TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio educação infantil

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - 6º SEMESTRE

TAÍS SOARES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Suzano

2016

TAÍS SOARES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Tatiane Aparecida Moitinho

Tutor de sala: Valdete Barcelos

Suzano

2016

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina..........................................................................................................05,06

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto.................................................................................07,08

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção...................................................................09,10,11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        13

MOSTRA DE ESTÁGIO        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

O estágio oferece a possibilidade de observar em prática toda teoria vista em sala de aula, onde nos possibilita obter experiências e contribuir para a nossa formação como futuros professores.

Realizei o estágio na escola de Educação Infantil Suzaninho, situada na Rua Caramuru, 151-155 – Bairro: Cidade Edson, Suzano SP.

As crianças atendidas são da faixa etária de 6 meses a 5 anos.

Durante esse período na escola pude observar o dia a dia dos alunos, os professores na sua rotina de aula, os pais na entrada, o processo de ensino, a prática e a aprendizagem na Educação Infantil.

O estágio proporcionou desenvolver na aula habilidades como brincar, aprender, ouvir e compreender as necessidades do aluno para ser um futuro educador preparado para a referida etapa da educação, e a desenvolver a pratica de ensinar de forma a conseguir um resultado desejável com seus alunos.

A escola é a nova estrutura do conhecimento e o saber da aprendizagem em sala de aula, respeitando a realidade do aluno.

Pude observar em sala de aula e aprender o que dá certo na prática, refletir a cerca das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado da Educação Infantil.

O espaço físico da escola tem uma estrutura muito boa, isso ajuda muito no planejamento das aulas, a organização o espaço e o ambiente na sala, e a equipe andando e falando a mesma linguagem de ensino.

Os profissionais são excelentes, desde a diretora até os funcionários responsáveis pela organização e limpeza da escola, todos tem compromisso com as crianças e sempre se preocupam em dar a devida atenção para os pais dos mesmos.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Estágio realizado na escola de Educação Infantil Suzaninho

Sendo uma escola particular na cidade de Suzano

Instituição de Educação Infantil

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O presente estágio na Educação Infantil tem como objetivo, fazer uma reflexão das vivencias dentro do cotidiano e dos bastidores da Educação Infantil, propondo assim uma reconstrução e melhoria do ensino em questão a preparação do profissional e da unidade escolar.

Ajuda os futuros profissionais a ter uma visão mais ampla dos metodos de ensino que realmente possam ter resultados significativos, vemos que a pratica muitas vezes é diferente da teoria, então essa vivencia tem um peso muito grande na preparação e competencia do profissional, pois é nesta vivencia que se entende que cada aluno é diferente e tem sua velocidade de aprendizagem e cada local precisa ter um metodo de ensino condizente com o ambiente.


Segundo Paulo Freire (1996), "é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática." 

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A EEI Suzaninho está localizada na rua Caramuru,151/155 no bairro Cidade Edson no municipio de Suzano, sendo os alunos oriundos deste bairro e de regiões vizinhas, os alunos proem de familias de classe média.

A escola tem como objetivo dar uma oportunidade para as crianças construir sua identidade pessoal e coletiva, descubra suas potencialidades, contemple principioes eticos, politicos e esteticos, oferecendo condiçoes e recursos para que a criança perceba-se como integrante de uma sociedade e que isso lhe gratante direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com