TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

ALICE DA SILVA SANTOS SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Arapiraca

2016

ALICE DA SILVA SANTOS SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Alessandra Barbosa Pauleti

Tutor de sala: Janaína Protázio Amorim

                                                                                                                                           

Arapiraca

2016


esumário

INTRODUÇÃO        ..........................................................................................................04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.......................................................................................................05

1.1 Caracterização da Instituição...........................................................................05

2 ROTINA OBSERVADA          06

3 REFERENCIAL TEÓRICO .....................................................................................08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.................09

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................15

6 MOSTRA DE ESTÁGIO.........................................................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        17

REFERÊNCIAS        18


INTRODUÇÃO

            Ensinar língua portuguesa, é uma grande responsabilidade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, pois é através do domínio da leitura e escrita que o aluno terá uma maior facilidade para aprender outras disciplinas.

            O projeto reflete sobre ao temática “leitura e escrita” ,tendo como objetivo refletir sobre a contribuição da leitura na formação do aluno dos anos iniciais escolares e sobre a importância da criação do habito de ler desde cedo para se tornarem bom leitores.

Os educadores encontram alguns obstáculos que dificultam a aprendizagem escolar de seus alunos. Apesar de várias técnicas existentes, que apontam como os ultrapassam, ainda assim, aparecem alguns das escolas que se mostram desinteressados pela escola. Na medida em que a criança se aproxima das pessoas, ela interage e aprende com elas, ampliando ainda mais suas relações sociais, culturais, interações e formas de comunicação. Este fato ocorre nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos, cujas concepções e compreensões da realidade também são diversas.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

            A escola municipal de Educação Básica Marechal Castelo Branco, está localizada no povoado estrada nova, zona rural de São Sebastião-AL. A escola é uma instituição pública de referência em qualidade de educação que busca atender a comunidade num resgate á cidadania.

            A escola foi criada em 31 de maio de 1975, atendendo deste a pré- escola até o 5° ano do ensino fundamental. Atualmente a escola funciona em dois turmos, sendo 4 turmas educação infantil ao 2° ano pela manhã e 4 turmas d 3° a 5° ano do ensino fundamental á tarde.

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

          No primeiro momento a professora recebeu as criança á porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram uma oração. Em seguida, foram retomados os conhecimentos das aulas anteriores, tais conhecimentos tinham como temática o dia do índio. Com historia para esclarecer ás crianças aspectos da grande diversidade dos povos indígenas brasileiros.

          Durante o intervalo da aula foi possivel conversar com a professora sobre sua prática docente.  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

          No primeiro momento a professora recebeu as crianças fizeram a oração do dia. Dando continuidade a temática Saúde  e Qualidade de vida, foram retomados os conhecimentos com as crianças através de conversa. Em seguida foi realizada a aetividade de sala que consistia na leitura de imagem para escrita de elementos que estavam destacados na cena. Os elementos consistiam nos órgãos dos sentidos.

           Durante o intervalo foi possivel conversar com a professora acerca dos desafios e dificuldadese que ela enfrenta no dia-a-dia. Segundo relato, a professora diz gostar muito do que faz e procura fazer com responsabilidade  seu papel na sociedade enquanto formadora de cidadãos.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

           A professora regente fez a apresentação e fui recepcionada pelos alunos. A professora é firme e exigente no trato com os alunos adepto do método tradicional.     O plano de aula semanal incluia: leitura, produção de textos, ortografia. Após acomodação dos alunos a professora fez uma oração , em seguida a camada. A aplicação do conteúdo progrado iniciou-se com a correção dos exercicios anteriores.      

            Logo após iniciava-se uma leitura utilizando os livros didáticos, a leitura ora era feita pela professora, ora pelo o aluno. Após a leitura eram passados alguns exercícios no quadro, os alunos tinham um tempo para realização e em seguida havia a correção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com