TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório Ii Anos Iniciais

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        6

1    LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2    PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO (PPP)        9

3    BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR        12

4    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM        13

5    A BNCC É UM DOCUMENTO QUE REGULAMENTA AS        14

6    EXEMPLIFIQUE DE QUE MANEIRA A EQUIPE PEDAGOGICA        15

7    NO QUE SE REFERE AS ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE ADMINISTRATIVA        16

8     ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORANEOS DA BNCC        17

9   CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...........................................................................................................19  

10  PLANOS DE AULA        20

11  CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS        26

INTRODUÇÃO

O docente tem como missão assumir em conjunto com os demais profissionais o comprometimento com os assuntos relacionados ao aprendizado em todos os âmbitos das novas tecnologias, a qual se faz presente como necessidade essencial grande importância no desenvolvimento na aprendizagem dos alunos.

  As pesquisas, leituras e bate papo entre alunos aguçam o desejo de conhecer mais o mundo dos livros, no qual hoje muitas vezes são deixados de lado como ferramentas de aprendizagem. Com alunos animados a buscar conhecimento em pesquisas, leituras e roda de conversa aumenta o grau de competência nos estudos, pois assim eles se tornam cidadãos críticos, no entanto, suas atividades se tornam mais criativas e compromissadas em busca de informações mais profundas, afim de se elevar ainda mais sua necessidade da busca ao conhecimento.

O professor tem a necessidade de deixar de lado seus estigmas, aprender a trabalhar com a interdisciplinaridade e entender que a soma do trabalho em conjunto com outras disciplinas vai agregar no conhecimento dos seus alunos.

O indivíduo que busca trabalhar com a educação precisa entender que a evolução faz parte do crescimento profissional que a área da educação exige.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Para Gadotti (2004), a interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além, pois é necessário que ele assuma uma nova postura e que faça uso de metodologias adequadas para essa perspectiva. O diálogo entre as disciplinas faz com que os alunos percebam o conteúdo com outro olhar, dando mais significado a cada conhecimento. A curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a facilidade de associar cada assunto com a própria realidade ajudam a consolidar ainda mais cada tópico abordado.

Em vez do estudante se ver obrigado a decorar conceitos, sem ao menos entender direito a importância ou o que significam, ele passa a enxergar o valor de cada um.

Ainda hoje é comum nos depararmos com estudantes que desenvolvem uma resistência a determinada disciplina, por não conseguirem enxergar a usabilidade dela no contexto real. Isso, logicamente, prejudica o aprendizado

Fazer a interdisciplinaridade leva cada um a rever esses preconceitos criado. Em vez de o pensamento ser “nunca vou usar isso na minha vida”, torna-se, “em quais outras circunstâncias posso usar o que aprendi nessas disciplinas para resolver outros problemas do meu dia? ”. Isso estimula o aluno a, por conta própria, aplicar o novo aprendizado em demais cenários.

A escola precisa seguir a realidade do aluno. As experiências educacionais devem refletir o aspecto multifacetado que a nossa existência tem. Não é a única disciplina que dará conta de explicar todos os lados de uma única questão. A partir do aprendizado na escola, o estudante é capaz de entrar em processos de generalização e levar para o dia a dia o que conseguiu abstrair sobre a forma de lidar com as dificuldades.

Para isso podemos trazer temas atuais, o que está acontecendo nos dias de hoje na vida de muitos adolescentes, uma proposta de tema para uma interdisciplinaridade do ensino fundamental seria uma coisa que está sempre presente em todos os lares “o tema alimentação saudável ”, ele costuma ser bem aceito por grande parte das crianças, já que alguns desses alimentos fazem parte do cotidiano delas.

Uma ideia seria trabalhar com frutas. Nesse tema, em ciências, poderíamos abordar a importância de alimentação saudável para prevenir males, como anemia e colesterol alto. Além disso, falar sobre a importância de cada nutriente e como ele é trabalhando no organismo.

Em Língua Portuguesa, é possível estudar o vocabulário. Em matemática, podemos abordar conceitos de soma, multiplicação e divisão ao preparar uma salada de frutas. Também, nessa fase, já é possível trabalhar aspectos emocionais e distúrbios, como anorexia e bulimia.

Podemos dizer que, daqui em diante esse estilo de abordagem se tornara cada vez mais primordial. É preciso aceitar que algumas mudanças terão de ser feitas no ensino para que a instituição consiga acompanhar as novas exigências da vida.

 


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta primordial na organização e no direcionamento do ano letivo. Administrar uma instituição escolar requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de uma série de pessoas envolvidas com o ambiente educacional. Tudo isso, porém, tem grandes chances de acabar se voltando para a figura central da direção: o diretor ou gestor escolar.

O problema é que os diretores já realizam inúmeras tarefas, como lidar com fornecedores e parceiros da instituição, por exemplo. Além também de lidar com o corpo docente e até com os responsáveis pelos alunos e interessados na matricula. Tudo isso pode acabar sobrecarregando-o e, na ausência de um planejamento solido, revelar-se como algo muito prejudicial. O projeto possui várias etapas e é geralmente conduzido pelos direitos da instituição, mas todo o processo é colaborativo com diretrizes para todos. Os professores, pelo contato direto com os alunos e por conhecerem melhor suas necessidades, participam mais do que qualquer um. Coordenadores e outros funcionários também fazem parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (742.5 Kb)   docx (870.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com