TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

Alfatização e Letramento

Dayane Viegas da Silva

Prof. Perpetua Dutra

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED. 0760) – Estágio

25/06/2015

RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade o tema de alfabetização e letramento na educação infantil. Mostrará como o professor que atua com crianças até os 6 anos, podem oferecer um espaço de leitura e escrita em sala de aula. Este estágio serviu como ponto de partida para fazer diversas comparações entre experiências vivida cuja as representações foram construídas sob os conhecimentos ao decorrer da teoria, juntamente com a experência que se faz durante todos os momentos, isto é, na interação com o mundo da prática docente. Compreendi a importância da contrução da formação avaliativa, lembrando que o meu objetivo foi avaliar como acontece a situação de aprendizagem que são oferecidas para as crianças e como a professora regente contribui para o processo de alfabetização e letramento são trabalhados na educação infantil. Neste momento também a regência aplicada por mim foi de suma importância a oportunidade de entender, compreender e analisar cada passo da prática pedagógica, concebendo assim a teoria e a prática vivenciada na escola. O estágio supervisionado, contribui para a minha formação, pois faz com que eu possa compreeender que o papel do professor de educação infantil é fundamental para a construção de desenvolvimento da criança. De uma forma geral percebi que o estágio me proporcionou a analisar de que ateoria e a prática devem sempre caminhar juntas, possibilitando reflexões da profissão docente e na construção da identidade profissional de educador.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Educação, Estágio supervisionado,Trabalho docente.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar as etapas do estágio supervisionado e a aplicação da prática docente na educação infantil. Este artigo tem orientadora a docente Perpetua Dutra, ministrante da disciplina Práticas Pedagógicas em Educação Infantil, disciplina obrigatória do curso de pedagógica do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Sabendo que o estágio supervisionado me oportunizou a observação de poder fazer comparações entre experiências, as que já foram vividas e cujas representações construídas a estruturas cognitivas, com as experiências que já vivi até o momento, isto é, a representação em que permanece a construir na interação com o mundo. Conforme solicitado pela professora orientadora, realizei o estágio com crianças de 4 anos, na Escola Paulo Freire, uma instituição privada situada na rua Dr. Michel Scaff n° 118, onde a modalidade de ensino oferecido pela mesma é de educação infantil, que acontece nos períodos matutino, vespertino e integral. A serie observada foi de crianças de 4 anos(turno vespertino), contento 24 alunos frequentando a aula, neste ambiente de ensino havia a presença de uma professora regente e uma auxiliar. Copartipação é fase onde estagiário auxilia e colabora espontaneamente nas atividades desenvolvidas na sala de aula.

Pude perceber que período da regência teve como objetivo a aplicação das atividades e projetos desenvolvidos, com a finalidade de adquirir e transmitir conhecimentos e analisar cada passo na pratica da pedagógica, pois com toda teoria que temos oferecida durante o curso, também se faz necessário colocar em pratica tudo que aprendemos até aqui, desta forma foi de suma importância meu questionamento a todo tempo (observação, coparticipação e regência) para a regente da sala (Prof.ª. Maria de Fatima), já que desses questionamentos que pude compreender o método de ensino e a aprendizagem da alfabetização e o letramento nas series inicias podendo compreender e concluir todo o processo com êxito.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A medida com que as crianças crescem, confronta-se com diferentes fatos e realidade, que a cercam: perguntam, reúnem informações, instigam-se elaboram e reelaboram vários conhecimentos em suas observações.

Existem varias formas com que as crianças sintam mais curiosidades e sejam incentivadas com o gosto e o hábito a ser alfabetizado e letrado na educação. Ser um bom contador de história é uma dessas formas, assim eles se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, gesto que faz as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, a alfabetização e o letramento na educação infantil são uns dos assuntos que cada vez mais vem sendo discutido há muito tempo, elas vem sendo uma forma de intervenção a pratica da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento é um desenvolvimento das diversas habilidades linguísticas com as crianças da pré-escola, devido à escolha deste tema, se deu na função de observar as praticas de alfabetização e letramento dos professores de educação infantil na instituição de ensino onde atuo, percebendo que havia uma maior ênfase no trabalho de alfabetizar e não somente em fazer o letramento. Considerando a alfabetização e o letramento, temos vários métodos para que as crianças possam ser definitivamente alfabetizadas na educação infantil. Segundo vários especialistas a alfabetização é uma discussão antiga neste assunto e até mesmo entre os pais quando vão escolher uma escola para seu filho.

Segundo (FERREIRO, NOVA ESCOLA em outubro de 2006) a concepção social do alfabetizador hoje em dia é bem diferente do que em meados do século 20. Não é mais suficiente saber assinar o nome e conseguir ler instruções simples, como era na Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista dos usos sociais da escrita no mundo contemporâneo, temos uma complexidade cada vez maior. A circunstância de uso de leitura se tornou muito frequentes e variadas. O que não mudou é o tipo de esforço cognitivo exigido por esse sistema de marcas que a sociedade apresenta em espaços muito variados e a instituição escolar é obrigada a transmitir. O problema da relação entre essas marcas escritas e a língua oral continua sendo um mistério total nos primeiros momentos da alfabetização.

São muitas as práticas de alfabetização e letramento que os professores de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com