Tarzan, uma Casa de Boneca, área externa de lazer gramada e arborizada com 01 campo de areia. Possui 03 banheiros feminino/masculino, um banheiro para funcionários e um banheiro na secretaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com