TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio - Educação Infantil

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

NOME: VANUSA DOS REIS DOS SANTOS

RA: 5322989132

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPINAS – SP

2014

NOME: VANUSA DOS REIS DOS SANTOS

RA: 5322989132

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

CAMPINAS – SP

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

3 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................11 3 – Observação que envolveu cuidados com o corpo das crianças..........................12

4 – Observação com foco na roda de história............................................................13

5 – Plano de Aula.......................................................................................................14

6 – Regência..............................................................................................................18

Considerações Finais..............................................................................................21

Referências Bibliográficas......................................................................................22

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagio: Vanusa dos Reis dos Santos

RA: 5322989132

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 17 / 03 / 2014  

Término do Estágio: 28 / 03 / 2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Associação Movimento Educacional

Endereço: Rua Marcelina Paschoal, nº 677, Jardim do Lago ll, Campinas SP.

Telefone: (19) 3265-5610

Responsável: Claudia Cristina Caldas Moraes

I – INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado, segundo a Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008 (Capítulo 3), é ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, sob supervisão, e tem como objetivo preparar os alunos para o trabalho produtivo.

O estágio tem como objetivo definido pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005 “...proporcionar ao estagiário uma reflexão contextualizada, conferindo-lhe condições para que se forme como autor da sua prática, por meio da vivência institucional, sistemática, intencional, norteada pelo Projeto Pedagógico da instituição formadora e da unidade de campo de estágio”, possibilita o aluno o estudo e a interpretação da realidade educacional.

Realizei o Estágio Supervisionado na Escola Nave Mãe Leonel de Moura Brizola, situada à rua Durvalina de Moura Ferrão, S/N, Jardim Marisa – CEP 13053-212 – Campinas – São Paulo, no período de 17 de março à 28 de março de 2014.

As atividades desenvolvidas neste relatório de Estágio Supervisionado – Educação Infantil foram organizadas da seguinte forma:  Observação e Interação na Escola; Entrevista com o responsável pelo ensino-aprendizagem na Escola; Observação que envolveu cuidados com o corpo; Observação com foco na roda de história; Planos de aulas; Regência; Considerações finais e Referências Bibliográficas.

As atividades possibilitaram a vivencia da realidade da instituição de ensino, onde realizei o Estágio Supervisionado.

II – DESENVOLVIMENTO

1- Observação e Interação com foco na rotina diária e na relação professor-aluno.

No dia 17 de março de 2014, na escola Nave Mãe Leonel de Moura Brizola, s/nº, Jardim Marisa, CEP: 13053-212, Campinas, São Paulo, Agrupamento ll B, sala da professora Gislaide e auxiliares de educação Vanusa e Ana, com 30 crianças no total, 12 meninas e 18 meninos, porém estavam presentes 22 crianças.

As crianças chegam até a escola e conduzidas até a sala de referência pelos pais ou responsáveis.

A rotina segue-se da seguinte forma: ao chegarem na sala é feito o acolhimento das crianças pela professora e auxiliares, elas são orientadas a sentarem em roda em cima do tapete emborrachado, até o último coleguinha chegar, inicia-se a roda de conversa com uma música de bem vindos, oração, músicas infantis variadas, há um momento de conversação onde a criança é ouvida e colhido os conhecimentos prévios das crianças e realiza-se os combinados do dia, após é o café da manhã, troca, atividade pedagógica dirigida na sala de referência (atividades ou brincadeiras que a professora julgar necessário), almoço e hora do sono, pois as crianças dessa faixa-etária ficam o dia todo na escola.

Havendo algum imprevisto ou necessidade da criança poderá ocorrer uma flexibilização na rotina.

- Observação com foco na aula.

Escola Nave Mãe Leonel de Moura Brizola – Educação Infantil, Agrupamento ll B, professora Gislaide, com 30 crianças no total. No dia 18 de março de 2014, estiveram presentes 15 crianças. As crianças tem entre 1 ano e meio à 3 anos de idade.

Observei que houve a retomada do conteúdo já trabalhado na aula anterior – Copa do Mundo.

Na roda de conversa a professora fez um levantamento prévio dos conhecimentos e vivências das crianças, com algumas perguntas: - Se elas conhecem o nome da bola da Copa do Mundo? -Se eles gostam de joga bola, com quem e onde? A professora fez um breve relato dizendo para as crianças que a Copa será realizada aqui no nosso país – Brasil e que a bola se chama Brazuca e o mascote se chama Fuleco. Ele é da família dos tatus bola que está ameaçado de extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com