TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.408 Palavras (18 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

.

[pic 9]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO ......................................................................................................06

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO......................................07

ATIVIDADE DESENVOLVIDA DURANTE O PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO  

E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES ............................................................................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................19

REFERENCIAS.......................................................................................................20

ANEXOS..................................................................................................................21

INTRODUÇÃO

      Realizou-se o estágio curricular em gestão escolar, etapa obrigatória para conclusão do curso de Pedagogia, na EEF Almirante Tamandaré, município de Guaramirim, bairro Centro/Santa Catarina, no período matutino. Inicialmente, apresentou-se a proposta de execução de estágio para a gestora da escola, realizou-se conversa e entrevista com a mesma para conhecer a estrutura da unidade de ensino e, na sequência, observou-se a rotina administrativa e pedagógica da ATP - assistente técnica pedagógica e gestora Zaira Moreira Ribeiro de Frein.

               Este momento de estágio foi imprescindível para conhecer a realidade da gestão educacional na unidade escolar de ensino fundamental, da rede estadual de Santa Catarina. Ressalta-se que criteriosamente seguiram-se as orientações do manual de estágio, oferecido pela Universidade Anhanguera e toda observação e roteiro de entrevista foi relacionado às perguntas pré-estipuladas que serviram como base para escrita deste artigo, com foco exclusivo nas atividades escolares de gestão.

        O estágio em gestão escolar é uma possibilidade de vivenciar os desafios impostos aos diretores de escola e sua equipe, por meio da rotina imprevisível que toma conta dos ambientes escolares (fora da sala de aula) diariamente, e que se confrontam com a realidade social de cada aluno e de cada comunidade inserida na unidade escolar.

O momento do estágio permite a aproximação do campo de atuação do profissional pedagogo nos espaços educativos formais, bem como, permite observar o trabalho do pedagogo na instituição escolhida, conhecer e observar os projetos de extensão desenvolvidos, acompanhar treinamentos e projetos em execução, participar de reuniões conselhos de classe ou reuniões de definição de ações educativas, acompanhar a dinâmica de recepção e encaminhamento dos alunos para as atividades educativas, tal qual, o relatório que segue.

Perceber-se-á, ao longo deste artigo a heterogeneidade dos espaços escolares, a imprevisibilidade com que se organiza o tempo e o planejamento da rotina escolar, dentre ouros desafios pertinentes à função do gestor escolar.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré situa-se na Rua 28 de Agosto, 1194, Centro, no Município de Guaramirim, Estado de Santa Catarina.

A Unidade Escolar atende alunos de diferentes localidades do município por localizar-se em área central e de privilegiado acesso. Os alunos pertencem em sua maioria aos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz, Imigrantes, Nova Esperança, Ilha da Figueira, Vila Freiras, Beira-Rio, Bananal do Sul, Loteamento Schmidt, do centro do município e, quando há vagas, atende aos alunos que não pertencem ao zoneamento.

Atualmente a Unidade Escolar possui 740 alunos, distribuídos em 26 turmas nos turnos matutino e vespertino. Os alunos desta unidade são atendidos pela sala multifuncional – SAED MISTO/DV e os alunos com laudos diagnosticados são acompanhados por outro professor em sala de aula que atua junto ao regente. Quanto aos professores, 80% são efetivos, habilitados e pós-graduados. A gestora da unidade escolar não participou da eleição para gestores escolares, visto que, a gestora eleita solicitou exoneração. Desta forma, a atual diretora foi indicada pelo Conselho Deliberativo Escolar.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO

DADOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Nome da Instituição de Ensino: EEF ALMIRANTE TAMANDARÉ

Razão social: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Município: CEP: 89270-000

Endereço: RUA 28 DE AGOSTO, 1194 – CENTRO / GUARAMIRIM.

Homepage na Internet: http://eefalmirantetamandare.blogspot.com.br/

Mantenedora da Instituição de Ensino:

(  ) Empresa, grupo empresarial do setor privado ou pessoa física.

(  ) Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações, cooperativas.

( ) Organização não governamental ou Instituições sem fins lucrativos – Terceiro Setor.

(  ) Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, outros)

Conveniada com o Poder:

( ) Federal ( X) Estadual ( ) Municipal

  1. Identificação e caracterização da Instituição de Ensino.

          A escolha do nome "Almirante Tamandaré" para a escola foi devido a um costume da época com o intuito de homenagear os grandes vultos da história do Brasil, dando seus nomes as obras públicas. Almirante Tamandaré, assim chamado Joaquim Marques Lisboa, foi homenageado devido a sua atuação como Almirante da Marinha Brasileira no período de 1864 a 1888.

A Instituição foi fundada em 21 de abril de 1941 com o nome de Grupo Escola Almirante Tamandaré. Contava na época com 297 alunos regularmente matriculados e distribuídos em oito turmas. Seu primeiro diretor foi o Senhor Nicolau Destri Napoleão. Em 1971 com o Decreto n°. SEE/80 de 25 de fevereiro de 1975, passou a chamar Escola Básica Almirante Tamandaré, atendendo alunos de 1ª a 8ª séries.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com