TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Educação Infantil I (zero a três anos)

Por:   •  27/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CARACTERIZAÇÃO

A Instituição escolhida para a realização do estágio curricular obrigatório foi a CEI Antonieta Moreira dos Santos, que fica localizada na rua Manoel Gaya, número 67, bairro Barra do Rio, na cidade de Itajaí.

A Instituição funciona há 37 anos e pertence à rede Municipal de Ensino. A clientela  faz parte de uma comunidade considerada de classe Baixa Renda, atendendo a Educação Infantil com alunos na faixa etária entre 0 e 5 anos. O total de alunos matriculados, na Educação Infantil, no ano de 2019 (matutino e vespertino) é de 176 alunos.

Com relação aos aspectos físicos, a estrutura encontra-se em ótimas condições. Em suas dependências encontramos: 7 salas de aulas, 1 sala de professores, 1 sala de aula atividade 3 banheiros, 1 cozinha, 1 biblioteca, 2 parques, 1 secretária/direção e 1 refeitório.

O quadro docente da Instituição é composto por 28 profissionais da educação, sendo 11 professores graduados, 10 pós-graduados, 0 em processo de formação no curso de ......... Ao todo, trabalham 38 funcionários, incluindo secretária, diretora, coordenadora, merendeiras, zeladoras e vigilantes.

GESTÃO ESCOLAR

Qual a importância do PPP?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que norteia as ações da Instituição de Ensino que todos da escola elaboram para denominar sua história, espaços físicos, contexto didático, etc. É com o mesmo documento que pode buscar suas metas e alcança-las.

RELATO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE 

As atividades no ambiente escolar foram observadas na turma Berçário I, no período de 26 de março a 27 de março de 2019, conforme relatado abaixo:

1º dia

Atividades realizadas: A professora iniciou sua aula com uma música infantil, ela utilizou uma luva decorada com a mamãe patinho e seus cinco filhotinhos, a professora sentou no chão e fez um circulo com os bebês ela cantou a música “Os Cinco Patinhos”. Todos os bebês adoraram a música e principalmente a luva, com isso foi tudo muito satisfatório. Foi realizada também uma atividade com bolas grandes, para isso foi colocado cada bebê, um a um em cima da bola e a professora balançava exercitando os movimentos de equilíbrio. Foi percebido que a atividade a maioria adorou e alguns tiveram um pouco de medo.

 Recursos utilizados: Luva preta; Eva; cola-quente e a música “Os Cinco Patinhos” e bolas grandes azul e roxa.

2° dia

Atividades realizadas: Nesse dia a professora colocou uma fita de uma ponta a outra na sala de aula e pendurou várias bolinhas coloridas, com texturas diferentes e barulhos variados. Os bebês ficarem muito felizes e trabalharam muito o equilíbrio onde queriam ficar de pé.

Recursos utilizados: Fita, bolinhas diversas.

As atividades no ambiente escolar foram observadas na turma Maternal II, no período de 28 de março a 29 de março de 2019, conforme relatado abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (265.5 Kb)   docx (446.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com