TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  16/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Barbosa Ferreira Souto

BELO HORIZONTE

1º SEMESTRE/ 2013

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado como requisito de avaliação do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA

Instituição: UMEI Timbiras

Período de estágio: 20 dias

Supervisora: Viviane Rodrigues da Silva

Professora Orientadora:

Ms. Clara Tatiana Dias Amaral

        

Simone Barbosa Ferreira Souto

BELO HORIZONTE

1º SEMESTRE/ 2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------

2 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

2.1 Caracterização da instituição ---------------------------------------------------- -------

2.2 Aspecto da administração da instituição ----------------------------------------------

3 - O COTIDIANO DA SALA DE AULA----------------------------------------------

3.1 Perfil da classe observada----------------------------------------------------------------  

3.2 Caracterização do(a) professor(a) observado(a)-------------------------------- ------

3.3 Interação na sala de aula-----------------------------------------------------------------  

3.4 Processo de ensino-aprendizagem------------------------------------------------ ------

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------

5 – PROJETO DE INTERVENÇÃO-----------------------------------------------------

1 INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado por Simone Barbosa Ferreira Souto, graduanda do 6º módulo, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA.

O trabalho foi realizado na Unidade de Ensino Infantil (UMEI) Timbiras, localizada na Rua Timbiras, nº 1697 no Bairro de Lourdes em Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, no período de 20 dias, seguindo o horário de 07h00 às 10h00, no turno da manhã, conforme combinado entre a supervisora do estágio na instituição e a estagiária. O objetivo principal desse estágio foi observar e analisar como é desenvolvido o trabalho pedagógico da professora observada com a turma.

 Como proposta do estagio curricular supervisionado III, foi aplicado um projeto na sala de aula de 6 horas, o tema escolhido foi “alimentação saudável – consumo e benefícios das frutas”, a partir desta temática foram desenvolvidas atividades com os educandos com o objetivo de apresentar variedades de frutas, como alimentos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento deles. Usou-se dos sentidos para conhecerem melhor estes alimentos, foi discutido qual a opinião de cada um sobre as frutas, trabalhou a oralidade ao apresentarem diante da turma quais frutas consumiam em casa, foi solicitado a participação da família enviando recortes de jornais e revistas destas frutas, e no final foi feito um suco com várias frutas pré-selecionadas pelos alunos.

Como futura professora este estagio me proporcionou a oportunidade de me deparar com situações do cotidiano de uma turma do ensino infantil, foi possível observar as medidas tomadas pela educadora diante de algum impasse e como espectadora pude analisar a postura da mesma, e refletir qual seria no meu ponto de vista, diante de tudo que aprendi na universidade qual seria a melhor medida a ser tomada. Aprendi o que fazer e o que não fazer, mas acima de tudo, vi que de fato as crianças precisam ser observadas e ouvidas antes de serem julgadas, pois isto evitará injustiças e pré conceitos.

2.1 Contextualização Da Escola

Conforme a Lei 8679/2003, dentro do Programa Primeira Escola, a prefeitura de Belo Horizonte criou a Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI), para crianças de 0 a 5 anos de idade. Até então o município não contava com escola infantil pública em horário integral. Hoje o município conta com ao todo 66 unidades. (Belo Horizonte Projeto Politico Pedagógico de 2012)

A UMEI Timbiras foi 56º unidade criada. Inaugurada dentro das comemorações dos 113 anos da capital, com capacidade de atendimento para 440 crianças e vinculada à Escola Municipal Marconi. Construída no antigo casarão do sec. XIX que foi tombado como patrimônio municipal, foi restaurado mantendo as características arquitetônicas originais preservadas e adaptado para sediar a nova UMEI. Porém, conforme as crianças foram ocupando os espaços, pode-se perceber que há uma necessidade de melhoria em questões de segurança e conforto para elas.

As vagas são concedidas através de inscrições seguidas de um sorteio dos inscritos. 70% das vagas são destinadas a população vulnerável (não apenas econômica, mas também psicologia), 10% para o entorno e os 20% restantes destina-se para qualquer inscrito. Porém, na unidade Timbiras, se encaixam no perfil de vulnerabilidade apenas 40% das crianças. São as que preenchem o horário integral, filhos de funcionários da região. Isto se deve pelo fato de se localizar em uma área nobre de Belo Horizonte. As vagas preenchidas formam um total de 137 crianças no turno da manhã, 137 no turno da tarde e 40 e horário integral.

Os sorteios são abertos para os pais inscritos. As crianças que completarem idade para ingressarem no ensino fundamental 1 serão automaticamente encaminhadas para a escola Municipal Marconi, onde esta UMEI é vinculada. De acordo com a vontade dos pais ou responsáveis.

Esta unidade localiza-se na Rua Timbiras, nº 1697, no Bairro de Lourdes em Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, em um ambiente arborizado e urbanizado, próximo a comércios e residências. O primeiro turno se inicia às 07:00 horas com término às 12:00 e o segundo turno de 12:30 às 17:00 horas. Nas proximidades observa-se pontos de táxi e ônibus. A área é cercada de vias com grande fluxo de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com