TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CARLA DA SILVA ORACIO LEOPOLDO – 2353462305

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO curricular obrigatório i: educação infantil.

Criciúma,

2020

CARLA DA SILVA ORACIO LEOPOLDO – 2353462305

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO curricular obrigatório i: educação infantil.

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil do curso de Pedagogia.

Criciúma,

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÂO        4

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

4 CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA        8

5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.        10

7 PLANOS DE AULA        11

8 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÂO

A escola de Educação Infantil é um local em que as crianças interagem socialmente, recebendo influências socioculturais para o desenvolvimento da aprendizagem. A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e expressão, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo o momento ajudando no favorecimento da interação social.

As crianças pequenas, na faixa etária de 4 a 5 anos, estão ampliando a sua oralidade e o domínio do seu corpo e participam ativamente das atividades, a fim de se conhecer e perceber a si mesmas. As atividades propostas são para promover situações que envolvam as crianças em histórias, que tenham significados e sentidos, que desenvolvam a sua imaginação, linguagens e criatividade.

Segundo a BNCC 2017, a criança tem direito de:

Construir sua identidade pessoal, social e cultural, construindo uma imagem de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeira e linguagens vivenciadas na instituição escolar em seu contexto familiar e comunitário. (BRASIL, 2016.p.36).

Por meios de atividades lúdicas, serão propostas dinâmicas que visem ampliar os conhecimentos das crianças nas diversas áreas, trabalhando com o projeto o tema animais e suas especificidades.

 

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto teve como objetivo examinar as obras de Vigotski, Leontiev e Elkonin, com foco no desenvolvimento infantil e a educação escolar na faixa etária de zero a seis anos de idade.

Ao ser analisada a literatura contemporânea sobre a educação infantil, constatou-se o ideário antiescolar, cuja negação do ato de ensinar é um dos seus pilares. Uma das primeiras questões levantadas é a educação das crianças pequenas que era vista como assistencialista ou como preparação para o ensino fundamental, e este ensino não tinha valor próprio.

A partir de 1990 cresceram os debates sobre a função do ensino das crianças pequenas e concluiu-se o propósito de cuidar e educar sem a finalidade do ensino como objetivo e inserindo as relações educativas dentro do convívio coletivo.

Para Vigotski não se pode usar como fator principal a biologia para explicar o desenvolvimento da criança, pois é a realidade social que é a verdadeira fonte do desenvolvimento. Leontiev e Elkonin concordam que é preciso levar em consideração a relação da criança com o meio social, e que a mesma é individual para cada situação.

Considerando a definição de cultura, segundo Vigotski, tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza; ele reconhece que o homem acaba transformando a sua própria conduta, e que o conhecimento desta conduta (como a atenção voluntária) é determinado por uma função psicológica superior exclusiva dos seres humanos. Esse domínio é dado pela significação (criação e emprego dos signos) sendo a linguagem o signo principal e sendo de grande importância no desenvolvimento psicológico.

Vigotski e Leontiev acreditam que as aptidões humanas são aprendidas pelas crianças após a introdução dos signos e a apropriação cultural, não sendo transmitidos biologicamente. A apropriação cultural é obtida com a mediação de outro indivíduo, sendo designada por Leontiev como Educação. Portanto o educador não deve se amparar na maturação espontânea e hereditariedade das funções psíquicas superiores e, sim, proporcionar condições oportunas para o desenvolvimento das crianças.

O ensino e a aprendizagem são assimilados como fonte de desenvolvimento, isso não requer que cada etapa corresponda à etapa do desenvolvimento, ou seja, não tem relação direta e linear.

A aprendizagem atua na Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) e com a ajuda dos outros em coletividade (educadores e crianças mais experientes) tornando assim o aprendizado possível no plano intrapsíquico, para futuramente realizar esse aprendizado sozinho e com autonomia passando para o plano intrapsíquico, como aquisição do desenvolvimento psíquico individual.

Em relação à imitação, Vigotski afirma ser uma potente forma de aprendizagem para o desenvolvimento, porém só fará sentido para a criança se ela for capaz de entender o que imita. Então nem tudo pode ser imitado pela criança, e no âmbito escolar Vigotski afirma que a aprendizagem se faz com base na imitação, onde a criança não faz o que aprendeu sozinha e sim o que aprendeu em colaboração ou orientação do educador/professor. Essa afirmação de Vigotski é de grande relevância na atualidade, pois essa ferramenta como prática pedagógica é vista como prejudicial ao desenvolvimento da autonomia e vem sendo refutada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com