TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

       O presente trabalho constitui-se em criar um campo de experiência e conhecimento que possibilite a articulação teórico-prática e que estimule os educadores em sua prática, assim ajudando a desenvolver habilidades, hábitos, atitudes referentes e necessárias para que o aluno tenha sucesso no processo de aprendizagem. De acordo com o MEC, “os temas transversais e as concepções do multiculturalismo na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal e cultural, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”.

     A escola é o espaço em que os temas transversais e multiculturalismo são representados pelos valores repassados pelas famílias, que serão ampliados dentro de um contexto educacional e social, e o papel dos professores e alunos também precisam passar por uma transformação, porém, podemos dizer que esse trabalho acontece por meio de uma parceria entre a família e a escola. Isso ocorre porque vários conceitos e valores propostos pelos temas transversais e multiculturalismo devem ser repassados para as crianças em casa, antes mesmo do ingresso na Educação Infantil.  Claro que esse é um processo inicial, e somente com o desenvolvimento do aluno e o reforço contínuo desses conceitos é que o jovem conseguirá internalizá-los, fazendo parte do seu perfil como cidadão. Essa parceria, porém, deve se estender durante toda a formação do aluno, sendo essencial para que o aprendizado seja significativo. Repassar a responsabilidade de trabalhar os temas transversais e multiculturalismo somente para uma das instituições, família ou escola, dificilmente levará a uma aprendizagem realmente significativa.

     Os temas transversais e multiculturalismo na educação não estão relacionados a nenhuma disciplina específica, sendo assim, não há uma forma considerada correta de aplicar esse conceito no dia a dia dos estudantes. O estudante tem como incumbência trabalhar, fazer pesquisas, relatórios e observações. O professor, por sua vez, deve atuar como orientador e conselheiro, utilizando os temas transversais e multiculturalismo para tratar de problemas sociais atuais, reavivando as potencialidades de cada um e dando aos estudantes o estímulo para ampliarem o olhar sobre diversas questões, sempre com respeito e tolerância às diferenças.

DESENVOLVIMENTO

        A relevância do tema apresentado nesse trabalho, tem como principal objeto de estudo bibliográfico a prática de atividades, por tanto a educação é um direito que deve ser assegurado a todas as pessoas e a diferença é um elemento intrínseco a elas. Torna-se urgente uma educação verdadeiramente democrática, que inclua os temas transversais e a diversidade cultural, para que este processo aconteça é necessário o convívio multicultural que implica respeito ao outro, diálogo com os valores do outro, vivemos em uma sociedade multicultural e transversal. Quando em seus ensinamentos morais pregam o respeito à tolerância ao próximo ela segrega dando num mesmo espaço maiores oportunidades de expressão e atenção aos brancos. A temática das diferenças culturais tem se multiplicado, e o reconhecimento dessa realidade é cada vez mais forte entre os profissionais da educação.

       Questões relativas à diversidade cultural têm sido objeto de crescente visibilidade social e acirradas discussões e polêmicas em diversos espaços sociais, de movimentos sociais às salas de aula, de grandes mídias às redes sociais (CANDAU, 2016). Pluralismo religioso, relações étnico-raciais, questões de gênero, diversidade sexual, povos tradicionais, classe social e opções de escolhas distintas, entre tantos outros,

[...] são temas que provocam debates, reações de intolerância e discriminação, assim como suscitam diversas iniciativas orientadas a trabalhá-las em uma perspectiva orientada à afirmação democrática, à aceitação da diferença e à construção de uma sociedade em que todos e todas possam ser plenamente cidadãos e cidadãs (Ibidem, p. 343).

      No entanto, o professor deve ser crítico reflexivo, humano; Questionado o que ele vai ensinar aos seus alunos e propor reformas pedagógicas já que ele e o mediador do conhecimento, ouvindo seus alunos quanto a suas dificuldades, incentivar trabalhos que levem os mesmos a pesquisa sua realidade local, pois ainda podemos identificar no cotidiano de instituições de ensino situações em que alunos com determinadas marcas identitárias são discriminados e excluídos. Essa realidade demonstra a urgência do diálogo entre o multiculturalismo e a Pedagogia, uma vez que o curso tem papel relevante na formação de docentes multiculturalmente orientados. O multiculturalismo e a educação estão intimamente ligados, porque ao mesmo tempo em que a escola ensina as pluralidades culturais ela segrega os que não fazem parte daquele padrão aceitável pelo seu sistema educacional. É preciso reconhecer que, além de marcadores identitários, como gênero, raça, religião e orientação sexual, a diversidade cultural também se revela na opção de escolha pelo curso, acerca das perspectivas culturais plurais do curso.  Desse modo, o presente trabalho de pesquisa monográfico buscou identificar em que medida o multiculturalismo pode contribuir para entender os universos culturais plurais dos graduandos de Pedagogia e auxiliar na permanência dos mesmos, a pesquisa que possui como referencial teórico os pressupostos do Multiculturalismo Crítico, está pautada na metodologia qualitativa. As experiências  colhidos na pesquisa revelaram que ainda há a necessidade de uma maior incorporação das perspectivas multiculturais nas práticas pedagógicas e no currículo do curso e apontaram a importância de se formar professores multiculturalmente orientados que rompam com um ensino homogeneizador e que sejam valorizadores da diversidade cultural, sendo esse um desafio que precisa ser assumido nos cursos de formação de professores, com vista a desenvolver nos alunos o anseio de desafiar tudo o que estigmatize e oprima a diversidade cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (298.6 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com