TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado IV

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA

Rita de Cássia da Silva

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

WENCESLAU BRAZ/PR

2016

Rita de cássia da Silva

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Relatório apresentado à Disciplina Estágio Supervisionado IV, do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, para obtenção de aprovação.

Orientador: Prof. Doutor Geovane Braz

WENCESLAU BRAZ/PR

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA...........................................4

2.1 A INSTITUIÇÃO ESCOLAR...................................................................................4

2.2 A TURMA...............................................................................................................5

3 RELATO DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA.................................7

4 RELATO DA DOCÊNCIA.......................................................................................10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

ANEXOS....................................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades vivenciadas durante o estágio supervisionado IV que ocorreu na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de 14 a 25 de Novembro de 2016. O referido estágio foi realizado na Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos, situada no Sitio Chã da Divisão, no Município de Cerro Corá/RN uma escola pública que atende ao Ensino Fundamental I e II nos turnos Matutino e vespertino e no turno noturno oferece a educação de jovens e adultos, EJA.

O estágio tem como objetivo mostrar todas as etapas vivenciadas durante este período, o relatório apresentado traz em sua composição a descrição das observações e das experiências vivenciadas, possibilitando a estagiária uma reflexão sobre o papel do professor e da Escola na formação integral do aluno desde as séries inicias.

O estágio foi desenvolvido na turma da EJA com o apoio da professora Cícera Félix. A turma é composta por 21 estudantes sendo (15) quinze do sexo masculino e (06) seis do sexo feminino com faixa etária entre 30 e 60 anos. Todos são trabalhadores rurais que reside próximo a escola.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA

O ponto a seguir mostra através de uma entrevista que o projeto político pedagógico de (2016) foi realizado na referida gestão escolar e que ainda está em fase de andamento pois a caracterização da instituição escolar traz para o estágio os dados de identificação da turma onde foi realizado o estágio com um breve histórico, traçando um perfil dos alunos e destacando os aspectos cognitivos e sociais.

2.1 A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

A Escola Municipal Manoel Belmino Dos Santos está situada no Sitio Chã da Divisão SN Município de Cerro Corá, Microrregião da Serra de Santana, Mesorregião Central do estado do Rio Grande Do Norte. É uma escola da rede municipal de ensino, jurisdicionada a 9 diretoria regional de Educação do Rio Grande Do Norte.

A Prefeitura Municipal e a entidade Mantenedora desta escola que, de acordo com a lei de diretrizes de bases, oferece ensino de educação fundamental I e II de 1º ao 9º ano, oferecendo também a ensino na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA.

A Escola Municipal Manoel Belmino Dos Santos funciona nos 03 turnos e atualmente atende a ( ) alunos de acordo com o último censo escolar, a média de alunos por turma é entre 25 e 30 alunos, porém há algumas turmas com um número um pouco maior chegando até 35 alunos (estudantes).

A referida Escola recebe recursos do FNDE através do programa PDDE, PDE, mais educação, PNAE e tem parceria com o programa estadual Agricultura Familiar. Também são parceiras da escola o programa de irradiação das drogas – PROERD da policia militar e programa saúde na escola-PSE.

A Estrutura da escola é boa, pois e toda construída em alvenaria,

2.2 A TURMA

A turma do ensino fundamental é composta por 18 (dezoito) alunos sendo 05 (cinco) meninas e 13 (treze) meninos, em uma faixa-etária de 06 (seis) a 09 (nove) anos em fase pré silábico, silábico alfabético e alfabético. Os estudantes são vindos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com