TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio de Educação Infantil

Por:   •  1/10/2018  •  Monografia  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. Dados do (a) aluno (a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Ana Regina de Paula

RGM

16444035

Curso

 Pedagogia

Instituição

EMEI MÁRIO CAMPAGNER

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

O estágio curricular, obrigatório

  1. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente na escola EMEI Mário Campagner, localizada na Praça Flamboyant, 131 – Jardim das Indústrias – CEP 12241-210, pertencente à rede pública de Ensino da cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Está vinculada à Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

A mencionada escola atende as seguintes etapas de ensino de 03 a 06 anos, a oferecendo o infantil II, o Pré I e o Pré II. Sendo encaminhadas após essa etapa para o ensino fundamental.

A escola dispõe de uma infraestrutura para até 457 alunos distribuídos em dois períodos, sendo 8 salas de aulas no período matutino e 8 salas de aulas no período vespertino. De suas dependências podemos contar ainda com 42 funcionários uma sala de diretoria, uma sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma Sala Interativa que promove as aulas diversificadas a sala de Music Musicalização,  uma cozinha, um refeitório aberto,  um banheiro social masculino e um feminino que atende ao público, secretaria e diretoria, um banheiro feminino e um masculino para alunos e um banheiro para os (as) professor (as), uma sala de secretaria, uma dispensa e um almoxarifado.

O prédio fica localizado na zona oeste da cidade, considerado um bairro de classe média alta, a escola mantém através de terceirização a merenda escolar para os alunos, mantem também água filtrada, redes de água, esgoto e energia da rede pública, lixo comum e reciclável destinados à coleta periódica, acesso à internet e banda larga.

O estabelecimento conta ainda com computadores administrativos, TV, DVD, impressora, aparelhos de som e portáteis, projetor de multimídia (Datashow) projetor interativo, câmera fotográfica e filmadora.

  1. Observação, Análise e Diagnóstico da Realidade Escolar

  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas do Infantil II ao Pré II. Foram acompanhadas três professoras.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Sônia

Infantil II

Pedagogia

Gilda

Pré I

Pedagogia e Geografia

Silvia

Pré II

Pedagogia

Você deve observar os dados de acordo com seu curso, carga horária e o estágio que realizou. Pode também utilizar um nome fictício para identificar os professores.

Professora Sônia – Sala de Infantil II - Atendem crianças de 3 e 4 anos, é uma sala mista sendo que a maior parte dos alunos são meninas, são falantes e bem agitados, curiosos, mas não choram muito a sala atende a trigêmeos que a princípio irão frequentar a mesma sala para melhor integração com os amigos e com a escola, porém para o próximo ano já se cogita a possibilidade de separá-los cada um em uma sala, para terem experiências diferentes e compartilha-las entre si, juntamente com a família.

Rotina da Sala:

ATIVIDADE

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

12h45–13h25

Brincadeiras nos cantinhos da sala

  1. A prática pedagógica do (s) professor (es)

Neste item você deve descrever algumas práticas pedagógicas utilizadas nas aulas e as vivências com os alunos. Para isto, você deverá informar algumas destas práticas, ressaltando as que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas, para cada professor que acompanhou no estágio.

Nas observações do estágio é importante estar atento para as relações-professor aluno; o conteúdo programático voltado para a disciplina; o trabalho com os temas transversais, os comportamentos e dificuldades dos alunos e especialmente a prática pedagógica do professor acompanhado.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações:

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora Paula – 2º ano

No que diz respeito à prática pedagógica desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica .......

No que diz respeito às aulas e ao professor, de um modo geral, as observações que destaco são .......

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Neste item você deve refletir sobre a prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, baseando-se nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, nas disciplinas de seu curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com