TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.211 Palavras (33 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

noemi azevedo campos souza

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: GESTÃO

[pic 4]

Teixeira de Freitas

2014

nOEMI AZEVEDO CAMPOS SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: GESTÃO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina. Estágio Curricular Obrigatório I: Gestão

Prof. Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota

Teixeira de Freitas

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        

2.2 ASPÉCTOS FÍSICOS OBSERVADOS        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        

3.1 ANÁLICE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        

4 MARCO OPERACIONAL        

4.1PROPOSTA CURRICULAR        

4.2 OS ORGANIZADORES CURRICULARES        

4.3 MODALIDADES ORGANIZATIVAS        

4.4 PROJETOS DIDÁTICOS        

4.5 O PROJETO DIDÁTICO DEVE CONTER        

4.6 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS        

4.7 ATIVIDADES PERMANENTES        

4.8 A ROTINA COMO ORGANIZADORA DAS ATIVIDADES PERMANENTES        

5 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO        

5.1 PROJETO DE INTERVENÇÃO        

6 OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

6.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        

6.2 ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO        

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos do estágio em cumprimento de 100 horas de estágio curricular em gestão realizado na escola municipal amigos da natureza.

Esse estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa. além do grande aprendizado pode observar o espaço da escola, a atuação do pedagogo na instituição, analisei o p.p.p e a realidade da escola além da experiência na elaboração de proposta de intervenção .  

Através de observações e registros encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo da gestão escolar, como também, do ambiente escolar como um todo.    Acrescentei muito em minha vida as práticas vividas por mim diretamente com a gestão escolar.


2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.2 ASPÉCTOS FÍSICOS OBSERVADOS

A escola municipal amigos da natureza, atende à crianças de 1º ao 4º ano do ensino fundamental previsto em lei e sua localização favorece o recebimento de alunos de 4 bairros da cidade; liberdade I e II, arco verde e parte do universitário.situada no bairro liberdade II, Teixeira de Freitas, CNPJ 18362.595.0001.90.

Por ser a única escola dentro destes bairros, possui  muitos alunos em defasagem série ou multiseriada. O projeto político pedagógico foi feito em conformidade com a lei de diretrizes e bases da educação nacional em seu artigo 32, o ensino fundamental, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão. A escola funciona em dois turnos, a saber: matutino (07:00 às 11:20) e vespertino (14:00 às 17:20) ; composta por  10 salas de aula, 1 biblioteca, diretoria, sala dos professores, secretaria, 1 almoxarifado, conzinha, banheiros masculino e feminino para alunos, 2 banheiros para professores, 1 depósito de alimentos, pátio descoberto e um pequeno  jardim  interno; contém 2 televisores  sendo que uma é de 20 polegadas e a outra de  50 polegadas, 32 vídeos, 2 dvds, 1 aparelho de som, 3 computadores  para professores com acesso à internet, 3 coleções de enciclopédias (conhecimentos gerais), jornais, revistas, livros de romances, poesias, contos, novelas , dicionários e muitos jogos matemáticos e linguisticos, data chou, xérox; tudo ofertado ao aluno de acordo o planejamento pedagógico. a escola é de fácil acesso para alunos especiais,  os mesmos são bem acolhidos junto aos outros alunos; a instituição  cumpre horários de rotina pré estabelecidos, recreio, recreação, cuidados com jardinagens, horários de leitura dos alunos.

Os professores auxiliam em tudo com muito êxito e interess ; apresentam bom relacionamentos com todos os funcionários, os pedagogos trabalham em conjunto entre se  e  com parceria dos demais profissionais da instituição; o coordenador  coordena  o planejamento dos professores e a execução das ações pedagógicas, repassa informações e direciona estudos, avalia os resultados das ações pedagógicas, promove as relações interpessoais entre professores, promove a realização de projetos, palestras, medidas e ações para melhorar a qualidade do ensino na escola. O pedagogo é participativo na gestão junto ao diretor, paticipa do conselho escolar, conselho de classe, atua como mediador e organizador junto aos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)   pdf (312.8 Kb)   docx (92.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com