TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  2/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8
  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

  1. Espaço Físico

           O espaço físico é composto por quinze salas de aula, nas quais aparenta ter passado por reformas, visando atender as necessidades básicas dos alunos. Cada sala possui: mesa do professor, quadro branco, ventilador e janela, algumas possuem armário para livros didáticos e materiais pedagógicos.

           Contém uma mesa ampla com cadeiras. Um ambiente que as professoras dos dois períodos utilizam para reuniões pedagógicas, intervalo, conversa com pais de alunos. E se encontra em um bom estado de conservação.

           Em relação a Secretaria, neste espaço contém duas mesas, cinco cadeiras, armários que são guardados documentos importantes, armário de arquivos onde são guardados todos os documentos referentes aos alunos, um computador com impressora, dois armários onde são guardados materiais didáticos. Esta sala é utilizada para o diretor resolver os acontecimentos do cotidiano escolar, como conversa com os pais, assinatura de documentos e também para resolver conflitos entre alunos.

           A escola contém uma sala, onde ficam os computadores (Sala de vídeo e Informática). No pátio, os alunos fazem a recreação e também aguardam seus professores para o inicio das aulas. Nesse espaço contém um bebedouro fixo.

            Na Cozinha utensílios são armazenados em armários, contém uma geladeira, um freezer e um fogão industrial e a dispensa encontra-se no mesmo ambiente. Os banheiros são divididos em ambiente feminino e masculino em cada um há dois assentos sanitários e um lavatório de mão, já no banheiro feminino possui um espelho grande.

           Na escola também há um espaço destinado à leitura, pesquisa, entre outros, a biblioteca, na qual é ampla, arejada e organizada.

           Um fato interessante e que deixa os alunos ansiosos, que há uma construção de uma quadra esportiva, porém não tem previsão de quando será o término para assim ter a inauguração da mesma.

  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

  1. Diário de Participação nº 1

        

  Escola:

        Data: 05/09/2017 (Terça-feira)

        Local:

        Hora de início/término: 7h30 às 11h30 (4 horas)

        Diretor:

        Estagiária:

           No primeiro dia de observação na instituição mencionada a cima ao chegar cumprimentou o porteiro, o mesmo me levou a direção, a qual me recebeu muito bem, assim, como no dia anterior quando me apresentei, e expliquei para o diretor quais seriam as atividades realizadas por mim naquela instituição de ensino, o mesmo ajudou-me, de antemão passou-me as coordenadas e algumas informações inerentes à unidade escolar.

          Logo em seguida, fui direcionada para conhecer as dependências da escola, como as salas de aula, biblioteca, cozinha, banheiros, etc.

         Fui conhecendo a rotina da escola, as aulas iniciam às 7h30 e terminam às 11h30. A partir de então fui conhecer como é o trabalho na secretaria, onde analisei alguma documentação, inclusive o Projeto Político-Pedagógico (PPP), no qual é um documento que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Nele estão reunidas as propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. O PPP visa formar cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir, além disso, define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

          Foi perceptível o quanto é de suma importância que o gestor escolar tenha a habilidade e competência em gerir uma escola, e foi o que pude concluir desse primeiro dia de observação.

  1. Diário de Participação nº 2

        

  Escola:

        Data: 06/09/2017 (Quarta-feira)

        Local:

        Hora de início/término: 7h30 às 11h30 (4 horas)

        Diretor:

        Estagiária:

           No segundo dia, conversei com o diretor da instituição, onde o mesmo falou de suas atribuições gestoras, nas quais são de preservar o patrimônio da escola, tratar bem os funcionários, corpo docente, corpo discente, enfim, a todos. Ele relatou sobre como funciona o planejamento pedagógico, no qual é voltado para um trabalho de ações dentro e fora do ambiente escolar.

           O trabalho da coordenação, ou seja, as maneiras que as aulas são planejadas junto ao corpo docente são baseadas em procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados de maneira a alcançar os objetivos esperados.

              Vale ressaltar, que o regimento escolar tem apresenta flexibilidade suficiente para permitir reformulações e adaptações para garantir a legalidade dos trabalhos escolares, juntamente com o Projeto Político Pedagógico. Apesar de que a escola ainda precisa passar por várias adaptações para agregar os alunos com necessidades especiais, mas a escola pretende criar juntos aos órgãos competentes as condições necessárias de permanência desses alunos, quebrando barreiras existentes, dando a oportunidade dos mesmos se sentirem a vontade no âmbito escolar. Os diagnósticos destes alunos são: Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Deficiência Física. O diretor ressaltou que a escola passou por umas pequenas adaptações para acolher essas crianças, como rampas e banheiros adaptados.

             Fiquei muito satisfeita com as colocações do gestor, isso mostra que o mesmo está engajado e não mede esforços para a melhoria cada vez mais da instituição.

  1. Diário de Participação nº 3

        

  Escola:

        Data: 07/09/2017 (Quinta-feira)

        Local:

        Hora de início/término: 7h30 às 09h30 (2 horas)

        Diretor:

        Estagiária:

             Não posso deixar de mencionar a respeito do Conselho Escolar da Escola Municipal Faustino Dias Lima, onde o seu regimento interno é elaborado, analisado, modificado e aprovado pelo plano administrativo anual. O Conselho garante mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, fazendo divulgações periodicamente e sistematicamente, informando como os recursos financeiros são usados pela escola.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com