TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  21/9/2020  •  Dissertação  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL

(Orientação e Práticas em Projetos na Educação Infantil)

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA LUCIMARA OMIZOLO – CENTRO EDUCACIONAL DE CONVIVÊNCIA INFANTIL PEQUENO PRÍNCIPE (CRECHE DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA)

Clariana Novaes Bevilacqua RA: 1872139 5º Semestre Polo Vinhedo/SP

No dia 18 de Setembro de 2020, realizei uma entrevista com a professora Lucimara Omizolo que atua na Educação Infantil há 20 anos. Fez magistério e formou-se em Pedagogia pela Universidade Paulista UNIP e atualmente leciona para “Fase II” (crianças de 2 a 3 anos). A entrevista cedida trata-se de Ensino remoto.

Ela relatou em sua entrevista que recebeu orientações da Secretaria de Educação e coordenação escolar, e as atividades foram elaboradas em conjunto com toda equipe, onde todos deram suas contribuições (inclusive as outras professoras) para revisão do planejamento anual que teve seus objetivos e conteúdos modificados em meio a Pandemia do novo Coronavírus, adaptando-se a essa nova realidade.

Quando questionada sobre como organiza a rotina de trabalho semanal, a professora salientou que as atividades são organizadas por tema, dentro das propostas do planejamento. Na rotina é desenvolvida uma atividade por dia, sendo as permanentes: história, música e brincadeiras. Disse também que não há projetos. Trabalham algumas datas comemorativas, atividades em folha e jogos entregues as famílias na portaria da escola. Todos os materiais foram entregues de uma só vez aos pais, inclusive os materiais enviados no início do ano letivo para que pudessem efetuar as atividades em casa. Por se tratar de escola Municipal, aqueles alunos que não haviam enviado material escolar no início do ano também receberam um kit para realização das atividades propostas.

Quanto aos materiais utilizados para planejar as atividades, a professora usa materiais disponíveis da escola, confeccionando jogos e atividades. Completa com pesquisas através da internet, e envia links de vídeos, e áudios e vídeos gravados por ela relacionado as propostas que são enviadas as famílias via aplicativo WhatsApp do grupo da sala.

O desenvolvimento das atividades se dá por meio virtual: computador e smartphone.

De acordo com a professora, as atividades realizadas pelos alunos são avaliadas através de vídeos, fotos e áudios enviados pelas famílias e através de conversas por telefone com elas. Os avanços e dificuldades são registrados em relatórios individuais e semanais dos alunos, além do caderno de registro.

A interação com as famílias dos alunos se dá através do grupo de WhatsApp, telefone e presencialmente na unidade escolar duas vezes por semana (se necessário, com agendamento prévio, e uso obrigatório de máscara).

Nesse período de Pandemia o trabalho docente é organizado com pesquisas de novas atividades e troca de ideias com a equipe escolar.

Quando questionada sobre os maiores desafios do trabalho nesse período de distanciamento social e alteração de sua atividade docente, a entrevistada respondeu que é a interação com os recursos tecnológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com